Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura implanta tempo integral em mais 5 escolas da rede municipal

escola integral 1

“Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.” Inspiradas pelo legado do patrono da educação brasileira, o educador e filósofo pernambucano Paulo Freire, aproximadamente 250 pessoas, dentre elas vereadores, membros da comunidade escolar e o prefeito Angelo Perugini, participaram, nesta quinta-feira (19/10), da cerimônia de lançamento do programa “Escola de Tempo Integral”, realizada pela Prefeitura de Hortolândia, na quadra da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Armelinda Espúrio da Silva, no bairro Chácaras Fazenda do Coelho.

O programa busca oferecer a alunos do Ensino Fundamental a oportunidade de participar de atividades culturais, esportivas, artísticas, de lazer e cidadania, no horário oposto ao do ensino regular, desenvolvendo-se em diferentes dimensões. “Este é o dia mais importante do nosso governo. Vamos construir pontes, viadutos, colocar asfalto, ônibus, mas não há nada mais importante do que investir em educação. As crianças podem ser o motor da paz. Precisamos nos perguntar: que mundo estamos construindo para nossos filhos e netos?”, indagou Perugini. “No futuro, vamos colher os frutos do que plantamos agora, neste projeto que foi feito tecnicamente, mas também com muito amor. Vocês, pais, também são promotores deste projeto. Aqui, as crianças encontram professores mais amorosos e vão comer na escola quatro vezes por dia. Conto com todos vocês, pais, mães, professores e alunos, para fiscalizar a nova merenda, para que esteja sempre melhor”, pediu o prefeito. A nova merenda escolar foi implantada no início deste mês.

Anuncio

Segundo o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes, “a Escola de Tempo Integral é uma política pública de empoderamento social, que permite ao aluno entender o conceito totalizante de cidadania. Não se trata apenas de deixar a criança o dia todo na escola e tirá-la da rua, mas de trazer a rua para dentro da escola, para que os conteúdos regulares venham junto com atividades integradas e lúdicas. Vocês, pais, podem participar ativamente da Escola de Tempo Integral, seja tocando violão, seja propondo manifestações da cultura local ou de outras regiões. A escola tem que ser viva e presente”, destaca Moraes. Para ele, o principal eixo do programa é o protagonismo juvenil. “Teremos uma ampliação do conceito de educação formal. O objetivo é que este aluno aprenda a ser, a ter e a conviver”, explica o secretário.

Durante a cerimônia, estudantes da Emef Armelinda fizeram apresentações culturais: os de 2° e 4° anos encenaram um Jogral, a partir de um texto de Paulo Freire, orientados pelas professoras Michele Viana e Ana Lúcia da Conceição Pereira, e os de 4° e 5° anos, dançaram Hip Hop, acompanhados pelo Prof. Márcio José da Silva Jr.

Advertisement

 Escola de tempo integral

A partir desta semana, mais cinco escolas municipais passaram a adotar parcialmente o regime, oferecendo a 500 alunos, 100 em cada unidade, atividades lúdicas e formativas. Além da Emef Armelinda, tornaram-se “Escolas de Tempo Integral”, neste semestre, as Emefs Profª. Maria Célia Cabral Amaral e D. Ana José Bodini Januário (Jd. Amanda), Profª. Lilian Cristiane M. de Araújo (Jd. Estefânia) e Jd. Primavera. Lá, os estudantes terão cinco estações de vivência: Acompanhamento pedagógico em Português e Matemática (Orientação de Estudos); Linguagens Artísticas (música, teatro e dança); Corpo e Movimento (práticas pré desportivas); Língua Estrangeira (inglês); e Protagonismo Social (Conviver Bem; Bullying e Cyberbullying; Trânsito Amigo; Os perigos do videogame e celular; Pipa, sim, Cerol, não!).

Com a ampliação do programa na rede municipal, ao todo, 2.050 alunos aumentaram o tempo de permanência na escola, participando de atividades que proporcionam desenvolvimento integral (físico, intelectual, social, emocional e simbólico). A primeira a adotar o tempo integral, em 2011, foi a Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Jd. Interlagos. Depois, outras três unidades também foram contempladas: as Emefs Dayla Cristina Souza De Amorim (Jd. Santiago),  Profª. Patrícia Maria Capelato Basso (Jd. São Sebastião) e Viva Mais (Jd. Santa Clara do Lago).

As nove escolas terão o programa “Escola de Tempo Integral” ampliado gradativamente. Nesta primeira etapa, nem todos os alunos vão ficar em tempo integral. “A seleção dos alunos se dá por critérios de vulnerabilidade social. Em 2018, duas escolas terão 100% dos alunos em tempo integral. Além disso, o programa será ampliado para mais cinco escolas no próximo ano, totalizando 14 unidades”, afirma Moraes. A meta da Prefeitura é que, em 2020, todas as 28 Emefs desenvolvam o programa, um benefício para 4.210 alunos.

Advertisement

Para Renata Padovani da Cruz, diretora da Emef Armelinda, a Escola de tempo Integral acrescenta muito na formação da criança e facilita o dia a dia das mães. “A partir do momento que estão aqui, o dia todo, em uma escola que já conhecem e confiam, as mães ficam mais tranquilas. As crianças sentem-se mais acolhidas, porque já estão adaptadas ao espaço. Estou muito feliz em participar desta nova etapa da educação no nosso município”, diz a diretora.

“Todos os dias tem uma interatividade pra eles. Então, não fica aquela escola, como se diz, ‘chata’. Não tem como ser ‘chata’, porque tem muita coisa para interagir aqui dentro”, afirma Paula Modesto, mãe do aluno Lucas, do 5° ano, na Emef Armelinda. “Foi uma coisa que caiu do céu, dada por deus, porque é muito cansativo, todos os dias, ao meio-dia, com o sol muito quente [trazer meus filhos]. Eu não tenho condição de pagar perua. [Agora], de manhã cedo, eu acordo, acordo eles e trago pro projeto. É ótimo. Depois vou trabalhar e volto”, afirma Vanusa do nascimento, faxineira e mãe dos alunos Thiago e Vanielly.

Confira as escolas participantes do programa Escola de Tempo Integral

1. Emef Armelinda Espúrio da Silva – Chácaras Fazenda do Coelho

Advertisement

2. Emef Profª. Maria Célia Cabral Amaral – Jd. Amanda

3. Emef Dona Ana José Bodini Januário – Jd. Amanda

4. Emef Jd. Primavera

5. Emef Profª. Lilian Cristiane M. de Araújo – Jd. Estefânia

Advertisement

6. Emeb Jd. Interlagos

7. Emef Dayla Cristina Souza De Amorim – Jd. Santiago

8. Emef Profª. Patrícia Maria Capelato Basso – Jd. São Sebastião

9. Emef Viva Mais – Jd. Santa Clara

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

Modernização no Campo do Rosolém

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência para toda a área.

Na noite de ontem (23), o prefeito Zezé Gomes esteve pessoalmente no local para vistoriar a conclusão dos trabalhos. Ele comentou ainda o seguinte:

Anuncio

Realizamos o teste da nova iluminação após a troca das lâmpadas e a realocação das torres para trás da arquibancada, melhorando a visibilidade dos torcedores, no Campo do Rosolém. O espaço está bonito e agradável para receber os jogos de futebol da nossa cidade. O gramado também foi renovado, assim como a área externa ao redor da praça esportiva. O trabalho não para por aqui. Até um brinquedão para as crianças será instalado. O campo recebeu ampliação da arquibancada, enfim, tudo pronto para a nossa temporada de competições. Continuamos fortalecendo o esporte e contribuindo com a melhoria das estruturas esportivas de Hortolândia“.

Mais detalhes sobre a Modernização no Campo do Rosolém

Essas melhorias não apenas beneficiam os praticantes e admiradores do futebol amador, mas também reforçam o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento do esporte local e com o bem-estar da comunidade.

