Nossa Cidade

Prefeitura distribui “Multa Legal” a bons condutores

Ações de educação para o trânsito promovidas pela Prefeitura começaram nesta quarta-feira (03/05) e vão até o dia 31 deste mês

Até o dia 31 deste mês, agentes de trânsito da Prefeitura percorrem a cidade em busca de bons motoristas. O objetivo: entregar a eles a “Multa Legal”, notificação de que o condutor respeita as leis de trânsito e contribui para um trânsito mais seguro. Iniciadas na última quarta-feira (03/05), as ações do movimento Maio Amarelo, de educação para o trânsito, incluem também palestras e seminário sobre segurança viária, bem como audiência pública sobre mobilidade urbana. Neste ano, a mobilização tem como slogan “Atenção pela Vida”.

Anuncio


Nesta terça-feira (09/05), a equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana esteve em duas importantes vias: as avenidas São Francisco de Assis, na Vila Real, e Santana, no Jd. Amanda. Além dos agentes, duas “personagens” decisivas no trânsito (o “Anjo da Guarda” e a “Morte”) abordam os motoristas, ressaltando a importância de, ao dirigir, evitar o celular, utilizar cinto de segurança, transportar crianças no banco de trás, respeitar o farol vermelho e a faixa de pedestres. Na próxima quinta (11/05), o grupo voltará ao Jd. Amanda, desta vez na Av. Brasil, e irá também à Região Central, na Av. Luiz Camilo de Camargo. Até agora, a Secretaria já entregou 800 “Multas Legais”.

As palestras internas são voltadas aos motoristas da Câmara Municipal e também da Prefeitura. Os demais eventos, que acontecerão no plenário da Câmara, são abertos ao público, como a “Audiência Pública sobre Mobilidade Urbana”, no dia 17, às 18h30, e o I Seminário de Segurança Viária de Hortolândia, no dia 26 deste mês, das 8h30 às 17h.

De acordo com a Secretaria, as ações e propostas estão alinhadas com as da “Década de Ação das Nações Unidas para Segurança no Trânsito 2011-2020, que estabelece uma meta de redução de pelo menos 50% das mortes em acidentes de trânsito”. Dados do Denatran de 2016, enviados à Mobilidade Urbana, informam que há102.512 veículos emplacados na cidade e, segundo estudo da Secretaria de Transportes Metropolitanos de 2015, na RMC (Região Metropolitana de Campinas), Hortolândia tem 142.896 viagens em veículos individuais/dia.

O Maio Amarelo é realizado em vários países. No Brasil, o movimento é promovido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) voltada ao tema, e apoiado pelos municípios. Segundo o site do Movimento, “a intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada”

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo