Nossa Cidade

Prefeitura aciona Cetesb por causa de despejo irregular na lagoa do Observatório Ambiental

Equipe técnica da Prefeitura acompanhou vistoria feita pelo órgão estadual no local 

A Prefeitura de Hortolândia trabalha para garantir a coleta e o tratamento de água para a população. Mas, infelizmente, ainda tem gente que insiste com a prática do despejo irregular de resíduos domésticos em manaciais da cidade. A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável solicitou vistoria da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) nas águas da lagoa do Observatório Ambiental Parque Escola (antigo Creape), localizado no Jardim Santa Claro do Lago, nesta segunda-feira (30/05). A solicitação foi feita em razão de possível despejo irregular no leito do manancial, que recebe água do córrego Santa Clara. A ação foi acompanhada pela equipe técnica da secretaria.

Anuncio


De acordo com o órgão estadual, a vistoria detectou matéria orgânica proveniente de esgoto sanitário na lagoa. Os detritos formaram um “lençol” de cor esverdeada sobre a superfície da água. A Prefeitura coletou amostras do material presente nas águas para análise. A ação é para verificar o nível de contaminação das águas da lagoa.

Coleta de esgoto

A Prefeitura de Hortolândia tem constatado o despejo irregular de esgoto em córregos, lagoas e ribeirões do município. Em março deste ano, a Prefeitura acionou a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) para verificar a presença de lodo na lagoa do Observatório (foto). A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento Oliveira, alerta sobre os malefícios provocados pelo despejo irregular. 

A secretária ainda reforça para que os moradores façam a ligação de esgoto em suas casas, caso ainda não tenham feito isso. Essa atitude colabora para a limpeza da cidade e também a saúde de toda a população. “A colaboração dos moradores é fundamental para impedir o despejo irregular em mananciais da cidade e, também, o descarte de lixo e restos de construção que vão parar nas águas dos córregos e lagoas”, alerta Eliane. 

Atualmente, Hortolândia coleta 98% do esgoto gerado em seu território, sendo tratado 100% do material coletado.

Aplicativo Agenda Verde

A secretária salienta que o despejo irregular de resíduos domésticos em áreas públicas da cidade é crime ambiental. A população pode denunciar tais crimes por meio do aplicativo Agenda Verde, que auxilia na identificação de pessoas e veículos que praticam a irregularidade. “Para baixar o aplicativo, basta fazer o download gratuito nas plataformas Google Play ou App Store do celular. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo”, reforça Eliane. 

O denunciante pode enviar fotos e textos para o aplicativo, o que facilitará o trabalho dos agentes de fiscalização ambiental. Com isso, a população ajuda a evitar o descarte irregular de resíduos e materiais que vão parar em rios, lagos, lagoas e mananciais do município, causando poluição, mau cheiro, o surgimento de plantas aguapés na superfície da água, dentre outros problemas.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo