25 de junho de 2024
Nossa Cidade

Prefeitura implanta feira de empreendedores de artesanato para ajudar na retomada econômica pós-pandemia

A Prefeitura de Hortolândia implementa ações para estimular a retomada econômica do município no pós-pandemia. Uma das ações que já está em andamento é a “Feira Empreendedora”. O projeto auxilia empreendedores do segmento de artesanato na realização de feiras em diferentes regiões da cidade. O primeiro bairro a receber a ação é o Jardim São Sebastião, onde a feira começou neste mês, com duas edições já realizadas.

De acordo com o secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, João Pereira da Silva, o objetivo é desenvolver a economia local em diferentes regiões da cidade. Para viabilizar a feira, Silva destaca que a Prefeitura oferece suporte aos empreendedores na autorização e liberação da via pública onde a feira será realizada, mediante análise das Secretarias de Mobilidade Urbana e de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica.

A feira na região do Jardim São Sebastião conta com a participação de cerca de 90 empreendedores que atuam com a confecção de produtos artesanais como tapetes, calçados, alimentos, entre outros. A feira é quinzenal e acontece, das 8h30 às 13h30, na Estrada Municipal Geraldo Costa Camargo. A próxima edição será no dia 8 de agosto. Esta iniciativa é diferente da feira livre, que acontece semanalmente, no mesmo local.

“Esse projeto é inovador e importante neste momento difícil em razão da pandemia no qual muitas pessoas tiveram perda de renda. De acordo com uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o empreendedorismo é uma atividade que cresceu muito durante a pandemia. Com esse projeto, a Prefeitura ajuda na retomada econômica em âmbito local, beneficiando famílias afetadas pela pandemia. Já para os consumidores, a feira tem o atrativo de oferecer grande variedade de produtos”, destaca Silva. 

A ideia, conforme o secretário adjunto, é ampliar o projeto para outras regiões do município. O projeto prevê ainda, numa etapa posterior, ações da Prefeitura em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para conscientizar os empreendedores sobre a importância de formalizarem seus negócios. Outra meta, ainda de acordo com o secretário adjunto João Pereira da Silva, é realizar a feira em locais com grande visibilidade e circulação de pessoas e fazer com que se torne um evento tradicional no calendário do município.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98