22 de maio de 2024
Nossa Cidade

Prefeitura conclui implantação de iluminação em LED na avenida Panaíno

Quem trafega no período noturno pela avenida Panaíno, que integrará as regiões do Jd. Santa Clara do Lago até o Jd. Novo Ângulo, observa toda a extensão da via da já iluminada. Após o período de testes das luzes, o local está oficialmente iluminado com luminárias LED, instaladas em postes ornamentais. A tecnologia LED tem maior potencial de luminosidade, com eficiência energética e economia. 

A avenida Panaíno tem mais de dois quilômetros de via duplicada e asfaltada, desde a avenida da Emancipação até o Corredor Metropolitano. Neste trajeto, está em construção uma ponte sobre o córrego que corta a via. A obra deste novo complexo viário inclui canteiro central, calçada para pedestres, ciclovia, guias e sarjetas, sistema de drenagem de águas pluviais e iluminação de LED, todas ações já executadas. O trabalho é realizado com recursos financiados pelo Banco CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), proveniente de financiamento internacional contratado pela Prefeitura em 2018 para realização de diversas obras de infraestrutura e mobilidade urbana, ações que garantirão a retomada do desenvolvimento econômico da cidade.

Com a avenida Panaíno, a população terá uma nova opção de trajeto entre as regiões da cidade, com viário mais rápido, seguro e eficaz. Hoje, os motoristas da região do Jd. Santa Clara precisam pegar a Av. da Emancipação para seguir em dois trajetos possíveis sentido Novo Ângulo: pela Ponte da Esperança ou pela Rodovia SP-101. De acordo com a Secretaria de Obras, com a abertura da avenida Panaíno, a Prefeitura desafogará o trânsito na avenida da Emancipação, principalmente nos horários de pico. A nova avenida também facilitará o acesso dos motoristas ao Corredor Metropolitano, de onde será possível seguir para Campinas pela SP-101.

NOVA ILUMINAÇÃO E MAIS SEGURANÇA

Além da instalação de postes e luminárias LED nas avenidas em construção na cidade, a Prefeitura realiza a troca das lâmpadas antigas das ruas, de vapor de sódio, por novas lâmpadas com tecnologia LED. De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, mais de 13 mil pontos da cidade já receberam a substituição. A estimava é que, ainda neste ano, seja realizada a troca de mais 8 mil lâmpadas, totalizando a substituição de 22 mil luzes, ou seja, 100% das lâmpadas das ruas.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98