Nossa Cidade
Prefeitura conclui obra e libera ponte do Santa Emília para o tráfego

Estrutura passou por diversas etapas para total recuperação, com equipes de operários trabalhando inclusive aos finais de semana
A ponte que liga o Jardim Santa Emília ao Jardim Novo Ângulo foi recuperada pela Prefeitura de Hortolândia e, agora, o trânsito de motoristas e pedestres está novamente liberado no local. A Administração Municipal concluiu os trabalhos de recuperação no final da tarde de sexta-feira (15/02) e nas primeiras horas do sábado (16/02), o tráfego no local já estava permitido. O prefeito Angelo Perugini acompanhou a liberação da ponte para o trânsito.
A estrutura passou por diversas etapas para total recuperação, com equipes de operários trabalhando inclusive aos finais de semana. Foram colocadas pedras e telas que fortaleceram a base e as cabeceiras, que também receberam concretagem.
Na parte superior, além da concretagem, foram realizados serviços para evitar infiltrações que possam abalar novamente a estrutura em época de chuva.
Um decreto especial, aprovado pela Prefeitura após as chuvas do primeiro final de semana deste ano, que causaram os problemas na estrutura, permitiu a rápida compra dos materiais necessários para a realização da obra de recuperação da ponte.
A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) foi parceira da Prefeitura na obra. A concessionária realizou a manutenção nas tubulações que estão ao lado das cabeceiras da ponte. Esta intervenção evitou problemas e interrupções nas redes de água e esgoto durante a obra.
INTERDIÇÃO
A ponte que liga o Jardim Santa Emília ao Jardim Novo Ângulo estava interditada desde o dia 5 de janeiro, após fortes chuvas atingirem Hortolândia.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
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Em Hortolândia, vandalismo nos abrigos de ônibus é infração do código de posturas e sujeito à multa

Valores aplicados pela Prefeitura variam de R$ 122,80 a R$ 2.047,00
A Prefeitura de Hortolândia realiza modernização nos abrigos de ônibus em todas as regiões da cidade. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, já foram instalados mais de 150 novos abrigos. Além da mudança das estruturas, os abrigos garantem comodidade e mais segurança aos usuários do transporte público. Os novos abrigos possuem espaço para cadeirante e piso podotátil para deficientes visuais, assim como bancos reforçados para obesos e pictograma que sinaliza a reserva de vaga para PCD (Pessoa com Deficiência).
Para manter os abrigos conservados, é necessária a colaboração da população. Vandalizar os abrigos com pichações, colar cartazes e danificar ou quebrar as estruturas é infração do código municipal de posturas . O infrator fica sujeito às penalidades definidas em lei. Os valores das multas variam de 30 (trinta) UFMH equivalente a R$ 122,80 a 500 UFMH (quinhentas) equivalente a R$ 2.047,00. Ao flagrar este tipo de situação, o municípe pode acionar a Guarda Municipal pelos telefones 153 / 08000-111-580.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
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Formação para professores da rede municipal de ensino mostra como recuperar perdas na aprendizagem causadas pela pandemia

Cerca de 50 profissionais da Educação Básica participam da atividade, nesta terça e quarta-feira (05 e 06/07)
Cerca de 50 professores da rede municipal de ensino participam, nesta terça e quarta-feira (05 e 06/07), da formação “Fortalecimento contínuo de aprendizagem: saberes em foco”, promovida pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, no Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”, no Remanso Campineiro. A capacitação tem como objetivo primordial contribuir para a recuperação das aprendizagens essenciais das crianças não consolidadas na pandemia. A atividade é ministrada pelas professoras Cristiane Begalli, Cristiane Santos e Elizandra Marinho.
A formação atende ao que é preconizado no artigo 24 da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) 9394/96 e contribui para ampliar as estratégias que garantam a continuidade da aprendizagem por parte dos alunos municipais, considerando as dificuldades pedagógicas trazidas pela pandemia do Coronavírus.
De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, apesar de todo o esforço realizado pelos profissionais da Educação, durante os dois anos iniciais da pandemia, verificou-se que havia crianças em condição de defasagem em relação aos processos de aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática. A situação foi detectada ainda em outubro de 2021, após aplicação de atividade diagnóstica, no retorno presencial às aulas na rede municipal de Hortolândia.
Com a realização do programa, a Prefeitura busca mitigar defasagens e promover a recuperação paralela complementar, voltada a crianças com baixo rendimento escolar, com foco na alfabetização e na superação das dificuldades de aprendizagem nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
“É um programa de reforço para garantir a melhoria de aprendizagem dos alunos da nossa rede, até em razão de todo o processo que tivemos da pandemia. Muitos alunos tiveram ou apresentaram alguma dificuldade por causa disso. Então, para sanar as dificuldades dos alunos, principalmente na questão da alfabetização, esse programa vem para ajudar”, afirma a professora Cristiane Begalli.
De acordo com a professora Cristiane Santos, para otimizar o ensino e a aprendizagem, uma das propostas, a ser implantada no segundo semestre letivo, é formar agrupamentos com, no máximo, 10 crianças. Essas crianças serão reavaliadas constantemente com o objetivo de repensar as estratégias de ensino para o alcance individual de cada criança.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
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Apresentações festivas marcam encerramento de semestre letivo no Cier em Hortolândia

Cerca de 230 estudantes e profissionais da Educação participaram das comemorações, realizadas nesta terça-feira (05/07), na quadra da escola, no Jd. Santo André
Eventos festivos e lúdicos, na quadra da escola, marcaram o encerramento das atividades do primeiro semestre letivo deste ano no CIER (Centro Integrado de Educação e Reabilitação) Romildo Pardini, unidade escolar da Prefeitura de Hortolândia, no Jardim Santo André, voltada ao atendimento de estudantes com deficiências múltiplas. As apresentações do espetáculo “Vila do Chaves em: enfrentando a pandemia, que saudades da escola!” aconteceram nesta terça-feira (05/07), nos períodos matutino e vespertino, e reuniram estudantes e profissionais da unidade, totalizando cerca de 230 pessoas.
“Eu quero que o mundo conheça o CIER e que o CIER conheça o mundo!”, afirmou a terapeuta educacional da unidade, Ângela Rocha, que conduziu as apresentações, buscando envolver a todos. Especialistas, professores, educadores e estudantes vestiram-se a caráter e atuaram nas apresentações.
“Eu gostei da apresentação. A gente se despediu da Neusa hoje e quinta-feira passada. A gente fez homenagem pra ela hoje. Eu gostei de me apresentar. Minha família veio e assistiu. Eu fui o Kiko”, comentou Diogo de Souza, de 27 anos, estudante do CIER, referindo-se à monitora Neusa Uliana, que solicitou aposentadoria.
“Eu fiquei muito emocionada com a apresentação, porque ano passado o Felipe teve COVID-19. Eu quase o perdi. Então, vê-lo se apresentar hoje me emocionou muito. Saber que estamos vencendo essa batalha também está sendo ótimo. Ver Felipe se apresentando com as outras crianças foi muito importante”, ressaltou Solange Santos, mãe do estudante Felipe Santos, de 12 anos.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
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