Nossa Cidade

Prefeitura de Hortolândia orienta população sobre cuidados para evitar a Varíola dos Macacos

Primeiro caso positivo da nova doença na cidade foi confirmado nesta sexta-feira (05/08) pela Secretaria Estadual de Saúde

Em virtude da confirmação do primeiro caso positivo da Varíola dos Macacos no muncípio pela Secretaria Estadual de Saúde, nesta sexta-feira (05/08), a Prefeitura de Hortolândia orienta a população sobre os cuidados para evitar a nova doença.

Anuncio


De acordo com informações divulgadas pela própria Secretaria Estadual de Saúde, o vírus Monkeypox, causador da nova doença, integra a mesma família de vírus da Varíola. Apesar do nome, o atual surto não tem a participação de macacos na transmissão para humanos. A transmissão está ocorrendo entre pessoas.

A transmissão acontece pelo contato próximo ou íntimo com uma pessoa infectada pela doença e que esteja com lesões na pele. O contato pode ser por meio de abraço, beijo, massagens, secreções respiratórias e relações sexuais. 

A doença também pode ser transmitida pelo contato com objetos, roupas (pessoais, de cama, toalhas, entre outras peças) e superfícies utilizadas por uma pessoa infectada. 

O principal sintoma é o aparecimento de lesões parecidas com espinhas ou bolhas no rosto, dentro da boca, nas mãos, nos pés, genitais, peito e ânus. Outros sintomas da doença são caroço no pescoço, na axilha e virilha, febre, calafrios, cansaço, dores muscular, nas costas, de cabeça e garganta.

Em caso de suspeita, ou para mais informações e orientações, a Prefeitura recomenda para que as pessoas procurem a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima da residência ou de referência. Em caso do aparecimento de algum dos sintomas, a orientação é para que a pessoa fique em isolamento domiciliar até que todas as lesões desapareçam, caia a casquinha e a pele fique íntegra. 

Dentre as principais medidas preventivas estão evitar contato íntimo ou sexual com uma pessoa que esteja com lesões na pele. Recomenda-se ainda evitar beijar ou abraçar pessoas com suspeita da doença ou infectadas pelo vírus Monkeypox. Outra ação importante é usar máscara em público para evitar contato com saliva e gotículas respiratórias.

Outras medidas importantes são  manter a higienização constante das mãos e evitar compartilhar roupas e objetos de uso pessoal, tais como talheres, copos, dentre outros.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo