Nossa Cidade

Prefeitura de Hortolândia orienta população para evitar problemas de saúde durante período de estiagem

Dentre os principais cuidados estão hidratação diária e alimentação saudável com frutas e vegetais

Você bebe água todos os dias? Se você não tem esse hábito, saiba que manter-se hidratado é importante para a saúde, principalmente nesse período de estiagem que caracteriza o inverno. Além da ingestão de água, a Prefeitura de Hortolândia alerta a população para tomar mais alguns outros cuidados para evitar problemas de saúde que podem ser provocados pelo clima seco, situação que está mais severa neste ano. 

Anuncio


A diretora de atenção especializada da Secretaria de Saúde, Fátima Gomes, salienta que a maior concentração de poluição durante a época de estiagem favorece o aumento de casos de gripe, viroses, doenças respiratórias e alergias. Outros sintomas frequentes são dores de cabeça, tonturas, náuseas e irritação nos olhos, nariz e garganta. “Por isso, é importante que as pessoas mantenham a hidratação diária”, reforça Fátima. Além da ingestão de água, a diretora orienta para que a população tenha uma alimentação rica em frutas e vegetais. 

Durante a época de estiagem, a umidade relativa do ar fica baixa, sendo que o período de pico é das 12h às 16h. Por esse motivo, a diretora Fátima Gomes ressalta para que as pessoas evitem a prática de exercícios físicos ao ar livre nesse horário. Em caso de necessidade da realização de atividade física nesse horário, a orientação é para que a pessoa utilize filtro solar.

Dentro de casa 

A população também pode adotar algumas medidas simples dentro de casa para evitar problemas de saúde causados pelo tempo seco. Uma dica apontada pela diretora Fátima Gomes é manter os ambientes domésticos arejados e umidificados. Para isso, podem ser utilizadas toalhas e panos  úmidos e espalhá-los pela casa. 

Outra alternativa é colocar bacias ou recipientes com água em diferentes cômodos da casa. Nesse caso, os moradores devem redobrar a atenção para não deixar os recipientes com água expostos por muito tempo, uma vez que podem se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika. Água parada é a condição que favorece a fêmea do mosquito a depositar os ovos que darão origem a mais mosquitos. Para evitar isso, a orientação é trocar diariamente a água de baldes e bacias. Outra orientação importante para a população é evitar o desperdício dessa água colocada em bacias ou baldes e reutilizá-la para outras tarefas, como limpeza, descarga de banheiro ou rega de plantas. Também é preciso deixar esses recipientes fora do alcance de crianças, evitando acidentes.

Outra dica simples para arejar ambientes domésticos é manter portas e janelas abertas. “É importante também que, pessoas que sofram de alergia, evitem o uso de cortinas, tapetes, bichos de pelúcia ou outros objetos que possam acumular poeira dentro de casa”, salienta Fátima Gomes. Outra orientação importante é evitar o uso de aparelho de ar condicionado que deixa o ar mais ressecado.

Caso o morador apresente algum problema mais grave decorrente do clima seco, é importante que ele procure atendimento médico em alguma UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de onde mora ou de referência.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo