Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura e Sabesp fazem parceria para incentivar economia de água

Publicado

em

Campanha rendeu desconto de 30% para 98,8 mil clientes

 regsitro-agua

A Prefeitura de Hortolândia acompanha, junto à Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do estado de São Paulo), os níveis de abastecimento na cidade. Apesar de a situação em Hortolândia estar sob controle, a Administração Municipal se preocupa em conscientizar a população sobre a necessidade de economizar água.

O resultado da economia de água nas residências protege o meio ambiente, mas também faz bem para o bolso. Há sete meses, a Sabesp implantou um programa de incentivo econômico à redução no consumo de água, com a adesão de 152 mil clientes. Do total de pontos de consumo de água que aderiram ao programa, 65% conseguiram atingir a faixa de consumo que garante bônus de 30% na tarifa de água.

Este resultado foi possível graças a folhetos explicativos entregues junto com a conta de água, orientando os moradores sobre os benefícios da economia de água. Além disso, as escolas municipais trabalham temas ligados à educação ambiental junto das crianças, com o objetivo de formar cidadãos com consciência ambiental.

Para conquistar o bônus, bastava que o consumo mensal ficasse, pelo menos, 20% abaixo da média de consumo registrada entre os últimos 12 meses. Por exemplo, consumidores que utilizaram uma média de 20 metros cúbicos de água por mês, entre fevereiro de 2014 e janeiro de 2015, deveriam consumir no máximo 16 metros cúbicos de água no último mês para garantir o desconto de 30% na tarifa. Uma conta de R$ 50 cairia para R$ 35.

Para aqueles que reduziram o consumo, mas não atingiram a marca de 20% de economia de água, a Sabesp não aplica multa por volume excedente, válida desde janeiro. A taxa é de 40% sobre o valor da tarifa para quem exceder até 20% a média do consumo ou 100% sobre o valor da tarifa para quem exceder 20% da média.

Abastecimento

Na última semana, o prefeito Antonio Meira e o secretário de Obras, Ronaldo Alves dos Reis, visitaram a ETA (Estação de Tratamento de Água) Boa Esperança, para avaliar a vazão de água que chega à cidade. O gerente de divisão da Sabesp, Alinar Silva Lima, e o técnico químico da companhia, Maurício de Miranda Martins Pereira, acompanharam a visita.

A água que abastece Hortolândia vem do Rio Jaguari. A água bruta é tratada na ETA, num volume de 800 litros por segundo. Com 14 reservatórios, em diversos pontos da cidade, Hortolândia tem capacidade de reserva de 24.710 metros cúbicos. “Estamos preocupados com a situação, mesmo que em Hortolândia o abastecimento esteja normalizado. Precisamos garantir que em caso de desabastecimento, tenhamos maior capacidade de reserva”, ponderou o prefeito.

Dicas para economizar água

– lave a louça de uma só vez e feche a torneira ao ensaboar;

– não lave a calçada e o quintal, use a vassoura;

– evite lavar o carro; se for lavar, use um balde;

– acumule roupas para lavar na máquina de uma vez só e reutilize a água da máquina para lavagem de quintais e calçadas;

– deixe a torneira fechada ao escovar os dentes e fazer a barba;

– fique atento aos vazamentos internos e conserte-os assim que forem detectados.

Nossa Cidade

Consulta pública para apresentação de propostas para Conferência da Igualdade Racial é prorrogada até o dia 24

Publicado

em

Interessados devem preencher formulário on-line, que se encontra no Portal da Prefeitura, ou impresso disponível no Departamento de Direitos Humanos

A Prefeitura de Hortolândia prorrogou para segunda-feira (24/01) o prazo para inscrições da consulta popular para apresentação de propostas para a V Conferência Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Antes, este prazo se encerraria nesta sexta-feira (21/01). Por conta do aumento do número de casos de influenza e da Covid-19, a comissão organizadora mudou a dinâmica da conferência que passará a ser online, com abertura prevista para a próxima sexta-feira (28/01), a partir das 19h, e poderá ser acompanhado pelo canal da Secretaria da Cultura pelo Youtube.

No sábado (29/01), os trabalhos seguem online, a partir das 9h e para participar é necessário se inscrever no link pela plataforma https://docs.google.com/forms/d/1uLuCBMbQ_uF9wTREkM0gPLOcHxx8j5zW6F7-IycL0SI/edit

De acordo com informações do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para as Mulheres, Setor de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial, os interessados em participar da consulta pública devem preencher formulário on-line que se encontra no Portal da Prefeitura – www.hortolandia.sp.gov.br – ou em formato impresso no Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para as Mulheres, localizado na rua João Blumer, 289, no Remanso Campineiro.