Advertisement

Com uma estrutura revitalizada e mais funcional, o Campo do Rosolém está preparado para receber emocionantes partidas e eventos esportivos, proporcionando momentos de lazer e integração para todos os moradores de Hortolândia.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Parque Linear do Perón

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do Parque Linear do Perón, localizado na altura da Avenida Antônio da Costa Santos, entre a Rua Cachoeira Paulista e a Rua Um, na região do Parque Perón.

A previsão é que o novo equipamento público seja entregue à população ainda no primeiro semestre deste ano, coincidindo com as comemorações do aniversário de 33 anos de Hortolândia.

Anuncio

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o futuro parque terá aproximadamente 14 mil metros quadrados e contará com playground, quiosques, academia ao ar livre e pista de caminhada conectada ao Corredor Metropolitano.

No entanto, um dos aspectos mais significativos da obra envolve questões históricas e ambientais: a preservação da nascente do Ribeirão Jacuba. Este curso d’água é intrinsecamente ligado às origens do município, às lutas pela emancipação e é considerado o principal curso d’água da cidade.

Advertisement

A nascente do Jacuba, que emerge no Perón, atravessa diversos bairros, como Jd. Santa Emília e Vila Inema, e passa pelo Parque Socioambiental Remanso das Águas, cortando o município até encontrar o Ribeirão Quilombo, já em Sumaré, conforme informações da Secretaria de Meio Ambiente.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Saiba quais UBSs realizarão vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

vacinação contra Dengue

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Amanda I, Campos Verdes e Rosolém. Segundo a Secretaria de Saúde, serão distribuídas senhas até às 16h.

A vacinação é direcionada exclusivamente para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Para receber a dose, é necessário apresentar algum documento com foto e o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas).

Detalhes sobre a vacinação contra Dengue em Hortolândia

Anuncio

Hortolândia já recebeu 4.298 doses da vacina do governo do Estado, imunizando até o momento 411 pessoas. A expectativa da Secretaria de Saúde é ampliar esse número com a vacinação deste sábado.

Além da vacina contra a Dengue, também será realizada a imunização contra a gripe, porém exclusivamente para os públicos-prioritários da campanha deste ano.

Advertisement

Ana Paula Fernandes, coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, destaca a importância da vacinação e ressalta que o número de pessoas imunizadas até agora está dentro das expectativas.

Conforme as diretrizes do Ministério da Saúde, a vacinação contra a Dengue consiste em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Cada UBS contará com três salas para vacinação contra a Dengue e uma sala para vacinação contra a gripe.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

campeonato de boxe melhor idade campeonato de boxe melhor idade
Esportes2 horas ago

Melhor idade de Hortolândia competem em campeonato de Boxe

Luvas, protetor bucal, capacete e coletes de proteção são alguns dos equipamentos que os idosos de Hortolândia usarão no 1º...

Modernização no Campo do Rosolém Modernização no Campo do Rosolém
Nossa Cidade5 horas ago

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência...

Parque Linear do Perón Parque Linear do Perón
Nossa Cidade7 horas ago

Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do...

vacinação contra Dengue vacinação contra Dengue
Nossa Cidade8 horas ago

Saiba quais UBSs realizarão vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de...

trem intercidades trem intercidades
Nossa Região8 horas ago

Trem Intercidades, que passaria pela RMC, tem assinatura do contrato suspensa

O Trem Intercidades, projeto que ligaria Campinas a São Paulo, teve sua assinatura de contrato de concessão suspensa, temporariamente, pela...

Jardim Nossa Senhora Auxiliadora Jardim Nossa Senhora Auxiliadora
Policial13 horas ago

Operação policial no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora apreende drogas e leva menor de idade para a delegacia

Na manhã da última segunda-feira (22), uma operação policial foi realizada no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, em Hortolândia, para coibir...

Jd. Santa Emília Jd. Santa Emília
Policial13 horas ago

Suspeito de tráfico de drogas tenta fugir da polícia, mas é detido no Jd. Santa Emília, em Hortolândia

Na madrugada de hoje (24), uma equipe policial seguia em patrulhamento pelo bairro Jd. Santa Emília, em Hortolândia, quando avistaram...

Advertisement
cinema

Populares