Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura abre segunda temporada de Concerto Oficial de Inverno

Publicado

em

O Concerto Oficial de Inverno, programação realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, abre sua segunda temporada do ano com apresentações dos grupos Vibrasax e Turuntuntun. O evento acontece nesta quarta-feira (9/08), às 20h, na Sala Maestro Eleazar de Carvalho, nas dependências do Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia (CEMMH), localizado na rua Vicente Palhão, s/n, Jardim Santa Cândida.

De acordo com a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, na primeira parte do show, o grupo Vibrasax tocará seu repertório baseado em músicas de filmes estrangeiros, como: “Frozen”, Song Book, Ultimate Star Wars Compilation, Seleção Shrek Quartet Saxophone e Pirates Of the Caribean Medley. Na parte final do evento, o grupo Turuntuntun reservou o espaço para tocar músicas sobre “Mitos Brasileiros”, cujos personagens retratados na oportunidade serão: Curupira, Iara, Saci Pererê, Uirapurú e Mula sem cabeça.

Os concertos oficiais do Centro de Educação Musical têm uma série de 18 apresentações, divididas em três estações: Outono, Inverno e Primavera. As programações têm repertório diversificado, apresentado tanto pela Banda Municipal, com 42 integrantes, quanto por grupos de Câmara, com uma média de cinco integrantes. O Concerto de Outono, apresentado pela Banda Municipal, abre a programação anual dos concertos oficiais.

Confira a programação do Concerto de Inverno:
I PARTE – VIBRASAX “TEMAS DE FILMES”

*Ar. By N. Unuma – “Frozen” Song Book

*Ar. Jack Bertelli – Ultimate Star Wars Compilation

* Ar. Anônimo(Musescore) – Seleção Shrek – Quartet Saxophone.

*K. Badelt, H. Zimmer, B. Herald – Pirates of the Caribbean Medley

Componentes:-
Saxofones Alto – João Dias de Almeida, Livia Gastardeli Tavares Câmara, Regina Pereira Lima
Saxofones Tenor – Joycee Tayná de Carvalho Viana, Marco Aurélio Filier Junior
Saxofone Barítono – Rafael da Silva
Percussão :- Gabriel Carvalho de Souza, Jefferson Henrique Pereira
Músicos Convidados:
Saxofone Alto – Rafael Ferreira de Almeida Silva
Saxofone Alto e Saxofone Barítono – Higor Willian Patrício de Souza
Saxofone Tenor – Pedro Henrique Alves Souza
Monitor Responsável – João Dias de Almeida

II PARTE – TURUNTUNTUN “MITOS BRASILEIROS”

* Ney Rosauro – Mitos Brasileiros
1-Curupira
2- Iara
3- Saci Pererê
4- Uirapurú
5- Mula sem cabeça

Componentes: –
Adriana Laranjeira, Amanda Brito da Silva, Clayton Pereira de Gonçalves Morais, Gabriel Carvalho de Sousa,
Jefferson Henrique Pereira, Priscila Pereira de Andrade
Participação especial: Adailton José Justino

Nossa Cidade

Guardas Municipais de Hortolândia começam a atuar como agentes de trânsito

Publicado

em

Medida entrou em vigor, nesta terça-feira (09/08), após publicação de portaria no Diário Oficial Eletrônico do Município

A partir desta semana, 25 GMs (Guardas Municipais) de Hortolândia passaram a desempenhar mais uma função na esfera pública: a de agentes de trânsito. Os profissionais, previamente selecionados pela Secretaria de Segurança, foram capacitados para as novas tarefas em formação de 96 horas-aulas, 76 h/a na modalidade presencial e 20 h/a na modalidade remota, realizada entre 2021 e 2022 pela empresa Auto Trânsito, contratada pela Prefeitura por meio de licitação. 

A autorização para o início das novas atribuições legais, conferidas pelo Decreto Municipal no 3752/2017, foi publicada nesta terça-feira (09/08), na edição 1614 do Diário Oficial Eletrônico do Município, disponível neste link. O grupo de habilitados é formado por 22 homens e três mulheres.

Os GMs agentes tiveram noções de engenharia de tráfego, sinalização de trânsito, operação e fiscalização de trânsito e prática operacional. Também aprenderam sobre psicologia aplicada e o papel educador do agente de trânsito. A nova atribuição da força de segurança da Prefeitura está prevista na Emenda Constitucional nº 82/2014 (veja abaixo).

“No início do ano, eles foram capacitados e agora todas as seis equipes da Guarda Municipal estão aptas a atuar e autuar no trânsito de Hortolândia”, ressalta o secretário de Segurança, Joldemar Nunes Corrêa.

Confira a legislação que permite à GM atuar no trânsito

A Emenda Constitucional Nº 82/2014 acrescentou ao artigo 144 da Constituição Federal, que trata das forças de segurança pública, o parágrafo 10, que afirma o seguinte: “A segurança viária, exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do seu patrimônio nas vias públicas: II- compete, no âmbito dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, aos respectivos órgãos ou entidades executivos e seus agentes de trânsito, estruturados em Carreira, na forma da lei. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 82, de 2014)”.

O artigo 4º, Inciso VI da Lei 13.022/2014 (Estatuto das Guardas Municipais), diz que: “É competência geral das guardas municipais a proteção de bens, serviços, logradouros públicos municipais e instalações do Município. VI – exercer as competências de trânsito que lhes forem conferidas, nas vias e logradouros municipais, nos termos da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 (Código de Trânsito Brasileiro), ou de forma concorrente, mediante convênio celebrado com órgão de trânsito estadual ou municipal”.

