O prefeito Angelo Perugini participou, na manhã desta quarta-feira (16/10), da abertura oficial da VIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFSP (Instituto Federal de São Paulo), no auditório do campus Hortolândia (HTO). O evento, que se estende até sexta-feira (18/10), tem na programação mais de 70 atividades variadas, pedagógicas, culturais, esportivas, dentre elas 15 palestras, 22 oficinas, 114 trabalhos inscritos, Mostra de Arte e Cultura, show de talentos, desafios, competições e Escola Aberta à comunidade. Todas elas giram em torno do tema “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”. O campus está localizado na Av. Thereza Ana Cecon Breda, s/n, na Vila Sao Pedro.
Diante de dezenas de jovens, com menos de 18 anos de idade, Perugini arrancou risadas, após lançar um desafio aos presentes: ler um livro por mês. Para ele, muito embora a área de ciência e tecnologia faça uso das melhores cabeças para produzir um mundo melhor, cabe à juventude ter o discernimento para lidar com o que circula, de bom e de ruim, nas redes sociais. Para tanto, é preciso ter repertório, exercitar a cidadania. “Sei que a equipe de professores do Instituto Federal é muito dedicada e preparada. Cuida de preparar vocês, não somente para o mercado de trabalho, mas para a vida, para o mundo, para a família. Há muita coisa podre, que não presta, nas mídias sociais. É preciso ler para não ser uma pessoa medíocre. O melhor processo de educação é este: ajudar a pessoa a se levantar. Na vida, nada é de graça. Tudo tem um preço. As coisas acontecem com um sentido. Muitos de vocês tinham oito, nove anos, quando começou a nossa luta para a construção desse instituto. Muita gente lutou para a chegada deste instituto hoje, em Hortolândia. Por isso, desenvolvam a maior virtude de todas. Sejam gratos”, salientou Perugini.
“Esta é a terceira visita que o prefeito Angelo Perugini faz ao nosso campus, neste ano. Ele tem dado grande importância à educação no município e à parceria com o Instituto Federal”, afirmou a professora Caroline Jango, presidente da Comissão Organizadora, destacando, dentro da programação, uma atividade, aberta ao público, que será realizada nesta sexta-feira (18/10), das 10h às 16h, em conjunto com a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social: a Feira da Economia Solidária.
“Participar da Semana é desenvolver e aprender outras coisas, para além do trabalho feito em sala de aula. Tudo isso enriquece a formação de vocês, também como cidadãos, pessoal e profissionalmente”, ressaltou o diretor geral do campus HTO, Edgar Noda.
“Ciência e Tecnologia tem tudo a ver com inclusão social. Não adianta ter inovação sem beneficiar quem mais precisa. Somos gratos pelas parcerias com o Instituto, seja no projeto das costureiras do Residencial São Sebastião, seja no evento Diálogos. O Instituto Federal tem contribuído com a cidade de Hortolândia”, afirmou o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Régis Athanázio Bueno.
Feliz ao ver ex-alunos da rede municipal entre os atuais estudantes do Instituto Federal, a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Sandra Fagundes Freire, salientou que, ao oferecer aulas de inglês, projetos na área de ciência e tecnologia e nas parcerias com a instituição, a Prefeitura investe para que os alunos das escolas municipais possam ingressar no IFSP-HTO, futuramente. “Hortolândia é uma cidade que, cada vez mais, pensa a tecnologia de maneira humanizada. Agradecemos pelas parcerias tanto na formação de professores quanto na de estudantes da EJA-Educação de Jovens e Adultos”, afirmou Sandra.
80% dos alunos do IFSP são de Hortolândia
Segundo o diretor geral do campus HTO, prof. Edgar Noda, o IFSP tem, atualmente, mais de 800 alunos na cidade, mais de 80% deles moradores de Hortolândia. A instituição oferece dois cursos superiores (Licenciatura em Matemática e ADS-Análise e Desenvolvimento de Sistemas), três técnicos concomitantes (MSI-Manutenção e Suporte em Informática, Técnico em Eletroeletrônica e Técnico em Fabricação Mecânica) e três integrados ao Ensino Médio (Mecânica, Informática e Controle e Automação).
Estudante do 2º ano do curso de Automação Industrial, Giovana Cuerva, de 16 anos, participou da edição de 2018 como expositora da oficina de química. Agora, pretende assistir às palestras. “Enriquece a formação dos alunos. Há vários trabalhos desenvolvidos. Saber que tem uma semana só para eles valoriza o trabalho do aluno”, afirma a estudante. Para o colega Leonardo Valério, também de 16 anos, estudante do curso de Automação, o foco agora também são as palestras. “Dá para aprender muita coisa a mais”, comenta ele.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98