Mesmo com a suspensão temporária dos treinos habituais e de alto rendimento do Projeto Escolinhas Esportivas da Prefeitura de Hortolândia e das práticas esportivas nos espaços públicos, por tempo indeterminado, para evitar a disseminação do Coronavírus, é importante a realização de atividades que mantenham o movimento corporal e contribuam com a saúde da população.
De acordo com a Secretaria de Esporte e Lazer de Hortolândia, atividades básicas como caminhar ao ar livre e subir escadas em vez de utilizar o elevador, por exemplo, ajudam a deixar o corpo ativo e a saúde em dia. Outras atividades físicas também podem ser realizadas em casa, mas sempre com atenção, auxílio profissional e respeito aos limites de cada um.
“Há uma forma de praticar exercícios em casa utilizando o peso do corpo, por exemplo. Abdominal, flexão e alongamento são algumas das atividades que, se realizadas de maneira correta, 30 minutos por dia, três vezes por semana, contribuem com a saúde do praticante. Antes de começar, o conselho é bom se consultar, mesmo que de maneira online, com um profissional da área de educação física. O limite do corpo deve ser respeitado também. Cada organismo reage à atividade física de uma forma e ao respeitar os limites, as lesões são evitadas”, explica Felipe Belozo, mestre em treinamento esportivo pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e gerente de esportes da Prefeitura de Hortolândia.
“Caminhadas e andar de bicicleta são algumas práticas que se realizadas, todos os dias, em um período entre meia hora e uma hora também contribuem muito com a saúde. A internet pode ser perigosa, pois há pessoas que não são capacitadas para realizar treinamentos esportivos. Portanto, pesquisar e se informar antes de seguir treinos de pessoas que não são habilitadas é a principal forma de preservar a saúde”, analisa Belozo.
No início da pandemia, a Prefeitura disponibilizou uma série de vídeos para contribuir com a prática esportiva em casa. Clique nos links abaixo para acompanhar:
https://www.facebook.com/watch/?v=221441512299611
https://www.facebook.com/watch/?v=2320516728242299
https://www.facebook.com/watch/?v=239252604192142
https://www.facebook.com/watch/?v=814279215734290
https://www.facebook.com/watch/?v=2916616978374405
https://www.facebook.com/watch/?v=220930642572331
https://www.facebook.com/watch/?v=917736948660407
De acordo com a Secretaria de Esporte e Lazer, os alunos matriculados nas modalidades esportivas de todos os espaços do Projeto Escolinhas Esportivas podem ficar tranquilos: ninguém perderá a matrícula e eles poderão retornar aos treinos normalmente, após a volta das atividades. Quem está na lista de espera também não perderá a vez de realizar a matrícula, quando o serviço voltar.
Confira abaixo os espaços esportivos fechados:
– Campo do Remanso Campineiro (Em reforma)
– Campo do Adelaide
– Campo do Poliesportivo
– Campo do Rosolen
– Campo do Caic (Jd. Amanda)
– Campo da Confibra (Construção de arquibancada em andamento)
– Campo Society do Jd. Adelaide
– Ginásio Poliesportivo Victor Savala
– Academia Municipal “Jaime Pereira”
– Poliesportivo “Nelson Cancian”
– Centro de Especialidades em Artes Marciais “Eliel Gomes”
– Centro de Treinamento em Ginástica Artística “Yasmin Geovana Santos Bonfin”
– Espaço Cantuário
– CIF Santa Clara
– “Estação Cidadania de Esportes – Deputado Luiz Lauro Filho”
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98