Nossa Cidade

Prefeitura disponibiliza LEVs para coleta seletiva durante Festa do Milho

 

A fim de promover a coleta seletiva de resíduos recicláveis no município, a Prefeitura de Hortolândia, em parceria com os organizadores da Festa do Milho, disponibilizou dois LEVs (Locais de Entrega Voluntária de Recicláveis) no entorno do evento. Implantados temporariamente pela Horto Ambiental, os equipamentos verdes, de material plástico resistente, com aberturas na parte superior, poderão ser usados pelos visitantes neste sábado e domingo (16 e 17/06), sendo retirados após este período. 

Anuncio


Tradicional evento popular, a 15 ª Festa do Milho é promovida pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Campos Verdes e tem o apoio da Administração Municipal. Os festejos começam às 18h, no sábado, e às 16h, no domingo. A paróquia fica na Rua Benedito Cândido dos Reis, 156, no Jd. Campos Verdes.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, no primeiro final de semana da Festa (09 e 10/06), foram coletados aproximadamente 200 kg de recicláveis. Os LEVs fazem parte da ação de coleta seletiva, em realização pela Prefeitura, dentro do programa Agenda Verde, e podem coletar até 2,5 metros cúbicos de reaproveitáveis, tais como plásticos, metais, papal/papelão e vidro. Dado o grande volume de resíduos orgânicos produzidos neste tipo de evento, a Prefeitura disponibilizou também três contêineres metálicos azuis, capazes de armazenar até 1,2 metro cúbico de lixo molhado. 

“A coleta seletiva na Festa do Milho tem avaliação positiva, tanto pela quantidade e qualidade dos resíduos que foram descartados pelos participantes do evento, quanto pela oportunidade de fomentar a coleta seletiva em eventos da nossa cidade. A importância da separação dos resíduos vai desde a geração de emprego e renda aos impactos ao meio ambiente, à economia aos cofres públicos, à limpeza da cidade e à qualidade de vida, considerando que o acúmulo de resíduos descartados de forma incorreta atrai insetos e consequentemente doenças”, avalia a secretária-adjunta de Meio Ambiente, Eliane Nascimento. 

Agenda Verde

O Programa Agenda Verde foi criado para envolver a população na tarefa de fazer o descarte correto de lixo e manter a cidade limpa. Além das palestras de conscientização ambiental e do plantio de árvores, a Agenda Verde recolheu desde sua implantação, em março do ano passado a maio deste ano, aproximadamente 14 mil toneladas de entulho e resíduos inservíveis, descartados pelas ruas de Hortolândia. Outra ação importante é a coleta seletiva (voluntária e porta a porta).

Para a coleta seletiva voluntária a Prefeitura disponibiliza nos bairros dois tipos de equipamentos: os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Entulhos e outros recicláveis) e os LEVs. Existem ao todo 19 equipamentos já implantados, de modo permanente – sete PEVs e 12 LEVs. A coleta porta a porta, feita de modo piloto no Jd. Firenze e no Pq. Ortolândia, será ampliada gradativamente para os demais bairros.

Festa do Milho

Durante a Festa, o público poderá experimentar diversos produtos derivados de milho, comercializados nas barracas montadas na frente do templo religioso. Haverá, também, apresentações de dança e música preparadas pela comunidade. Neste sábado (16/06), será realizado o Concurso da Rainha do Milho.

O objetivo da festa é promover a integração das comunidades constituídas pela paróquia e oferecer entretenimento a população. De acordo com o diretor de Cultura, Adilson Nascimento de Carvalho, o apoio da Prefeitura à Festa do Milho atende a orientação do prefeito Angelo de incentivar as festas populares no município.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo