Nossa Cidade

Prefeitura disponibiliza vídeos para prática esportiva gratuita e em casa durante a pandemia

A prática esportiva presencial em Hortolândia segue interrompida para evitar a disseminação do Coronavírus na cidade. Com o Estado na “Fase Vermelha Emergencial” do Plano São Paulo de Retomada Gradual e Consciente da Economia, a alternativa para ajudar a manter a saúde mental e do corpo em dia é a prática esportiva em casa. Alunos de todas as idades que praticam ginástica no projeto Escolinhas Esportivas da Prefeitura já realizam as atividades de maneira on-line com orientação profissional.

“Por meio de vídeos em grupos no aplicativo WhatsApp, conseguimos orientar os alunos, de todas as idades, a praticar ginástica sem sair de casa. Se manter ativo traz diversos benefícios ao praticante da ginástica. Proteger a saúde de todos e manter nossos alunos se movimentando, mesmo à distância, é o objetivo dos vídeos que disponibilizamos”, explica Valéria Campos, professora do projeto Escolinhas Esportivas.

Anuncio


De acordo com a Secretaria de Esporte e Lazer, a disponibilização do vídeo realizado por profissionais em grupos de alunos no aplicativo é um projeto piloto para a expansão das atividades que poderão ser realizadas sem sair de casa. Está em pauta a implantação de vídeos para a prática de zumba, pilates e esportes para a terceira idade, por exemplo. As aulas também têm a possibilidade de serem realizadas em casa, mesmo após a pandemia do Coronavírus.

“As aulas de ginástica funcional e adaptada, com materiais que temos em casa mesmo, sem a necessidade de efetuar a compra de itens específicos para poder praticar a modalidade, ajuda a elevar inclusive a auto-estima do praticante. Ao assistir os vídeos, o interessado também pode acompanhar sessões de alongamento que ajudam com a postura, inclusive para quem está trabalhando de casa, por exemplo”, comenta a professora Marília Lopes.

Interessados em participar dos grupos para acompanhar as vídeo-aulas realizadas pelas professoras do Projeto Escolinhas Esportivas podem entrar em contato com a Secretaria de Esporte e Lazer da Administração Municipal por meio do telefone (19) 39651400, no ramal 7410.

“Nossa missão é continuar contribuindo com a saúde e bem-estar da população. Estamos usando a tecnologia disponível para nossos alunos e todos os interessados em praticar esporte se manterem ativos. Nosso objetivo é ampliar ainda mais as opções de prática esportiva gratuita presencial e on-line na cidade”, enfatiza o secretário de Esporte e Lazer, Jonas Pereira Lima.

MAIS DICAS PARA SE MANTER ATIVO

“Subir escadas em vez de utilizar o elevador, por exemplo, ajuda a deixar o corpo ativo e a saúde em dia. Outras atividades físicas também podem ser realizadas em casa, mas sempre com atenção, auxílio profissional e respeito aos limites de cada um. Abdominal, flexão e alongamento são algumas das atividades que, se realizadas de maneira correta, 30 minutos por dia, três vezes por semana, contribuem com a saúde do praticante. A realização de atividade física também contribui com a saúde emocional”, explica Felipe Belozo, mestre em treinamento esportivo pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e gerente de Esportes da Prefeitura de Hortolândia.

No início da pandemia, a Prefeitura disponibilizou uma série de vídeos para contribuir com a prática esportiva em casa. Clique nos links abaixo para acompanhar:

https://www.facebook.com/watch/?v=221441512299611

https://www.facebook.com/watch/?v=2320516728242299

https://www.facebook.com/watch/?v=239252604192142

https://www.facebook.com/watch/?v=814279215734290

https://www.facebook.com/watch/?v=2916616978374405

https://www.facebook.com/watch/?v=220930642572331

https://www.facebook.com/watch/?v=917736948660407

ESCOLINHAS ESPORTIVAS

De acordo com a Secretaria de Esporte e Lazer, os alunos matriculados nas modalidades esportivas de todos os espaços do Projeto Escolinhas Esportivas podem ficar tranquilos: ninguém perderá a matrícula e eles poderão retornar aos treinos normalmente, após a volta das atividades. Quem está na lista de espera também não perderá a vez de realizar a matrícula, quando o serviço voltar.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo