A Prefeitura de Hortolândia concluiu, nesta semana, a construção da cabeceira da Ponte Estaiada, rampa de 84 metros implantada desde a rua José João da Silva, no Jd. Santa Rita de Cássia, até o início da estrutura. A obra, iniciada em setembro do ano passado, tem como objetivo acelerar a liberação da ponte para o tráfego de veículos. Para que isso seja possível, o município aguarda agora que a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) faça a pavimentação da ponte e o acesso pela extremidade que fica no Jardim Novo Ângulo. O trabalho do Estado já está em andamento e faz parte do serviço de implantação do Corredor Metropolitano Noroeste, cujas obras avançam rumo ao Jardim Novo Ângulo. Com a conclusão do Corredor metropolitano, a Ponte Estaiada ligará o corredor expresso de ônibus à Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101). Além disso, a estrutura vai integrar as regiões Leste (Novo Ângulo) e Oeste (Jd. Amanda) da cidade.
A obra realizada pela Prefeitura recebeu, nas laterais da rampa, ciclovia e travessia de pedestres. Estruturas de concreto, conhecidas como barreira “New Jersey”, foram implantadas para proteção dos pedestres. A ponte recebeu, ainda, muretas com gradil ao lado da faixa de rolagem de veículos, separando o trânsito do trecho de ciclovia e da calçada para pedestres. Toda a estrutura foi pintada com tinta antipichação: mesmo que a ponte seja alvo de vandalismo, é possível remover a tinta com maior facilidade do que se não houvesse esta proteção.
“A conclusão dessa etapa da obra é mais um passo rumo à realização do sonho de colocar a Ponte Estaiada em operação para facilitar o trânsito local e regional. Por meio deste trajeto, ficará muito mais fácil atravessar a cidade e chegar em Campinas. As obras que cabem ao Estado estão em andamento e, logo, logo, entregaremos essa obra para a população”, afirma o prefeito Angelo Perugini.
O projeto para construção da ponte teve início em 2011, na gestão anterior do prefeito Perugini. A estrutura tem 700 metros de extensão, 16,9 metros de largura e 75 metros de altura. Além de ser cartão postal do município, a Ponte Estaiada também evitará que o trânsito regional, que seguirá pelo Corredor Metropolitano, entre em conflito com o tráfego local, desafogando a avenida da Emancipação. Isso porque o projeto inicial do Corredor Metropolitano previa que a partir da avenida Olívio Franceschini, o trajeto regional seguisse pela avenida da Emancipação até a SP-101.
Retomada do Corredor Metropolitano
A EMTU retomou, em abril, a obra de continuidade do Corredor Metropolitano Noroeste, em direção ao Jardim Novo Ângulo, incluindo a Ponte Estaiada. O serviço realizado pelo Estado é acompanhado pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Obras. Os trabalhos em andamento priorizam a Ponte Estaiada, com pavimentação da estrutura e construção do acesso. Nesta semana, o terreno no Jardim Novo Ângulo onde será aberto o novo viário para o Corredor Metropolitano recebe tubos para drenagem de águas pluviais, ação que cria condições para que a água da chuva seja devidamente escoada após a pavimentação do trecho.
O Estado investe R$ 58,2 milhões nas obras em Hortolândia, que incluem a interligação da avenida Olívio Franceschini com a ponte; a pavimentação da ponte; o viário da ponte até a SP-101, com duas alças de acesso do Corredor à rodovia, nos sentidos Monte Mor e Campinas; duas estações de transferência nos bairros Peron e Rosolen; cinco estações de embarque e desembarque; além de um CCO (Centro de Controle Operacional), na avenida Olívio Franceschini; e de um viaduto na SP-101, na altura do Jardim Rosolen. Posteriormente, a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) fará um dispositivo de acesso na SP-101, unido definitivamente o Corredor à rodovia.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
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