“O prazo foi prorrogado, o que aumenta as chances das pessoas interessadas de participar. Como etapa preparatória à V Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), estas propostas visam ampliar a participação popular nas demandas da Promoção de Igualdade Racial”, explicou a gerente do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para as Mulheres, Cícera Abreu.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Hortolândia destaca combate à intolerância religiosa

Publicado

em

O dia 21 de janeiro significa um marco na luta ao respeito da diversidade religiosa

A Secretaria Municipal de Governo, por meio do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para as Mulheres, destacará nos dias 28 e 29 de janeiro, durante a 5ª Conferência Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, a discussão sobre o combate à intolerância religiosa.

No dia 28, o evento será transmitido pelo canal do Youtube da Secretaria de Cultura, a partir das 19h. No dia 29, a Conferência será virtual para os credenciados. Para se inscrever basta acessar a plataforma https://docs.google.com/forms/d/1uLuCBMbQ_uF9wTREkM0gPLOcHxx8j5zW6F7-IycL0SI/edit


“Neste ano levaremos a discussão sobre o desenvolvimento de políticas públicas contra à intolerância religiosa durante os trabalhos da Conferência. Por isso é importante que as pessoas se inscrevam e participem deste momento importante e democrático”, destacou o diretor de Direitos Humanos e Políticas Públicas para as Mulheres, Fabiano Cavalcante.

DIA NACIONAL

O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, celebrado em 21 de janeiro, foi instituído no ano de 2007 pela Lei nº 11.635 em homenagem à Mãe Gilda Iyalorixá, que foi vítima de intolerância religiosa em outubro de 1999, quando teve seu templo invadido, depredado e o seu marido agredido por fundamentalistas religiosos. Não superando o trauma dos ataques, veio a falecer em janeiro do ano seguinte, após um infarto.


O dia 21 de janeiro significa um marco na luta ao respeito da diversidade religiosa. Embora o preconceito e a intolerância religiosa sejam considerados crimes no Brasil, as ocorrências aumentaram de forma substancial nos últimos anos. Um levantamento realizado pelo Ministério dos Direitos Humanos mostra que no período de janeiro de 2015 ao primeiro semestre de 2017 houve uma denúncia a cada 15 horas.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura realiza vacinação de 1ª, 2ª e 3ª doses contra a COVID-19, sem agendamento, neste sábado (22/01)

Publicado

em

A vacinação acontecerá, das 8h às 15h30, na UBS Santa Clara 

Você quer que sua família, parentes e amigos fiquem protegidos contra a COVID-19 e as novas variantes do Coronavírus que estão surgindo? Então, seja uma pessoa responsável e complete sua imunização. A Prefeitura de Hortolândia realiza vacinação de 1ª, 2ª e 3ª doses, neste sábado (22/01), das 8h às 15h30, na UBS (Unidade Básica de Saúde) Santa Clara, localizada na avenida dos Estudantes, 415. Quem for receber a 3ª dose não precisará fazer agendamento neste sábado. Em cada sábado deste mês a Prefeitura fará a vacinação em uma região diferente da cidade.

INTERVALO

A Secretaria de Saúde salienta que o intervalo da 1ª para a 2ª dose para quem recebeu a Coronavac é de 28 dias. Quem recebeu a AstraZeneca, o intervalo é de 8 semanas. Já para quem foi imunizado com a Pfizer, o intervalo da 1ª para a 2ª dose é de 21 dias para adultos e de 8 semanas para adolescentes. Para quem recebeu a 1ª dose da Janssen, o intervalo para a 2ª dose é de 2 meses. Já o intervalo da 2ª para 3ª dose é de 4 meses. Quem é imunossuprimido, o intervalo da 2ª para a 3ª dose é de 28 dias.

Quem for receber a 1ª dose tem que apresentar Carteira de Identidade (RG) ou algum documento com foto, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e comprovante de endereço.

Já para quem for receber a 2ª ou a 3ª doses, é necessário levar o comprovante de vacinação, Carteira de Identidade (RG) ou algum outro documento com foto e CPF. Os adolescentes podem receber a 2ª dose desacompanhados de pai, mãe ou responsável.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Noticias

Amazon

Populares