Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura constrói campo de areia para a comunidade no Parque Creape

Publicado

em

A partir de agora, o Creape (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola), no Jd. Santa Clara do Lago II, conta com uma atração a mais. A pedido da comunidade, a Prefeitura de Hortolândia acaba de construir um campo de areia na parte de trás do parque, ao lado do parquinho infantil, para a prática de futebol. A ação foi realizada graças à parceria entre as secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia e de Serviços Urbanos. 

O parque, localizado na Rua Bolívia, 290, abre diariamente, das 6h às 20h. Além de parquinho e academia ao ar livre, conta pista de caminhada e outros espaços de convivência, bem como restaurante anexo. A área administrativa, onde ficava a Reciclasa (espaço para aulas de educação ambiental que reproduzia uma casa com móveis e objetos feitos a partir de materiais recicláveis), está interditada, desde o início do ano, em razão de uma erosão no terreno.

Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, o campo de areia, com cerca de 750 metros quadrados (30m x 25m), está quase pronto. A grama já foi escavada, as traves colocadas, faltando somente colocar areia e demarcar com cal o meio, a área e as riscas laterais. Para realizar o serviço foi necessário o trabalho de nove servidores e quatro máquinas (duas do tipo patrol e dois caminhões). Provisoriamente, o campo foi recoberto com terra limpa e já está sendo usado. “É mais um espaço de lazer para uso pela comunidade”, afirma o gerente das Administrações Regionais, Donizeti Aparecido Ferreira.

“Fizemos uma parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos para atender essa demanda antiga da comunidade que faz caminhadas e outras atividades de lazer lá, para que as pessoas que frequentam o Creape pudessem jogar futebol no local, uma vez que o parque não está interditado, somente a parte construída, onde fica o setor administrativo. Lá, acontece feira de artesanato aos domingos. Temos também o projeto pronto da área administrativa para ser reconstruída. Aguardamos recursos para fazer a obra”, afirma a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Sandra Fagundes Freire.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Prefeitura intensifica segurança viária com mutirão de sinalização de solo e operação Tapa-Buraco

Publicado

em

Trabalhos acontecem, durante toda a semana, em diferentes regiões de Hortolândia

A retomada do mutirão de sinalização de solo, realizado pela Prefeitura de Hortolândia para reforçar a segurança viária em todas as regiões da cidade, está a todo vapor. Nesta semana, o serviço contemplou vias localizadas próximas de prédios públicos como escolas e unidades de saúde. Atendendo à esta demanda, na manhã desta quarta-feira (19/01), as equipes da Administração Municipal realizaram a pintura de faixa amarela em frente da Delegacia de Polícia, na avenida Santana, no Jardim Amanda. No local é proibido estacionar veículos. A ação contribui para melhorar o fluxo viário na região.

Além da avenida Santana, também nesta quarta-feira, a Prefeitura reforçou a pintura de faixas duplas amarelas e de lombadas em ruas residenciais. No Parque dos Pinheiros, o trabalho foi concluído na rua das Azaleias. O mesmo serviço também foi realizado nas ruas Minas Gerais e Goiás, no Jardim São Jorge, e na rua Ema, no Jardim Boa Esperança. “Reforçar a pintura contribui com a segurança viária e ajuda o motorista no respeito às leis de trânsito”, explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcelos.

TAPA-BURACO

Também para contribuir com a segurança viária, mais uma etapa da  operação Tapa-Buraco foi realizada nesta quarta-feira. A maior parte do serviço aconteceu em toda a extensão da avenida da Emancipação. Além dela, a rua Vivaldo José Santana, no Jardim Adelaide, por onde passam veículos pesados como ônibus e caminhões, já que a via é esquina com a movimentada rua Sebastião Lázaro da Silva, que dá acesso para Campinas, também recebeu o trabalho. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, a prioridade do dia foi a operação em ruas com grande circulação de veículos para evitar maior deterioração do solo neste período de chuvas. O serviço também contribui para evitar erosões e afundamentos.

