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Prefeito vistoria obra na cabeceira da Ponte Estaiada

 

A Prefeitura de Hortolândia acelera as obras da rampa de acesso à Ponte Estaiada, pelo Jardim Santa Rita de Cássia, com o objetivo de finalizar o trabalho em março. Na manhã desta quarta-feira (28/02), o prefeito Ângelo Perugini, esteve no local para acompanhar a concretagem da cabeceira. Para que o tráfego de veículos na ponte seja liberado, resta a construção da rampa de acesso pelo lado do Jd. Novo Ângulo e a pavimentação da estrutura, ações de responsabilidade do Governo Estadual. Conforme informação da Secretaria de Obras, o Estado já assinou contrato com as empresas responsáveis e a ordem de serviço será emitida na segunda-feira (05/03).

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A rampa de concreto em construção pela Prefeitura tem cerca de 84 metros, desde a rua José João da Silva, no Jd. Santa Rita de Cássia, até o início da ponte. De acordo com a Secretaria de Obras, nas laterais haverá ciclovia e calçamento para travessia de pedestres. O serviço está orçado em R$ 2.875.116,33.

A EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano) é parceira do município na obra, uma vez que a Ponte Estaiada fará parte do traçado do Corredor Metropolitano Noroeste “Vereador Biléo Soares”. A meta da Administração Municipal é liberar a passagem de veículos pela ponte até maio, mês de aniversário da cidade. Com a liberação da ponte, a Prefeitura proporcionará integração local, unindo as regiões Leste (Novo Ângulo) e Oeste (Jd. Amanda) da cidade. Numa segunda etapa, quando o Estado avançar com as obras pelo Parque Perón e for construída uma alça de acesso à Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101), a Ponte Estaiada será um importante eixo viário regional.

O projeto para construção da ponte teve início em 2011, na gestão anterior do prefeito Angelo Perugini. A Ponte Estaiada tem 700 metros de extensão, 16,9 metros de largura e 75 metros de altura. Além de ser cartão postal do município, a Ponte Estaiada também evitará que o trânsito regional, que seguirá pelo Corredor Metropolitano, entre em conflito com o tráfego local, desafogando a avenida da Emancipação. Isso porque o projeto inicial do Corredor Metropolitano previa que a partir da avenida Olívio Franceschini, o trajeto regional seguisse pela avenida da Emancipação até a SP-101.

Estado retoma obras do Corredor Metropolitano

As obras do Corredor Metropolitano Noroeste Vereador Biléo Soares serão retomadas, em março, a partir da Ponte Estaiada. O Estado assinou, na semana passada, o contrato com as empresas Souza Compec e Etama, vencedoras da licitação para o serviço. Representantes das construtoras estiveram, nesta segunda-feira (26/02), no gabinete do prefeito para apresentar o cronograma de trabalhos e alinhar detalhes e parcerias necessárias durante o período de obras, cuja ordem de serviço deve ser emitida na próxima segunda-feira.

“O município é parceiro nesta importante obra, de interesse para nossa cidade e para a região. Estamos à disposição para ações de suporte que colaborem para a agilidade na execução do serviço. Trabalhamos duro para ver a Ponte Estaiada liberada para o tráfego de veículos e queremos que isso aconteça o mais breve possível”, destaca Perugini.

O prazo previsto para o Estado executar todas as etapas restantes do Corredor Metropolitano é de 16 meses. O serviço contempla obras em um trecho de 4,8 quilômetros que liga Hortolândia, Sumaré e Campinas. No perímetro de Hortolândia, o serviço compreende obras a partir da Ponte Estaiada, passando pelo Jardim Nova América, até chegar à rodovia SP-101, na entrada do Jardim Boa Vista, próximo ao presídio. Neste trecho será implantado o novo trevo de acesso à cidade, no quilômetro cinco da rodovia. Também estão previstas duas alças de acesso à rodovia SP-101 sobre a ferrovia, além de duas estações de transferência de ônibus, uma no Jd. Rosolen e outra no Parque Peron.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

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