Fonte: Prefeitura

Continue Lendo

Nossa Cidade

Programa “Agenda Verde” continua com trabalho de orientação ambiental com moradores

Publicado

em

Nesta semana, agentes da Prefeitura percorreram as regiões do Jardim Nova Hortolândia e Parque do Horto

Manter a cidade limpa é uma tarefa que requer a participação dos moradores. Então, que tal você ser aliado do município no combate contra o descarte irregular de resíduos? Para incentivar a população a se unir ao poder público nessa luta, a Prefeitura de Hortolândia continua a percorrer a cidade com o programa “Agenda Verde”. Nesta semana, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realiza ação casa a casa nas regiões do Jardim Nova Hortolândia e Parque do Horto. 

Os agentes de Fiscalização Ambiental e do Núcleo de Educação Ambiental conversam e informam os moradores sobre a retomada do programa. As equipes também dão orientações sobre como fazer o descarte correto de resíduos nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) da Prefeitura e distribuem material explicativo sobre outros temas ambientais, como queimada e ligação correta de esgoto.

Durante a ação no Jardim Nova Hortolândia, o coordenador do Núcleo de Educação Ambiental, Ricardo Zanoni, salienta que foi constatado descarte irregular de resíduos em um terreno localizado na esquina das ruas Odete Vieira Santos e Treze A. 

“Alguns moradores nos informaram que o proprietário sempre limpa o terreno. Mas, infelizmente, as pessoas insistem em fazer o descarte irregular no local. Apesar disso, os moradores elogiaram o trabalho da Prefeitura. Eles destacaram que a Administração Municipal faz a parte dela na limpeza da cidade e criticaram a falta de educação de outros moradores da região que fazem o descarte irregular ali no local”, salienta Zanoni.  

Na ação, os agentes também têm reforçado com a população a importância de manter os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya, e o aplicativo Agenda Verde. 

Aplicativo 

A retomada do programa conta com uma ferramenta de comunicação disponível para os moradores. É o aplicativo Agenda Verde. Por meio da ferramenta, as pessoas podem fazer denúncias de descarte irregular de resíduos na cidade. O Aplicativo pode ser baixado nas plataformas Google Play ou App Store do celular da pessoa. A identidade do denunciante é mantida em sigilo.

Agenda Verde

O programa “Agenda Verde” foi instituído em 2017, na gestão do falecido prefeito Angelo Perugini. Nessa primeira fase, o programa executou ações de enfrentamento às demandas ambientais, com ênfase nas questões da destinação correta dos resíduos, limpeza e zeladoria da cidade. 

Crime ambiental

O descarte irregular de resíduos em vias e áreas públicas é crime ambiental, sujeito à multa. O valor da multa varia de 25 a 10.000 UFMHs (Unidade Fiscal Municipal de Hortolândia, que neste ano é de R$ 4,0941), de acordo com a lei municipal Nº 873, de 2001 (Código de Posturas). Já o valor da multa para descarte irregular em terreno particular também varia de 25 a 10.000 UFMHs.

Fonte: Prefeitura

Continue Lendo

Nossa Cidade

Hortolândia imuniza mais de 67.000 pessoas contra gripe

Publicado

em

Com a queda brusca na temperatura registrada nesta semana, é bom tomar cuidado com a saúde e se imunizar contra a Influenza. A Prefeitura de Hortolândia mantém a campanha de vacinação contra a doença. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, o município já imunizou 67.901 pessoas (vide cobertura vacinal abaixo)

Para ser vacinado, é necessário apresentar algum documento com foto. A campanha vai ser realizada enquanto houver disponibilidade do imunizante no município. A orientação da Secretaria de Saúde é que a população deve tomar a vacina uma vez por ano.

A Prefeitura reforça ainda que é obrigatório o uso de máscara, inclusive de pessoas acompanhantes, dentro das unidades de saúde, durante a vacinação. 

A Secretaria de Saúde reforça que a vacinação das crianças e de outros públicos, como idosos e gestantes, continua baixa. Por isso, a orientação é para que as famílias e/ou os responsáveis levem as crianças para receberem a vacina contra a gripe, uma vez que o público infantil é mais suscetível a contrair a doença, em especial nesta época do inverno. Também continuam a ser vacinados os públicos-alvos da campanha deste ano.

A Secretaria de Saúde também reforça a orientação que crianças com até 11 anos que, porventura, tenham sido imunizadas contra a COVID-19, somente poderão receber a vacina contra a gripe após cumprir o intervalo de 15 dias.

Cobertura Vacinal contra a Influenza
GRUPODOSES APLICADAS%
Caminhoneiros160
Trabalhadores do transporte coletivo409
Trabalhadores portuários3
Forças Armadas12
Forças de segurança e salvamento146
Funcionários do sistema prisional404
População privada de liberdade5.59691%
Profissionais de Educação1.39866%
Pessoas com comorbidades7.65149%
Pessoas com deficiência560,9%
Crianças8.48452%
Gestantes1.23658%
Puérperas19054%
Idosos19.25269%
Profissionais de saúde3.61153%
Outros grupos sem comorbidade (vacinação feita somente em clínicas particulares)19.293
Total67.90162%

*Obs.: A cobertura vacinal é calculada com base nos dados de 2021 das populações estimadas dos públicos-alvos

Continue Lendo

Populares