Início Notícias Nossa Cidade Prefeitura alerta sobre riscos da Chikungunya

Prefeitura alerta sobre riscos da Chikungunya

Doença transmitida por picada de pernilongos tem sintomas mais severos do que os da Dengue

livro-dengue

A Prefeitura de Hortolândia aproveita a programação da Semana Estadual de Mobilização contra a Dengue para conscientizar a população sobre os perigos da Chikungunya, doença transmitida por picada de pernilongos, cujos sintomas são semelhantes aos da dengue, porém mais intensos. A orientação quanto ao contágio pelo vírus causador da Chikungunya é evitar água parada, onde o mosquito transmissor pode depositar ovos e procriar.

Durante a semana de Mobilização, que vai até a sexta-feira (21/11), a Secretaria de Saúde fará a distribuição de material informativo sobre a dengue e Chikungunya. O folheto traz orientações sobre os sintomas da doença emergente, como dor de cabeça intensa, febre alta e repentina, dor muscular e nas articulações, entre outros sinais. Normalmente, os sintomas aparecem cerca de 12 dias após a picada pelos mosquitos das espécies Aedes aegypti (transmissor da Dengue) e Aedes albopictus.

Apesar de os sintomas serem mais severos do que os da Dengue, quem teve Chikungunya fica imune e não é mais infectado pelo vírus. No entanto, a pessoa pode contrair Dengue, que não imuniza a pessoa doente, sendo uma doença reincidente. Não existem vacinas contra a Dengue nem contra a Chikungunya, sendo que a prevenção aos mosquitos é a melhor forma de evitar a doença.

Semana de Mobilização

Além da distribuição de material informativo durante a Semana Estadial de Mobilização contra a Dengue e Chikungunya, agentes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) vão realizar abordagens por meio de uma tenda itinerante, que será montada nas UPAS-24h (Unidades de Pronto Atendimento). No local, a população pode observar uma exposição com vários estágios de desenvolvimento dos pernilongos, desde a fase em que ainda são larvas, até a fase adulta, quando transmitem tanto a Dengue quanto a Chikungunya.

Neste ano, Hortolândia registra 2.160 casos positivos de Dengue. Não foi registrado nenhum caso de Chikungynia na cidade.

Confira a programação da Semana de Mobilização:

Quarta-feira (19/11)

Exposição educativa

Local: UPA Nova Hortolândia

Quinta-feira (20/11)

Exposição educativa

Local: UPA Jd. Amanda

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98