Durante encontro com moradores, prefeito anunciou ações da Administração Municipal em benefício da região
Nesta quarta-feira (28/08), o prefeito de Hortolândia, Antonio Meira, prosseguiu com as ações do “Prefeitura na Comunidade” com um encontro com a população do Jardim Nova Europa. Dezenas de pessoas participaram da reunião, na EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) do bairro, onde ouviram os projetos em desenvolvimento na região, conheceram as propostas de ações futuras e apresentaram suas demandas. Um dos principais destaques foi o anúncio da criação de uma AR (Administração Regional) para atender o bairro e região. “Estamos preparando uma AR com máquinas e equipamentos. Serviços como tapa buraco, remoção de entulhos e outras situações que antes eram solicitadas lá no Paço Municipal, poderão ser resolvidas aqui mesmo no bairro”, disse o prefeito.
A ação “Prefeitura na Comunidade” realiza, desde o dia 23, uma série de atividades no Jardim Nova Europa, com o apoio do programa de governo “Viva Mais e Melhor”. O objetivo é aproximar ainda mais a Administração da população. A atividade, coordenada pela Secretaria de Chefia de Gabinete, envolve todas as secretarias municipais.
Durante o encontro, Meira esclareceu sobre a intervenção do município no bairro com obras de infraestrutura, ação que possibilitará a regularização dos imóveis com a emissão das escrituras dos lotes. O Jardim Nova Europa recebeu investimentos de cerca de R$ 6 milhões em obras de pavimentação, implantação de rede coletora de esgoto, e outras benfeitorias que eram de responsabilidade da loteadora, mas não haviam sido executadas. “Com a falta de infraestrutura, a Justiça não permitia que os moradores fizessem as escrituras das casas. O Ministério Público autorizou que a Prefeitura fizesse estas obras e cobrasse o valor da loteadora, que vai ter que devolver o que foi investido. Agora, o bairro já está autorizado a fazer a escritura”, afirmou Meira.
Outro apoio dado pela Prefeitura aos moradores para a regularização dos lotes é a assessoria do Procon (Serviço de Proteção ao Consumidor), que vai acompanhar o cálculo dos boletos referente às prestações dos terrenos. “Quando a loteadora parou de realizar obras de infraestrutura no bairro, muita gente ficou sem pagar a parcela do terreno. Agora, para que a loteadora assine a escritura, é preciso quitar. A Prefeitura não pode impedir a cobrança por parte da loteadora, mas pode ajudar vocês na analise do cálculo das parcelas em atraso, evitando os juros abusivos”, destacou o prefeito.
Meira citou, ainda, a volta da dispensação de medicamentos na USF (Unidade de Saúde da Família) do Jardim Santiago, a conclusão das obras de esgoto no bairro para o próximo ano, e a inauguração da UPA (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Rosolen que será referência de atendimento emergencial para a população do Jardim Nova Europa.
A manicure Léia Fabiana Rosa, de 33 anos, participou atenta da reunião. “Nosso bairro tem mudado muito. Antes tinha problemas aqui, as ruas de terra causavam muito incômodo. Eu também já tive problemas para conseguir limpeza de fossa. Hoje as ruas são asfaltadas, tem rede de esgoto. O bairro está melhorando”, disse Léia. Ela acompanhou as atividades do “Prefeitura na Comunidade” desde as ações realizadas na escola onde os filhos estudam. “Na semana passada, teve a programação do Hortolendo, e vi algumas coisas sendo feitas na rua, limpeza de algumas áreas. A escola também enviou o informativo sobre o encontro com o prefeito e vim participar para ouvir o que o Meira tem planejado para nosso bairro. Vim pedir também por mais segurança, que é um dos principais problemas aqui do Jardim Nova Europa”, comentou a manicure.
Os moradores que estiveram presentes também puderam apresentar suas demandas por meio de perguntas feitas diretamente aos secretários municipais. Cada secretário respondeu as questões relacionadas à sua área, esclarecendo as dúvidas da comunidade. Nesta etapa do encontro foram abordados temas como transporte coletivo, pontos para destinação correta de entulho, reforço no patrulhamento da Guarda Municipal pelas ruas do bairro e a construção de uma nova creche.
Este último item foi anunciado também durante a reunião e comentado pela primeira dama e secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira. “A escola ficará numa área pública na rua Cordilheira dos Andes. Será construída com investimentos do Pró-Infância. Como leva cerca de 1 ano e meio para uma obra como esta ficar pronta, e já caminhamos para o final de 2013, nossa meta é entregar a creche em 2015”, justificou Cleudice.
As atividades do “Prefeitura na Comunidade” prosseguem com a realização do “SOS Comunidade Limpa”, no sábado (31/08). A ação foi proposta pelas associações de moradores do Jardim Santiago, Jardim Brasil, Jardim Aline, Vila Guedes e Jardim Conceição. Em ações simultâneas, no período da manhã, moradores destes bairros sairão às ruas recolhendo diversos tipos de resíduos, que terão destinação correta graças à parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos.
Ainda no dia 31, no período da tarde, todos são convidados a participar da “Rua de Lazer”, que acontece ao lado da Emef Jardim Santiago. A via será interditada especialmente para esta finalidade. A escola está localizada na Rua Salvador, 500 (antiga Rua Projetada 4), no Jardim Santiago. No mesmo espaço, haverá outras ações da Prefeitura: grafite no muro da escola, em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Urbano de São Paulo); Saúde Bucal; orientações sobre o “Minha Casa, Minha Vida” e o “Medicamento em Casa”; concurso de melhor redação; apresentações de capoeira, karatê e ginástica chinesa (Liang Gong); painel de fotos; barracas da Feira da Economia Solidária e equipes do “Viva Mais e Melhor”, que aplicarão nos presentes o questionário sobre qualidade de vida.
Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98