Quem trafega no período noturno pela avenida Panaíno, que integrará as regiões do Jd. Santa Clara do Lago até o Jd. Novo Ângulo, observa toda a extensão da via da já iluminada. Após o período de testes das luzes, o local está oficialmente iluminado com luminárias LED, instaladas em postes ornamentais. A tecnologia LED tem maior potencial de luminosidade, com eficiência energética e economia. 

A avenida Panaíno tem mais de dois quilômetros de via duplicada e asfaltada, desde a avenida da Emancipação até o Corredor Metropolitano. Neste trajeto, está em construção uma ponte sobre o córrego que corta a via. A obra deste novo complexo viário inclui canteiro central, calçada para pedestres, ciclovia, guias e sarjetas, sistema de drenagem de águas pluviais e iluminação de LED, todas ações já executadas. O trabalho é realizado com recursos financiados pelo Banco CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), proveniente de financiamento internacional contratado pela Prefeitura em 2018 para realização de diversas obras de infraestrutura e mobilidade urbana, ações que garantirão a retomada do desenvolvimento econômico da cidade.

Com a avenida Panaíno, a população terá uma nova opção de trajeto entre as regiões da cidade, com viário mais rápido, seguro e eficaz. Hoje, os motoristas da região do Jd. Santa Clara precisam pegar a Av. da Emancipação para seguir em dois trajetos possíveis sentido Novo Ângulo: pela Ponte da Esperança ou pela Rodovia SP-101. De acordo com a Secretaria de Obras, com a abertura da avenida Panaíno, a Prefeitura desafogará o trânsito na avenida da Emancipação, principalmente nos horários de pico. A nova avenida também facilitará o acesso dos motoristas ao Corredor Metropolitano, de onde será possível seguir para Campinas pela SP-101.

NOVA ILUMINAÇÃO E MAIS SEGURANÇA

Além da instalação de postes e luminárias LED nas avenidas em construção na cidade, a Prefeitura realiza a troca das lâmpadas antigas das ruas, de vapor de sódio, por novas lâmpadas com tecnologia LED. De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, mais de 13 mil pontos da cidade já receberam a substituição. A estimava é que, ainda neste ano, seja realizada a troca de mais 8 mil lâmpadas, totalizando a substituição de 22 mil luzes, ou seja, 100% das lâmpadas das ruas.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia