Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura de Hortolândia orienta famílias sobre como cuidar corretamente dos idosos durante a pandemia

Publicado

em

Com a pandemia do Coronavírus e a maior permanência das pessoas em casa, vínculos afetivos entre familiares foram fortalecidos. A maior preocupação dos parentes é cuidar dos entes idosos, que são um dos grupos vulneráveis à COVID-19. Por este motivo, a Prefeitura de Hortolândia orienta familiares sobre como cuidar corretamente dos membros da 3ª idade para evitar que eles contraiam o vírus. 

De acordo com a Secretaria de Saúde, famílias com idosos que convivem juntos em um mesmo local devem continuar a manter o isolamento social e seguir todos os protocolos sanitários para evitar a disseminação do Coronavírus.

Caso a pessoa da família responsável em cuidar do idoso tenha que sair de casa, ela deve manter o uso obrigatório de máscara em lugares externos e evitar aglomeração. “Ao voltar para casa, a pessoa deve também utilizar máscara. E, se possível, trocar a roupa que usou quando saiu”, salienta o secretário adjunto de Saúde, Rodrigo Freire. Vale ressaltar ainda que a máscara sempre deve cobrir o nariz e a boca. O item de proteção não deve ficar no queixo ou cobrindo somente a boca.

Outro cuidado importante que o secretário adjunto destaca é que a pessoa da família responsável em cuidar do idoso deve higienizar bem as mãos, com uso intensivo de sabão e álcool gel, antes e depois de todas as vezes que for manusear utensílios que o idoso utiliza, tais como pratos, talheres, copos, entre outros. Outra orientação é manter arejado o ambiente do local onde o idoso vive e trocar com maior frequência a roupa de cama. 

Os demais membros da família devem ficar atentos em caso da pessoa cuidadora ou do idoso começarem a apresentar sintomas suspeitos da COVID-19. “Ao notar a presença desses sinais, a família deve ficar alerta, isolar a pessoa cuidadora ou o idoso e buscar orientação médica”, ressalta o secretário adjunto, Rodrigo Freire. Confira abaixo a lista dos sinais:

– Dor de cabeça 

– Coriza nasal 

– Tosse seca 

– Falta de ar 

– Dor no corpo 

– Febre 

– Perda do paladar ou olfato

– Desânimo 

Em caso de suspeita, a família deve procurar atendimento para o paciente na Unidade Respiratória, montada anexa à UPA (Unidade de Pronto Atendimento)-24h Nova Hortolândia. 

VACINA

Mesmo com o início nesta segunda-feira (08/02) da imunização para idosos com 90 anos ou mais, o secretário adjunto Rodrigo Freire salienta que a  vacina não proporciona imunidade imediata ao vírus e que os cuidados sanitários precisam ser mantidos.

A Secretaria de Saúde ressalta que a vacinação para idosos com 90 anos ou mais que fizeram o pré-cadastro no site da Prefeitura prossegue, bem como para profissionais da rede particular de saúde. 

PRÉ-CADASTRO

A Prefeitura de Hortolândia mantém o pré-cadastro para a segunda fase da vacinação contra a COVID-19. De acordo com a Secretaria de Saúde, o pré-cadastro é para melhor organizar o agendamento para o início da vacinação e, com isso, evitar aglomeração, conforme os protocolos sanitários para evitar a disseminação do Coronavírus.

Idosos com 60 anos ou mais podem fazer o pré-cadastro online, por meio do site da Prefeitura (Clique aqui). Basta clicar no respectivo banner. No pré-cadastro, o interessado deverá informar nome, bairro, telefone, data de nascimento, número do CPF (Cadastro de Pessoa Física), informar se tem alguma deficiência motora, que dificulte o acesso ao local de vacinação.

A Secretaria de Saúde fará a verificação destes dados com o cadastro da pessoa no e-SUS, que é o banco nacional de dados do sistema público de saúde. Caso os dados estejam corretos, a informação do agendamento de cada pessoa estará disponível para consulta no site da Prefeitura. Para fazer a consulta, é necessário informar o CPF e a data de nascimento.

Em caso dos dados estarem incorretos, o morador será orientado a entrar em contato com a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua casa para atualizar os dados. Quem tiver o pré-cadastro negado em virtude de desatualização de dados também pode entrar em contato com a Prefeitura via WhatsApp pelo número (19) 99976-4720. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A data da aplicação da vacina será agendada conforme a ordem de prioridade definida pela Secretaria Estadual de Saúde e mediante a entrega do imunizante pelo governo estadual.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Semáforo para pedestres no Parque Ortolândia começa a funcionar amanhã (27)

Publicado

em

Equipamento implantado em frente ao condomínio Golden Park, próximo a escolas particulares, visa a levar mais segurança viária à região 

Na tarde desta segunda-feira (27/09), o novo semáforo para pedestres começará a funcionar, implantado pela Prefeitura de Hortolândia em frente ao condomínio Golden Park, localizado na região entre o Parque Ortolândia e o Jardim Amanda, próximo ao Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo) e ao Colégio Adventista de Hortolândia.

