Nas escolas de tempo integral, estudantes da rede municipal de Hortolândia poderão, em breve, participar de atividades culturais, esportivas, artísticas, de lazer e cidadania, no horário oposto ao do ensino regular. O Projeto Político-Pedagógico (PPP) do programa que prevê a implantação da jornada escolar ampliada está sendo apresentado pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, nesta semana, a pais e responsáveis. Prioridade do governo Angelo Perugini na área da Educação, a política pública da Prefeitura também foi tema de reunião na Câmara Municipal, nesta segunda-feira (09/10).
A implantação do programa está em discussão com os profissionais da Educação, desde o início do ano. Até agora, foram realizados cerca de 30 encontros específicos. A equipe responsável pelo programa também realizou visitas às unidades da rede para ouvir gestores de escolas, avaliar a estrutura física e dimensionar gastos com alimentação. A versão final do PPP foi apresentada a Supervisores do Ensino Fundamental, Coordenadores de Formação, gestores escolares e demais profissionais da Secretaria no dia 20 de setembro, em reunião com cerca de 30 pessoas, no CFPE (Centro de Formação dos Profissionais da Educação) “Paulo Freire”.
Segundo o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes, a ideia do projeto não é sobrecarregar a criança de atividades, no contra turno, mas permitir que desenvolva dentro da escola atividades lúdicas, para que vivencie o “aprender brincando”. “Queremos alinhar educação formal e educação social, que a escola seja para a criança um ambiente divertido, do brincar, do praticar esportes, de proteção à condição de ser criança dentro do ambiente escolar”, explica.
Estações de vivência
O novo regime será implantado gradualmente na rede municipal, a princípio em cinco escolas, atendendo 100 alunos em cada unidade. Estas escolas oferecerão aos alunos, no período oposto ao das aulas regulares, estações de vivência. Há cinco possibilidades: Orientação de Estudos/Acompanhamento pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática; Linguagens Artísticas (música, teatro e dança); Corpo e Movimento (práticas pré desportivas); Língua Estrangeira; e Protagonismo Social (Conviver Bem; Bullying e Cyberbullying; Trânsito Amigo; Os perigos do videogame e celular; Pipa, sim, Cerol, não!). Cada unidade definirá as atividades mais apropriadas a seus alunos.
Em cada escola, as estações de vivência terão seu próprio projeto personalizado, de forma a atender às necessidades específicas da comunidade escolar. O eixo que enfoca temas do Protagonismo Social será desenvolvido em parceria com a Guarda Municipal. Os agentes de prevenção do Núcleo de Desenvolvimento/Setor de Projetos Sociais da GM já atuam na rede municipal de ensino, em outro projeto, o “Bem Me Quer, Paz Se Quer”.
As estações de vivência serão acompanhadas de perto por coordenadores pedagógicos do Centro de Formação. Eles farão ações formativas com os profissionais que atuarão com os educandos.
Escolas de Tempo Integral
Atualmente, já existem na rede municipal quatro escolas que funcionam em tempo integral: Emeb Jd. Interlagos, Emef Dayla Cristina Souza de Amorim (Jd. Santiago), Emef Profª Patrícia Mª Capelato Basso (Jd. São Sebastião) e Emef Viva Mais (Jd. Santa Clara do Lago). Nestas unidades, 1.550 alunos são beneficiados. Implantado inicialmente em 2011, ainda na segunda gestão Perugini, o projeto é retomado agora. A ideia é ampliar o tempo dos alunos na escola, oferecendo atividades de cultura, esporte, lazer e qualificação profissional.
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