Nossa Cidade

Prefeitura fará plantio no Pq. Lago da Fé para celebrar Dia da Árvore

Em comemoração ao “Dia da Árvore” (21/09), a Prefeitura de Hortolândia promove, nesta sexta-feira (20/09), plantio de mudas no entorno do Parque Socioambiental Lago da Fé. O plantio começa às 9h, na Rua Guaxupé, s/n, no Jardim Santa Fé. A ação da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável integra o PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) e tem a parceria da indústria de tecnologia da vedação Freudenberg e da Elus Gestão Socioambiental.

A data é importante no calendário ambiental, pois anuncia o início da Primavera no hemisfério Sul. Símbolo da natureza, a árvore é importante patrimônio natural de uma cidade e de um país. Nativas ou exóticas, frutíferas ou não, as árvores são imprescindíveis para a vida das demais espécies na Terra, pois aumentam a umidade do ar, produzem oxigênio por meio da fotossíntese, evitam erosões, reduzem a temperatura e fornecem sombra e abrigo para várias espécies animais, como pássaros. 

Anuncio


Plantio

Nesta ação, serão plantadas mudas de Ipês amarelos e roxos, Jequitibás, Jatobás, Pau Ferro, Pau Mulato, Sangra D’água, Cabreúva e Sibipiruna. Desde a inauguração do Parque, em setembro de 2018, a Prefeitura realiza, periodicamente, plantios no entorno do Lago da Fé. A meta do governo Angelo Perugini é plantar 100 mil mudas de árvores até 2020. Até agora, já foram plantadas pela cidade 66 mil novas mudas. 

O Parque Lago da Fé é a maior área de lazer da cidade, com 180 mil m2, incluindo duas lagoas de contenção de enchentes. O espaço conta com iluminação em LED, pista de caminhada e travessia para pedestres, bem como LEV (Local de Entrega Voluntária de Resíduos Recicláveis). As duas lagoas de contenção são unidas por um extravasor de água, espécie de escadaria que serve para amortecer a velocidade da enxurrada nos dias de chuva forte. Este sistema evita enchentes na região central da cidade.

Numa segunda fase, o parque receberá investimentos em equipamentos públicos de lazer, como parquinho para crianças e academia ao ar livre, além de uma ponte para travessia de veículos.

PIC

A arborização de Hortolândia é uma ação do PIC, programa que prevê mais de 100 intervenções e serviços que promoverão o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As ações do PIC são realizadas por meio de parcerias da Prefeitura com a iniciativa privada, governos estadual e federal.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo