A depressão é um mal invisível, que afeta pessoas de diferentes origens, classes sociais, orientação sexual ou identidade de gênero. Um dos fenômenos que estão ligados à depressão é o suicídio, agravo que pode ser prevenido através do reconhecimento dos sinais de alerta. Por isso, estar atento ajuda a proteger quem a gente ama. Neste Setembro Amarelo, mês que marca a prevenção ao suicídio, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da secretaria de Saúde, preparou um guia com orientações valiosas, material que será disponibilizado à população em todos os serviços de saúde pública da cidade. Nas unidades de saúde de Hortolândia é possível encontrar ajuda para superar a depressão e reencontrar o sentido da vida.
De acordo com as informações do guia, é um mito pensar que a pessoa que tem intenção de cometer suicídio não avisa. Os sinais de alerta costumam chamar a atenção de familiares e amigos próximos. Os mais típicos são: aparecimento ou agravamento de problemas de conduta ou de manifestações verbais; preocupação com sua própria morte ou falta de esperança; expressão de ideias ou de intenções suicidas; isolamento; entre outros. É muito importante que a família e os amigos sejam compreensivos e estejam dispostos a conversar e escutar a pessoa sobre o porquê de tal comportamento, criando um ambiente tranquilo, sem julgamentos da pessoa afetada.
O material produzido pela Prefeitura traz, ainda, orientações de como procurar ajuda. Nas unidades de saúde, o serviço de acolhimento dá suporte à pessoa e à família, com encaminhamentos necessários. Nos Caps (Centros de Atenção Psicossocial), são atendidos os casos mais graves. Durante todos os atendimentos, é assegurado o direito da pessoa de ser respeitada e levada a sério; de ter seu sofrimento reconhecido e levado em consideração; de falar em privacidade sobre si mesmo e a situação em que vive; além do direito de ser escutado, encorajado e de se recuperar.
É importante destacar que conversar abertamente com a pessoa sobre seus pensamentos suicidas não a influenciará a completá-los. Ao falar sobre esse assunto, você pode descobrir como ajudá-la a suportar sentimentos muitas vezes angustiantes e incentivá-la a procurar apoio profissional.
188 – Atendimento por telefone
O CVV realiza, há mais de 50 anos, um importante trabalho voluntário de acolhimento e escuta. Por meio de atendimento telefônico, voluntários conversam com quem precisa, por qualquer que seja o motivo da procura pelo serviço, sempre com o objetivo de incentivar a pessoa a desabafar, falar sobre o que sente e entender que sempre há meios de vencer os desafios da vida. Na região de Hortolândia, o atendimento é prestado pela equipe de Americana, que atende pelo número (19) 3406-4111. Também é possível conseguir atendimento pelo número 188.
Onde buscar ajuda:
•Unidades Básicas de Saúde
•Upas-24h (Unidades de Pronto Atendimento)
•Hospital Municipal
•Caps
•CVV-188
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98