Serviço volta a funcionar em novo endereço, no mês de março
A Prefeitura de Hortolândia estrutura e adapta o novo prédio da Farmácia Popular para reabrir a unidade, que passará a funcionar na avenida Anhanguera, na Vila Real Continuação. Até o final do ano passado, a Farmácia Popular funcionava na Avenida Olívio Franceschini, no bairro Remanso Campineiro. A meta da Secretaria de Saúde é abrir a unidade no mês de março.
De acordo com a Secretaria de Saúde, novo prédio oferecerá mais facilidade de acesso ao serviço, além de garantir a armazenagem correta dos medicamentos, em salas climatizadas, conforme padrão federal exigido pela Fiocruz (Fundação Osvaldo Cruz), que executa o programa e disponibiliza os remédios para as farmácias populares.
A gerente de divisão da Central de Abastecimento da Saúde, Elisabete Keller, explicou que o antigo prédio perdeu a licença de funcionamento, no final do ano passado, porque não oferecia condição adequada de armazenamento dos remédios.
“A atual Administração escolheu o prédio, que está sendo adaptado e estruturado seguindo, rigorosamente, as normas federais estipuladas pela Fiocruz”, disse Elisabete.
Segundo a farmacêutica responsável pela Farmácia Popular, Michele Gonçalves, o serviço atende uma média de 400 pessoas por mês. “Com o novo prédio, o número de atendimentos deve aumentar por causa da maior facilidade de acesso ao local”, avalia a farmacêutica.
A Farmácia Popular começou a funcionar em Hortolândia, em 2006, no primeiro governo do prefeito Angelo Perugini. É uma parceria da Prefeitura com o governo federal, por meio do Ministério da Saúde e a Fiocruz.
Na Farmácia Popular, remédios são vendidos a baixo custo. O local disponibiliza medicamentos para diabetes, hipertensão e asma. Também são encontrados nas unidades medicamentos controlados, antibióticos, antivirais, anticoncepcionais e antifúngicos, com valores bem abaixo dos praticados pelas farmácias comuns.
UNIDADE DO JD. AMANDA É OPÇÃO
Hortolândia tem outra unidade da Farmácia Popular que funciona, normalmente, na avenida Brasil, nº 1.100, Jd. Amanda, das 8h às 17h.
A orientação da Secretaria de Saúde é de que até a reabertura da Farmácia Popular, na Vila Real Continuação, moradores de outras regiões que precisarem de medicamentos do programa, utilizem a unidade do Jd. Amanda.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98