Nossa Cidade

Prefeitura faz parcerias para intensificar cirurgias de catarata

Desde o início deste ano, a Prefeitura de Hortolândia intensifica a oferta de cirurgias de catarata para os pacientes que já tem pedido médico para a intervenção. A ação acontece em parceria com instituições como o Hospital Samaritano, o Hospital de Barueri e o Hospital Ouro Verde. As cirurgias já começaram a ser realizadas e, toda semana, 50 pacientes são enviados para realizar a operação, que garante maior acuidade visual e mais qualidade de vida aos idosos. De acordo com a Secretaria de Saúde, há cerca de mil pacientes na cidade que aguardam por cirurgias de catarata. A estimativa é que em cinco meses toda a demanda seja atendida.

Uma das pacientes que já fizeram a cirurgia é a dona de casa Rosária Valero, de 66 anos, Moradora da região do Jd. Santa Clara, ela foi chamada para ser atendida pelo Hospital de Barueri, onde fez o procedimento na semana passada. “Só tenho que agradecer à Deus por ter feito esta cirurgia, que me proporcionou voltar a enxergar. Na semana que vem, tenho retorno de pós-operatório, mas já percebo que minha visão está muito boa”, disse.

Anuncio


A secretária de Saúde, Mary Guiomar Almeida Rocha enfatiza que as parcerias realizadas com os hospitais beneficiarão toda a demanda de pacientes. “Vamos conseguir solucionar a situação destas pessoas, que estão ansiosas para poder enxergar bem novamente”, afirmou.

CATARATA

A catarata é um turvamento progressivo do cristalino (lente natural do olho), que interfere na absorção da luz que chega à retina, provocando diminuição da visão. Não existem medicamentos que possam reverter a catarata, sendo que a melhor solução é a cirurgia.

A principal causa da catarata é o processo natural de envelhecimento do olho. A estimativa da OMS (Organização Mundial da Saúde) é de que mais da metade das pessoas  acima dos 65 anos têm catarata. No Brasil, são 120 mil novos casos ao ano.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo