Pontos de descarte regular e gratuito de entulho passam a operar em diferentes horários para atender a população
Seis PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) da Prefeitura de Hortolândia já funcionam em novo horário. Agora, os pontos de descarte regular localizados nos jardins Nossa Senhora Auxiliadora, Amanda, Rosolém, Interlagos, Parque Gabriel e Vila Real, operam, todos os dias da semana, inclusive feriados, das 8h às 18h.
Os pontos instalados no Parque Orestes Ongaro e Jardim Santiago continuam atendendo a população de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Já os PEV’s dos jardins Nova Alvorada e São Sebastião, funcionam de segunda-feira a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 15h. Os pontos dos jardins Santa Esmeralda, Santa Emília e Nossa Senhora de Fátima, funcionam todos os dias da semana, das 8h às 12h e das 13h às 18h.
“A população deve continuar utilizando os pontos para realizar o descarte regular do entulho. É crime ambiental descartr os materiais, irregularmente, do lado de fora dos espaços e em outros locais, poluindo as calçadas, ruas e avenidas. O descarte irregular de lixo e entulho também atrai a presença de animais peçonhentos que podem transmitir doenças e nesta época de chuvas, causar enchentes, alagamentos, rompimentos de tubulações e infiltração no solo”, explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, os pontos que mais sofrem o descarte irregular dos materiais, ou seja, deixados do lado de fora dos pontos de coleta, são os PEVs localizados no Jardim Interlagos e Parque Gabriel. Atualmente, o município tem 13 PEVs. Em razão da pandemia, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável ressalta que a população só pode utilizar os PEVs para fazer o descarte com o uso obrigatório de máscara.
Nos PEVs, os moradores podem descartar com segurança, gratuitamente, resíduos recicláveis e reaproveitáveis, como entulhos de construção, isopor, plástico PET, sofás, colchões velhos, o chamado “resíduo eletrônico”, dentre outros. Neles, não é permitido o descarte de lixo orgânico, resíduos industriais e provenientes dos serviços de saúde. No caso dos resíduos de construção, a quantidade de descarte é limitada a 1m³ por pessoa por mês, quantidade que equivale a 1.300kg, ou seja, cerca de 26 sacos de ráfia de 50kg ou o volume de uma caixa d’água de 1.000 litros.
Veja a lista de PEVs existentes na cidade:
• PEV 1 – Jardim Nossa Senhora Auxiliadora: rua Antônio João de Amorim, esquina com a rua Sebastiana Oliveira da Silva
• PEV 2 – Jardim Adelaide: rua Paulo Roberto Soares (antiga rua 9), esquina com a Rua Benedito Macedo
• PEV 3 – Parque Gabriel: avenida Joaquim Martarolli, 2005
• PEV 4 – Jardim Interlagos: rua Rio Tapajós (antiga rua 5)
• PEV 5 – Vila Real: rua Orlando Cavalcante, esquina com a rua Joaquim Gregório de Moraes
• PEV 6 – Jardim Amanda: rua Augusto dos Anjos, s/nº
• PEV 7 – Orestes Ôngaro: rua Rio Pardo (antiga rua 13), 50, dentro do Aterro de Inertes
• PEV 8 – Jardim Santiago: rua João Joaquim Calixto, 230
• PEV 9 – Jardim Nossa Senhora de Fátima: rua Manoel Antônio da Silva, 610
• PEV 10 – Jardim Santa Emília: rua Luísa Febrônio Marini
• PEV 11 – Jardim Santa Esmeralda: rua Ágata, s/nº
• PEV 12 – Jardim Nova Alvorada: rua Alcebíades Marques (antiga rua 5), próxima ao Parque Socioambiental Lago da Fé
• PEV 13 – Jardim São Sebastião: rua Prof. Lúcio Alves da Costa (praça 2), no Loteamento Adventista Campineiro, próximo à AMCRESS (Associação dos Moradores do Jardim São Sebastião)
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98