Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha e Dia de Tereza de Benguela, celebrado dia 25 de julho, a Prefeitura de Hortolândia realiza, a partir desta terça-feira (20/07), a quarta edição da Semana Tereza de Benguela – “Somos Todas Tereza”.

A atividade é uma ação da Secretaria de Governo, por meio do Departamento de Direitos Humanos, Setor de Igualdade Racial, que celebra a luta de Tereza de Benguela, mulher que ficou conhecida no Brasil por liderar um movimento quilombola no estado do Mato Grosso, durante o século XVIII. Casada com José Piolho, a mulher tomou a frente do movimento, após a morte de seu marido. Sob sua liderança, a comunidade negra e indígena resistiu à escravidão por décadas, sobrevivendo até 1770, quando o quilombo foi destruído pelas forças de Luís Pinto de Souza Coutinho.

De acordo com informações do Setor de Igualdade Racial, a Semana Tereza de Benguela começa nesta terça com a realização de uma Roda de Conversa On-Line, a partir das 19 horas, por meio da plataforma Zoom (ID da reunião: 815 0174 0607 – Senha de acesso: 859987).

Na quarta-feira (21/07), a partir das 18h30, haverá Live com o tema: “Tereza de Benguela e o protagonismo da Mulher Negra – Parte 1”, que pode ser acessado pelo YouTube: bit.ly/protagonismodamulhernegra.

Na quinta-feira (22/07), às 18h30, tem a Parte 2 da Live “Tereza de Benguela e o protagonismo da Mulher Negra”, que pode ser acessado pelo YouTube: bit.ly/protagonismodamulhernegra.Na sexta-feira (23/07) é dia de Workshop sobre “Amarração Afro”, a partir das 18h30 no YouTube: https://bit.ly/somostodostereza.

No sábado e domingo (24 e 25/07) tem Exposição Tereza de Benguela no Shopping Hortolândia. A exposição poderá ser vista das 10h às 22h (sábado) e das 14h às 20h (domingo).

Ainda no domingo, a partir das 18h30, acontece o encerramento da Semana Tereza de Benguela, com a realização da Live “Tem ‘Preta’ na Roda”, que poderá ser acompanhada ao vivo pelo YouTube: https://bit.ly/somostodostereza.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Artigo anteriorShopping Indaiatuba inaugura novas lojas e quiosques e inicia segundo semestre otimista
Próximo artigoPrefeitura conclui modernização do sistema de iluminação em praça localizada no Jardim Santa Clara do Lago