Para salvar vidas no trânsito, a Prefeitura realiza, desde 2017, uma série de ações, que vão de atividades educativas com motoristas e pedestres, reforço na sinalização, até a implantação de radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal para a redução de mortes no trânsito da cidade. Os dispositivos começaram a funcionar em janeiro de 2019. Outra medida importante é a instalação dos painéis eletrônicos informativos nos portais de entrada e saída da cidade e investimentos na malha cicloviária.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Trecho próximo do Plantão Policial terá trânsito parcialmente interditado para obras

Publicado

em

Prefeitura de Hortolândia sinalizará local, no sentido Centro, para evitar transtornos

O motoristas que circularem pela marginal da avenida da Emancipação próxima da Delegacia de Polícia, nesta quinta-feira (20/01), devem redobrar a atenção no local. A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana. realizará obras no trecho da rua Guatambu entre a rua Cacto até e a rua Flamboyant, no Parque dos Pinheiros. O local estará parcialmente interditado para serviços no pavimento, que fazem parte da construção do “Superviário”. Confira abaixo a opção para os motoristas.

“A expectativa é que a interdição para estas obras no local permaneçam pelos próximos 15 dias. Na área, colocaremos placas que indicam o trecho em obras, para alertar o motorista. Também pedimos a colaboração para que sejam respeitados os desvios e a circulação seja no limite de velocidade permitido. Se todos colaborarem, acidentes na região serão evitados”, explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcelos.

DESVIOS

O motorista que estiver na avenida da Emancipação no sentido bairro-Centro e desejar acessar a rua Flamboyant, no sentido Jardim Minda/Jardim Carmem Cristina deve permanecer na  avenida da Emancipação para, à frente, acessar o desvio que estará sinalizado com placa até poder voltar à marginal da via e acessar este sentido.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Menina com microcefalia é a primeira criança de Hortolândia a ser vacinada contra a COVID-19

Publicado

em

Isabelly, de 9 anos, foi imunizada na UBS Dom Bruno Gamberini, na manhã desta quarta-feira (19/01)

“Estou feliz! É um momento que esperamos muito!” Com estas palavras Jaqueline Cristina da Silva expressou seu sentimento de alívio ao ver sua filha, Isabelly, de 9 anos, receber a vacina pediátrica da Pfizer. A menina com microcefalia foi a primeira criança de Hortolândia a ser imunizada contra a COVID-19. A Prefeitura iniciou a vacinação da população infantil de 5 a 11 anos com comorbidade ou deficiência, na UBS (Unidade Básica de Saúde) Dom Bruno Gamberini, na manhã desta quarta-feira (19/01). 

Moradora do Jardim Novo Estrela, Jaqueline ficou apreensiva com a filha durante a fase mais aguda da pandemia. “Fiquei com medo da minha filha ser internada. Ela é paciente de risco e já teve problemas respiratórios”, conta Jaqueline. Para se protegerem, mãe e filha se mantiveram em isolamento social. “Procuramos evitar ao máximo de sair, encontros com a família, para não expô-la”, relata Jaqueline.

Para as famílias receosas de levar suas crianças para a vacinação, Jaqueline diz para se tranquilizarem. “Vacina salva vidas. Protege as crianças. Por isso, é importante levá-las para serem vacinadas”, reforça Jaqueline. 

CADASTRO

A Prefeitura de Hortolândia informa que a vacinação contra a COVID-19 para crianças prosseguirá nesta quinta-feira (20/01) na UBS Parque do Horto, e na sexta-feira (21/01) na UBS Campos Verdes. A vacinação acontecerá das 8h às 15h30. Essas unidades farão exclusivamente a vacinação para as crianças. 

Na próxima semana, a vacinação será realizada nas seguintes unidades:

– Segunda-feira (24/01): UBSs Novo Ângulo e Dom Bruno Gamberini

– Terça-feira (25/01): UBS Rosolém

– Quarta-feira (26/01): UBS Campos Verdes

– Quinta-feira (27/01): UBS Parque do Horto

– Sexta-feira (28/01): UBS Amanda II

Para o início da vacinação, o município recebeu do governo do Estado 1.150 doses da vacina pediátrica da Pfizer. De acordo com a estimativa da Secretaria de Saúde, com base em dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população na faixa etária de 5 a 11 anos do município a ser vacinada é de 26.427 crianças.

A Secretaria de Saúde explica que a vacinação será por livre demanda, com distribuição de senha em cada unidade. De acordo com a Secretaria de Saúde, a previsão é de que sejam aplicadas cerca de 250 doses por dia. 

