Nossa Cidade

Prefeitura coloca GMs fixos para oferecer mais segurança aos visitantes do Parque Irmã Dorothy

Medida, que entra em vigor neste final de ano, atende à demanda da população, que fez do parque uma das principais opções de lazer da cidade

Prefeitura coloca GMs fixos para oferecer mais segurança aos visitantes do Parque Irmã Dorothy

A partir de agora, um dos principais cartões postais de Hortolândia está mais seguro. Além das viaturas que passam regularmente, patrulhando o local, dois GMs (Guardas Municipais) vão permanecer, dia e noite, no Parque Socioambiental Irmã Dorothy, para garantir a tranquilidade dos frequentadores. A informação é do comandante da GM (Guarda Municipal), Márcio Luiz do Prado.

O parque, inaugurado em 2008, após a recuperação de uma área degradada, tem atraído centenas de visitantes em busca de lazer, equilíbrio e contato com o meio ambiente. Localizado Rua Manoel Antônio da Silva, s/n, no Jardim Nossa Senhora de Fátima, o espaço funciona de segunda a domingo, das 7h às 18h.

Espaço recebe mil pessoas/dia, aos finais de semana

Com entrada gratuita, o espaço recebe, em média, 500 pessoas/dia durante a semana e aos sábados e o dobro disso, aos domingos e feriados. Oferece pista de caminhada interna, estufa, orquidário e maternidade da árvore, espaço plano para passeio de bicicleta, patins e skate, além de pedalinho (em datas especiais). Em novembro, a Administração instalou brinquedos novos no parquinho, muito apreciado pela garotada; colocou mesas e bancos de alvenaria no espaço próximo à nascente revitalizada, que tanto pode ser usado para descanso quanto para piquenique, e redistribuiu os cestos de lixo para facilitar a vida do visitante e estimular o descarte consciente.

No complexo do parque, está instalado também o Ginásio Poliesportivo Victor Savalla, sede de disputas esportivas e apresentações culturais; o Centro de Treinamento de Ginástica Artística Yasmin Geovana Santos Bonfim, onde funcionam as escolinhas de ginástica artística e rítmica da Prefeitura, e o CAC (Centro de Arte e Cultura), onde acontecem palestras, cursos e outras atividades pedagógico-culturais. Na área externa, a população encontra uma academia ao ar livre, com equipamentos de ginástica que podem ser usados não apenas pelos moradores do entorno, mas por toda a população.

Patrulhamento intensificado

Após reunião realizada, no início deste mês, entre os secretários Aldo Aluízio Silva (Meio Ambiente) e Marcelo Borges (Segurança), o comandante da GM (Guarda Municipal), Márcio Luiz do Prado, a diretora de Meio Ambiente e equipes da fiscalização ambiental, foi intensificado o patrulhamento interno no parque. Durante o dia, e, à noite, duas viaturas se revezam para fazer a vigilância, passando pelo local e também parando. Segundo Prado, também ficou acertada a colocação de dois guardas municipais fixos no local, durante o dia e à noite, que já começaram a atuar.

Todas estas medidas são essenciais para combater um problema que tem contrastado com a beleza e a paz reinantes no local: o vandalismo. O parque tem sido alvo deste tipo de prática nos últimos meses, sobretudo à noite, entre 18h e 6h, horário em que está fechado ao público.

O total de gastos devido ao vandalismo, neste ano, já chega a R$ 7,22 mil, segundo a Secretaria de Meio Ambiente, gestora do local. Para combater este tipo de problema, a Prefeitura também pede a ajuda da população, no sentido de denunciar quem comete este tipo de crime.

Tirar fotos, indicar o número de envolvidos ou mesmo características físicas dos autores, ou outro tipo de detalhe pode ser de grande valia para punir responsáveis e evitar novas ocorrências. Quem quiser ajudar a preservar este importante equipamento público da cidade pode ligar gratuitamente para 0800-111580. O autor da ligação não é identificado.

Além deste, há outros canais para encaminhar pistas valiosas: 3965-1400, Ramal 7913 (SMMA) e meioambiente@hortolandia.sp.gov.br.

“A Prefeitura tem se empenhado em manter o local organizado, agradável e seguro. Mas precisamos do apoio da população”, afirma Eliane Nascimento, diretora de Meio Ambiente.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia



Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98