A Prefeitura de Hortolândia reforça a orientação que nesta segunda-feira (12/07) amplia a campanha de vacinação contra a Influenza, doença causada pelo vírus H1N1, para a população em geral, com idade a partir de seis meses. É preciso ficar atento, no entanto, ao dia da semana em que a vacinação da gripe comum não é feita em algumas das 17 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município uma vez que, conforme explica a Secretaria de Saúde, estas UBSs também realizam a vacinação contra a COVID-19.

O calendário com as datas em que a vacina contra Influenza “não” é oferecida em determinadas UBSs pode ser conferido abaixo. Nos demais dias da semana, a vacinação contra a gripe é feita normalmente nessas UBSs.

Caso as pessoas já tenham sido imunizadas contra a COVID-19, a Secretaria de Saúde reforça a orientação para que seja cumprido o intervalo de 15 dias entre a vacina contra a COVID-19 e a vacina contra a gripe. Para ser vacinado contra a gripe, basta apresentar algum documento com foto. No caso de crianças com idade de seis meses a menos de seis anos, os pais ou responsáveis devem apresentar a carteira de vacinação da criança.

A Secretaria de Saúde ainda informa que a vacinação continua a ser feita normalmente para os públicos-alvos das três etapas da campanha. Os públicos-alvos da 3ª etapa são pessoas com comorbidades ou doenças crônicas, pessoas com deficiência, profissionais do transporte coletivo, caminhoneiros, profissionais de forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional.

Já os públicos-alvos da 2ª etapa são idosos com idade acima de 60 anos e profissionais das redes pública e particular de Educação. Os públicos-alvos da 1ª etapa são crianças com idade de seis meses a menos de seis anos, gestantes, puérperas e trabalhadores das redes pública e particular de saúde. 

A Secretaria de Saúde alerta que a cobertura vacinal da campanha deste ano está baixa. A meta é vacinar 90% da população.

Confira abaixo os dias da semana e quais UBSs não fazem a vacinação contra a gripe:

Segunda-feira: UBSs Orestes Ôngaro, Figueiras, Novo Ângulo e Emeief João Carlos do Amaral Soares (para pacientes cuja UBS de referência é a Nova Hortolândia)

Terça-feira: UBSs Parque do Horto, Rosolém, Nova Europa e Amanda I

Quarta-feira: UBSs São Jorge, Campos Verdes e Santiago

Quinta-feira: UBSs Santa Esmeralda e Taquara Branca

Sexta- feira: UBSs Santa Clara, Adelaide, Amanda II e São Bento

Artigo anteriorPai procura por filha em Sumaré
Próximo artigoPrefeitura implanta sinalização de solo na Estrada Sabina Baptista de Camargo, próximo ao Condomínio Residencial Anauá