A Prefeitura adiou mais um encontro do ciclo de palestras “Percurso de webinários: Educação na Rede”. Em razão da morte do prefeito Angelo Perugini, o evento, que aconteceria nesta quarta-feira (07/04), às 18h30, foi remarcado para o dia 14 deste mês. O anterior, que seria o terceiro da série, com a diretora de Segurança Alimentar, Alessandra Sarto, também havia sido cancelado, porém em razão da antecipação do recesso escolar de julho para março.

Para o próximo encontro, remarcado para a próxima semana, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia convidou a diretora da Associação Cidade Escola Aprendiz, Natacha Costa, que falará sobre “Educação Integral: concepção e práticas”. O evento será realizado via plataforma Zoom e retransmitido aos mais de dois mil profissionais da rede municipal de Educação por meio do canal da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia no Youtube, neste link: https://www.youtube.com/secretariadeeducacaocienciaetecnologiahortolandia.

“Em tempos como esse, que nos desafiam a pensar, elaborar e executar a Educação dentro de um formato que exige o distanciamento, o uso de tecnologias, como esses webinários, reforça a nossa proposta pedagógica, faz com que a gente consiga trazer o professor, o educador, para uma reflexão da sua prática, mesmo não estando presencialmente na sala de aula, mas para que ele possa conceber a sala de aula fora desse espaço físico, de ter essa percepção do conhecimento, da aprendizagem, independente de uma estrutura física”, afirma o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes.

Além de dirigir a Associação Cidade Escola Aprendiz, Natacha Costa participa ativamente da construção das agendas de Educação Integral, Inovação na Educação e Exclusão Escolar no país, atuando em conselhos e comitês relacionados a estes temas. Atualmente é membro do Conselho Estratégico Universidade-Sociedade da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), do Comitê Nacional para a Busca Ativa Escolar do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), do Movimento de Inovação na Educação, do Conselho Consultivo do Núcleo de Projeto e Pesquisa em Cultura, Cidade, Gênero e Primeira Infância do Instituto Brasiliana/Universidade Mackenzie e compõe o conselho consultivo do programa Escolas 2030 no Brasil.

Ciclo de palestras

Os encontros do ciclo de palestras, inicialmente quinzenais, apresentam aos participantes diferentes temas, motivando uma reflexão sobre educação e tecnologia na atualidade. Além de beneficiar gestores educacionais, professores e educadores municipais, o ciclo formativo também será aberto ao público em geral. A ideia é promover a troca de experiências e construir uma rede ativa para a educação em Hortolândia. Em razão dos cuidados e protocolos de prevenção contra o Coronavírus, os encontros acontecem de maneira remota. Convidados e formadores participam da palestra via plataforma Zoom, enquanto os demais acompanham o evento pelo Youtube. 

De acordo com o diretor de Ciência e Tecnologia, Felipe Amaro dos Santos Neto, a principal proposta do webinário é quebrar o paradigma que enquadra a tecnologia apenas como um equipamento, mostrando-a como ferramenta de desenvolvimento de novas ciências, habilidades e conhecimentos, através da prática tecnológica. 

Sobre os certificados

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a partir de agora, a emissão de certificados passa a ser exclusiva para os profissionais da Educação da rede municipal e da Univesp, universidade do Governo do Estado conveniada com a Prefeitura.

Interessados em participar do debate podem enviar, pelo chat, perguntas que serão respondidas, conforme a disponibilidade de tempo dos palestrantes.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia