16 de julho de 2024
Nossa Cidade

Prefeitura entrega mais uma academia para pessoa com deficiência

Equipamentos foram instalados no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jardim Nossa Senhora de Fátima; Lagoa do Jd. Amanda e Pq. Remanso das Águas também contam com equipamentos semelhantes

O Parque Irmã Dorothy Stang oferece mais um atrativo à comunidade. É a academia adaptada ao ar livre para pessoa com deficiência, com equipamentos que permitem aos cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida exercitarem os membros superiores, entregue pela Prefeitura de Hortolândia, nesta sexta-feira (02/12).

A ação faz parte da 7ª Virada Inclusiva, em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado neste sábado (03/12). A iniciativa da Administração de incentivar atividades físicas para pessoas com deficiência, demonstra a atenção do atual governo em políticas inclusivas. Com esta, sobe para três o número de academias para pessoa com deficiência, instaladas na cidade. As outras duas ficam na área de lazer ao redor da lagoa do jardim Amanda, no espaço que foi revitalizado e transformado em Parque Ambiental. No ano passado, foi instalada no Parque Remanso das Águas, que já contava com academia ao ar livre, quadras poliesportivas, pista de caminhada e ciclismo e quadras de bocha.

O Parque Irmã Dorothy Stang também conta com academia ao ar livre para idosos, pista de caminhada, orquidário, recanto das tartarugas, observação de nascente e ginásio poliesportivo.

“Estes aparelhos são muito significativos para nós, pois trabalham a musculatura que utilizamos para deslocar a cadeira de rodas. Além de fortalecer nossos músculos, é muito importante para a nossa saúde”, afirmou o professor de Educação Física, Ricardo Fragnan.

A chefe do setor de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência, Elaine Gombrade,  disse que as pessoas que utilizam os espaços tiveram uma melhora muito importante na saúde e na locomoção. “Ao utilizar os parques, elas interagem com mais pessoas e praticam atividade física. A qualidade de vida delas com certeza melhora muito”, declarou Elaine.

De acordo com o gerente de Recreação, Geraldo Mariano, as academias ao ar livre e para deficientes são muito importantes para o desenvolvimento físico e social. “Hoje nós temos 51 academias ao ar livre em diversos bairros e, agora, três para deficientes. Todas são muito utilizadas pela população como uma forma de praticar atividade física. Com certeza elas mudaram muito a vida dessas pessoas”, afirmou o gerente.

Passeio Ciclístico

Neste sábado (03/12), a Associação de Moradores do São Sebastião realizou o 1º Passeio Ciclístico de Inclusão Social. A ação será às 8h, na Rua Pastor Ernesto Roth, 705, e percorrerá as ruas do bairro com três bicicletas comuns e adaptadas, que será utilizada para levarem pessoas com deficiência visual.

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98