Além de palestras e caminhadas, prédios públicos estarão iluminados de rosa
A Prefeitura de Hortolândia realiza, neste mês, a campanha “Outubro Rosa” de conscientização sobre o câncer de mama. A programação conta com palestras para orientação sobre autoexame e prevenção, mutirão para agendamento de mamografias, caminhada e outras atividades.
Para marcar o período de conscientização, prédios públicos terão iluminação ornamental rosa. A decoração poderá ser conferida a partir da noite desta terça-feira (1º/10). Além do Paço Municipal Palácio das Águas, no Remanso Campineiro, estarão iluminados o Hospital Municipal e Maternidade, no Jardim Mirante, e o Setor de Eventos A Poderosa, no Jardim Rosolen.
A programação do mês conta com a realização do Dia Rosa, neste dia 10. Na data, servidores municipais vestirão as cores rosa e branca durante o expediente. Na mesma data, alunas do projeto Bem-Estar participam de palestras com orientações sobre prevenção do câncer de mama.
Nos dias 15 e 16 deste mês, haverá distribuição de material informativo sobre a campanha de conscientização, com equipes fazendo abordagem de motoristas e pedestres nas principais avenidas da cidade.
No dia 2 de novembro, uma caminhada encerra a programação especial. A concentração, às 8h, ao lado do Cier (Centro Integral de Educação e Reabilitação) Romildo Pardini, no Jardim Santa Amélia, será um convite para que a população vista roupas nas cores rosa ou branca e caminhem até o Parque Chico Mendes, na Região Central. No ponto de encontro, haverá uma aula de lian gong, encerrando o percurso.
“As atividades propostas para este mês são importantes para a conscientização das mulheres sobre a necessidade de prevenir o câncer de mama, por meio do autoexame e da mamografia. A incidência de mulheres jovens com esta doença é cada vez maior, o que significa que o câncer de mama não leva em conta a idade. Por isso, todas devem fazer exames preventivos. Caso notem algo diferente, devem buscar imediatamente orientação médica”, enfatizou a secretária de Governo, Renata Belufe.
Uma estimativa do Inca (Instituto Nacional do Câncer) aponta que, a cada ano, surgem 56 novos casos da doença para cada grupo de 100 mil mulheres. Por isso, a orientação sobre como prevenir e diagnosticar a doença precocemente são essenciais para garantir a saúde da mulher.
Mamografia
No próximo dia 18, um mutirão de mamografia mobilizará profissionais da Secretaria de Saúde. Pacientes que aguardam a realização do exame serão atendidas, a fim de agilizar o atendimento dos agendamentos. A realização do diagnóstico precoce do câncer de mama aumenta as chances de sucesso do tratamento.
Para a realização de mamografia, Hortolândia conta com a unidade do Cesm (Centro Especializado em Saúde da Mulher), no bairro Green Park. Pacientes com encaminhamento das unidades de saúde realizam o exame de diagnóstico, que é avaliado por uma equipe de especialistas.
Fonte: Pref. Hortolândia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98