A ação visa a disciplinar o trânsito na região, onde há grande circulação de veículos e também de pedestres, em razão da proximidade com as escolas e o condomínio residencial.

A implantação do novo equipamento começou a ser feita no último dia 14 deste mês e atende à demanda da comunidade local. “Foi um pedido do condomínio, por causa do Unasp, que fica lá perto. Solicitamos desde já aos motoristas que respeitem o semáforo para pedestres. Mesmo com o radar, muitos passam por lá em alta velocidade, o que não é aceitável”, afirma o diretor de Operações, José Eduardo Vasconcellos.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Limpeza da lagoa do Jardim Amanda

Publicado

em

Retirada das plantas aguapés do espelho d’água é realizada com maquinário

A lagoa do Jardim Amanda, principal área de lazer do bairro, recebe a retirada das plantas aguapés do espelho d’água.

A limpeza acontece, periodicamente. Além disso, o entorno da lagoa também recebe ações de zeladoria como a poda do mato e a limpeza. A ação é importante para manter o embelezamento da lagoa mas, é necessária a colaboração da população para não realizar ligações irregulares nas redes de esgotos que fazem com que dejetos domésticos deságuem na lagoa, causando a proliferação destas plantas. Já para manter o entorno limpo, é importante descartar lixo e entulho nos locais corretos.

“Realizamos as fiscalizações para evitar este descarte irregular do esgoto doméstico na lagoa já que esta ação é responsável pelo crescimento das plantas. O morador que realizar este tipo de crime ambiental é notificado para realizar a ligação correta das redes. Se todos fizerem sua parte, esta área de lazer permanecerá bonita e agradável para o uso da população”, salienta o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

O descarte irregular de lixo está sujeito a multa. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam crime ambiental podem enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde. Para baixar o aplicativo, basta fazer o download gratuito nas plataformas Google Play ou App Store do seu smartphone. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo. 

Atualmente, Hortolândia conta com 99% do esgoto coletado, sendo que 100% é tratado. Os serviços continuam nos próximos dias em diferentes regiões da cidade. “Pedimos a colaboração da população para nos ajudar a manter o sistema de esgoto em bom funcionamento, com as ligações domésticas regularizadas”, pede Panício.

ENTULHO

A população deve utilizar os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) da Prefeitura para o descarte correto e gratuito dos restos de construção civil. Os espaços funcionam, desde março deste ano, das 9h às 15h, de segunda à sábado. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, as exceções são os PEVs do Jd. Santa Emília, Jd. Nossa Senhora de Fátima e Jd. Santa Esmeralda, que, em regime de plantão, continuam funcionando todos os dias, inclusive aos finais de semana, das 8h às 12h e das 13h às 18h.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Hortolândia terá vacinação da 2ª dose contra Coronavírus, neste sábado, em duas UBSs: Rosolém e Amanda II

Publicado

em

Locais de vacinação atenderão das 8h às 15h30

Quem tem a 2ª dose da vacina contra o Coronavírus agendada para este sábado (25/09) deve se dirigir às UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Jd. Rosolém e Jd. Amanda II, das 8h às 15h30. A orientação é a da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Hortolândia, que informa, ainda, que não haverá, neste final de semana, vacinação no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade). Mas atenção: só deve procurar estas duas UBSs quem tem este sábado como data já agendada para o receber a próxima dose.

O município também prossegue com a vacinação da 2ª dose de segunda à sexta-feira, com a oferta do imunizante em diferentes locais a cada dia da semana (confira o cronograma dos pontos de vacinação abaixo). A vacinação também acontece no horário das 8h às 15h30. Não é necessário agendar para receber a 2ª dose da vacina: na data marcada no Cartão de Vacinação, basta procurar a unidade de saúde onde recebeu a dose anterior.

Todos os imunizantes oferecidos são seguros e foram aprovados pela Anvisa. Mais informações e orientações sobre a vacinação contra COVID-19 podem ser obtidas nos seguintes telefones: (19) 99976-2276, (19) 99979-9620, (19) 99976-6835 e (19) 99920-3204.

Confira abaixo os dias da semana e as UBSs onde é feita a vacinação da 2ª dose contra a COVID-19:

Segunda-feira: UBS Orestes Ôngaro, Figueiras, Novo Ângulo e Emeief João Carlos do Amaral Soares (esta última para pacientes que tem como referência a UBS Nova Hortolândia)

Terça-feira: UBS Parque do Horto, Rosolém, Nova Europa e Amanda I

Quarta-feira: UBS São Jorge, Campos Verdes e Santiago

Quinta-feira: UBS Santa Esmeralda e Taquara Branca

Sexta- feira: UBS Santa Clara, Adelaide, Amanda II e São Bento

Continue Lendo

Populares