 

A Secretaria de Saúde reforça a solicitação para que as famílias façam o cadastro das crianças no site Vacina Já (CLIQUE AQUI), do governo do Estado. O cadastro serve para deixar a vacinação mais rápida para evitar filas e aglomeração. Para fazer o cadastro é necessário informar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) da criança. Caso a criança ainda não tenha o documento, a Secretaria de Saúde orienta para que a família ou o responsável providencie a emissão do documento da criança em alguma das agências dos Correios da cidade.  

No dia da vacinação, as crianças deverão ir acompanhadas de pai, mãe ou responsável. Será necessário apresentar laudo que comprove a comorbidade ou a deficiência da criança, com o número do CRM (Conselho Regional de Medicina) do médico que a atende. Também será necessário apresentar comprovante de endereço e o CPF da criança. 

A Secretaria de Saúde ainda solicita para que o acompanhante leve a carteira de vacinação da criança para verificar se a carteira está atualizada. Caso a criança esteja em falta com alguma vacina, a equipe da unidade orientará para que a criança aguarde o intervalo de 15 dias para receber as vacinas faltantes.  

Caso a criança compareça acompanhada de adulto, que não seja pai, mãe ou responsável, ela deverá apresentar o termo de autorização para ser vacinada. O termo deverá ser assinado por pai, mãe ou responsável. O termo está disponível no site da Prefeitura para ser baixado neste LINK. O termo também está disponível em versão impressa nas UBSs da cidade. 

A Secretaria de Saúde reforça a solicitação para que a criança venha com apenas um acompanhante para evitar aglomeração na unidade na hora da vacinação.

Caso a criança apresente reação adversa à vacina pediátrica, a Secretaria de Saúde orienta para que ela seja levada aos serviços públicos de urgência e emergência da cidade.

LISTA DE ESPERA

Em caso de haver sobra de vacina, a Secretaria de Saúde organizará lista de espera. Para entrar na lista, é necessário que o pai, a mãe ou o responsável da criança envie mensagem via WhatsApp para o número (19) 99920-3204. Na mensagem deverão ser informados o nome do pai, mãe ou responsável, e os seguintes dados da criança: nome, CPF, data de nascimento e idade. A Secretaria de Saúde entrará em contato com as pessoas da lista. As pessoas chamadas terão o prazo de meia hora para levar a criança à unidade onde houve a sobra da vacina.

Continue Lendo

Noticias

Nossa Cidade24 minutos atras

Prefeitura intensifica segurança viária com mutirão de sinalização de solo e operação Tapa-Buraco

Trabalhos acontecem, durante toda a semana, em diferentes regiões de Hortolândia A retomada do mutirão de sinalização de solo, realizado...

Nossa Cidade29 minutos atras

Trecho próximo do Plantão Policial terá trânsito parcialmente interditado para obras

Prefeitura de Hortolândia sinalizará local, no sentido Centro, para evitar transtornos O motoristas que circularem pela marginal da avenida da...

poupatempo poupatempo
São Paulo1 hora atras

Poupatempo oferece cerca de 10 mil vagas em mutirão para renovação de CNH

Nesta quarta-feira, dia 19 de janeiro, o Poupatempo libera a grade de agendamento com aproximadamente 10 mil vagas para o...

Baep Delegacia Baep Delegacia
Policial1 hora atras

Dupla rouba carro em Campinas e termina presa em Hortolândia

Na noite dessa terça-feira (18), durante patrulhamento da Ações Especiais de Polícia por bairros de Hortolândia, policiais foram informados via...

Nossa Cidade1 hora atras

Menina com microcefalia é a primeira criança de Hortolândia a ser vacinada contra a COVID-19

Isabelly, de 9 anos, foi imunizada na UBS Dom Bruno Gamberini, na manhã desta quarta-feira (19/01) “Estou feliz! É um...

Nossa Cidade2 horas atras

Hortolândia está em estado de atenção em razão da quantidade acumulada de chuva registrada nos últimos três dias

De acordo com a Defesa Civil, quantidade registrada durante a chuva na noite desta terça-feira (18/01) foi de 67,5 mm...

Amazon

Populares