Nossa Cidade

Prefeito pede apoio ao Ministro dos Transportes para construção de viaduto sobre linha férrea

Município reforça pedido para o governo federal financiar a obra, orçada em R$ 30 milhões

Reunião Ministério dos Transporte

Anuncio


O prefeito Antonio Meira e o secretário de Obras Ronaldo Alves dos Reis estiveram, nesta terça-feira (20/08), no Ministério dos Transportes, em Brasília, onde apresentaram o projeto básico para construção de um viaduto sobre a linha férrea na Vila Real. Eles foram recebidos pelo ministro César Borges, para o qual foi solicitado apoio federal com a possibilidade de financiamento da obra, orçada em R$ 30 milhões. O encontro, viabilizado pelo deputado federal Paulo Freire (PR), contou ainda com a participação do superintendente do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Ricardo Rossi Madalena, além de dirigentes da equipe técnica do Departamento Nacional. No final de julho, Madalena esteve em Hortolândia para uma vistoria à passagem em nível da Vila Real. Na ocasião, ele se comprometeu em agilizar a análise do projeto, com a possibilidade de anunciar a aprovação do investimento ainda neste ano.

“Nesta terça-feira, apresentamos ao ministro e aos membros do DNIT nossa preocupação sobre a passagem sobre a linha férrea na região central de Hortolândia. Apresentamos o projeto básico para o viaduto, obra que vai acabar com os acidentes registrados no trecho. Também apontamos a proposta da ALL (América Latina Logística) de duplicar a ferrovia em 2014 e o impacto que isso pode trazer ao sistema viário neste trecho. Precisamos que o governo federal nos ajude a resolver este problema”, enfatizou o prefeito.

De acordo com o secretário de Obras, o DNIT se comprometeu em analisar o projeto básico e apontar o que deve ser incluído no projeto executivo, etapa prévia para a realização de uma licitação. “O ministro se sensibilizou com nossa situação e já encaminhou esta demanda para avaliação do Ministério de Planejamento. Caso a resposta seja favorável, há a possibilidade de liberação de crédito para o próximo ano. Com a análise do projeto básico pelo DNIT e a formalização de um projeto executivo, a licitação deve ser realizada em 2014, assim como o início das obras”, sinalizou Reis.

Após a reunião no Ministério dos Transportes, Meira e o secretário de Obras também se encontraram com o diretor geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Jorge Bastos, onde apresentaram o mesmo pedido de apoio.

ALL apoia Prefeitura na busca por recursos

A ALL (América Latina Logística), concessionária responsável pela malha viária que corta a cidade, é parceira da Administração Municipal na busca por recursos para a obra de construção do viaduto na região central. O apoio virá como contrapartida à duplicação da ferrovia, ação prevista para ocorrer no próximo ano. Isso porque, apesar da duplicação da malha ferroviária ser uma ação positiva do ponto de vista econômico, a obra vai triplicar a quantidade de vagões que passam pela cidade.

“O viaduto é uma obra de extrema importância para a mobilidade urbana e para a segurança. Sabemos que a duplicação da ferrovia vai alavancar a economia amplamente, mas é imprescindível que esta ação venha acompanhada de compensações para que os locais onde há passagens em nível não sofram com o aumento do fluxo de vagões”, enfatizou Meira.

Com a duplicação da ferrovia, mais de dois mil vagões por dia vão passar no cruzamento com a avenida São Francisco de Assis e a rua Argolino de Moraes. Apesar de as passagens de nível serem ponto de parada obrigatória para veículos automotores, de acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), há motoristas que se arriscam atravessando os trilhos sem a devida atenção.

MAIS PROJETOS

Além da busca por recursos para a construção do viaduto na Vila Real, a Prefeitura de Hortolândia também realiza ações em outras travessias de linha férrea. O objetivo é eliminar todos os conflitos urbanos com a ferrovia, por meio da construção de viadutos e passarelas sobre os trilhos. Com isso, a Prefeitura melhora as condições viárias da cidade e garante a segurança de motoristas e pedestres.

Está em licitação a construção de um viaduto no Parque dos Pinheiros. A nova via ligará a rua Flamboyant, em frente à delegacia, ao Jardim Santa Luzia, passando sobre a linha férrea. A Administração Municipal também desenvolve projeto para construção de uma passarela para pedestres no trecho atrás do Shopping Hortolândia, na região central.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo