Uma faixa verde de aproximadamente 600 metros em linha reta, foi retirada na antiga fazenda da Família Gazeta, no Jardim Terras de Santo Antônio.
A prefeitura adquiriu o termo de posse da área total no dia 17 de maio, na semana da data em que se comemora o aniversário da cidade (19 de maio) e realizou uma cerimônia de posse.
O Prefeito José Nazareno Gomes, destacou em seu discurso que desde a época em que ele era vereador, tinha o sonho de transformar o local em um dos “cartões postais” da cidade. “Vamos cuidar desta área que se tornará mais um “cartão postal” da cidade. Desde a época em que era vereador, sempre tive o sonho de transformar o local em uma área para a população se divertir. É uma grande conquista para Hortolândia que, em breve, terá mais um parque linear”, concluiu o prefeito.
De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, a área da antiga fazenda onde será implantado o parque tem cerca de 50 mil metros quadrados. Este ponto histórico da cidade era, até então, uma propriedade particular. “O futuro parque será agregado à ampla área verde já existente no local. Além disso, o parque também valorizará empreendimentos e loteamentos que podem surgir nos bairros próximos”, explica o secretário de Planejamento Urbano, Carlos Roberto Prataviera Júnior. “O local possui construções históricas, como uma capelinha. Há também uma lagoa, mata ciliar e muita área verde. Cuidaremos da preservação ambiental e das construções deste espaço, aliando a diversão da população com a proteção do meio ambiente. O parque será nos padrões dos outros parques lineares da Administração Municipal, com pista de caminhada, academia ao ar livre e iluminação com lâmpadas de LED”, completou Prataviera Junior.
Em setembro foi anunciado pela administração a inclusão de um Centro Municipal de Ginástica Rítmica no projeto final em uma área de aproximadamente 7 mil metros quadrados, cuja face do terreno está orientada para o Jardim Adelaide
A Família Gazeta adquiriu a propriedade em 1938, passado de geração para geração, sempre preservando as características arquitetônicas e ambientais da fazenda. “Ali há uma grande história que se mistura até com a história da cidade e, principalmente, dos bairros daquela região. A área é uma referência para Hortolândia”, comentou José Francisco Gazzetta, durante a cerimônia.
por Evandro Bragança
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98