Chuva registrada só nesta quinta-feira (03/01) foi de 130 mm, mais da metade do volume registrado em janeiro do ano passado
A Prefeitura de Hortolândia realiza um mutirão de limpeza e manutenção em todas as regiões da cidade, por causa de estragos causados pelo grande volume de chuva registrado entre a tarde e a noite desta quinta-feira (03/01). Neste período, choveu em Hortolândia 130 mm, o equivalente a mais da metade do volume registrado em janeiro do ano passado, quando foram acumulados 207 milímetros.
No Parque Socioambiental Chico Mendes, localizado na região Central, equipes da Prefeitura limpam o espaço e as ruas no entorno com maquinário e caminhão pipa. No Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jd. Nossa Senhora de Fátima, além da limpeza, também é realizada uma manutenção nos bueiros, que entupiram por causa da grande quantidade de lixo descartado irregularmente.
Na região do Jardim Rosolen, a Administração Municipal realizou uma operação “cata-bagulho” pontual para retirar da calçada materiais como sofás, camas e madeiras que possam ser levados pela força da água, causando novos entupimentos e alagamentos.
No Jardim Amanda, na Avenida Princesa Isabel, uma árvore caída foi removida da via. A limpeza também acontece no espelho d’água e entorno da lagoa do bairro.
A Prefeitura também realiza a limpeza e a manutenção na ponte que liga o Jardim São Sebastião ao Jardim Interlagos e em vias entre o Jardim Ricardo e o Jardim Santa Izabel. A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) realiza, junto com equipes da Prefeitura, a manutenção em uma adutora rompida na ponte que liga o Jardim Sumarezinho à Vila Inema. Bueiros no Jardim Boa Esperança e no Jardim Santa Esmeralda também passam por manutenção para desobstrução.
SAÚDE
Unidades de saúde também foram afetadas com o volume de água: UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Amanda II e Santa Clara; Cesm (Centro de Especialidades Médicas); UPA-24h (Unidade de Pronto Atendimento) do Jd. Rosolen; e Hospital Municipal Mário Covas. Equipes de limpeza foram reforçadas para remover a água de algumas salas. O atendimento não foi suspenso em nenhuma destas unidades, que funcionam normalmente nesta sexta-feira.
OBRAS CONTRA ENCHENTES
Apesar dos problemas pontuais causados pela chuva, as obras de macrodrenagem realizadas pela Prefeitura de Hortolândia colaboraram para evitar enchentes, que antes eram frequentes na cidade. Diversas obras foram realizadas, como implantação de sistema de drenagem no Remanso Campineiro, canalização do Ribeirão Jacuba e construção de lagoas de contenção de enchentes na região do Jardim Carmem Cristina.
Em setembro passado, a Administração Municipal inaugurou o Parque Lago da Fé, na região do Parque Gabriel, espaço de lazer que conta com duas barragens que, juntas, têm capacidade de armazenar 689.501 metros cúbicos de água, além de auxiliarem a reduzir a velocidade da enxurrada que segue do Córrego Santa Clara ao Ribeirão Jacuba.
O sistema de macrodrenagem começou a ser implantado no primeiro governo do prefeito Angelo Perugini, deixando no passado o histórico de enchentes que afetavam moradores e comerciantes da região central e áreas próximas de córregos.
COLABORAÇÃO
A Prefeitura pede a colaboração da população para não descartar irregularmente lixo e entulho nas vias e espaços públicos da cidade. Esta ação é crime ambiental. O infrator recebe multa. Os valores variam de R$ 160,43 a R$ 32.068,00. Denúncias podem ser feitas por meio do WhatsApp (19) 99976-1840.
“Nesta época de chuvas, o descarte irregular destes materiais causam entupimentos de bueiros e das redes de águas pluviais, ocasionando alagamentos nas vias da cidade e transtorno para milhares de famílias em todas as regiões de Hortolândia”, explica o diretor do Departamento de Serviços Urbanos, Renato Sarto.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98