Nossa Cidade

Pq. Lago da Fé ganhará novo trecho de ciclovia e pista de caminhada no local onde antes funcionava PEV

Ação faz parte das obras de prolongamento da área de lazer do Parque Socioambiental Lago da Fé, em realização pela Prefeitura de Hortolândia

A demolição do PEV (Ponto de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) Parque Gabriel, iniciada no último dia 12, avança. Nesta terça-feira (19/04), acontece a retirada do piso intertravado e de parte dos escombros gerados até o momento. A previsão é que a derrubada da estrutura de alvenaria e a remoção de um poste de eletricidade aconteçam ainda nesta semana. Itens reaproveitáveis, como porta, janelas, gradil e portão, assim como as caçambas de triagem de materiais, já foram removidos do local. Em breve, naquele trecho do Parque Socioambiental Lago da Fé, correspondente à Avenida Joaquim Martarolli, 2.005, próximo à Câmara Municipal, serão implantadas pista de caminhada e ciclovia, ampliando o espaço de lazer e convivência disponíveis à população.

Anuncio


Além do PEV, também foi desmontado o viveiro instalado no parque, de maneira provisória, para dar suporte aos diversos plantios realizados em vários trechos, de uma ponta a outra da área. O serviço é realizado por uma empresa contratada pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Obras.

Ambas as ações fazem parte das obras de prolongamento da área de lazer e convivência do Parque Socioambiental Lago da Fé, em execução pela Administração Municipal. O parque é o maior espaço público de lazer da cidade e tem passado por intervenções para ampliar este espaço disponível à população. Segundo a Secretaria de Obras, responsável pelo serviço, o projeto de implantação do parque entrou em fase final de execução, com 90% dos trabalhos concluídos. Ainda restam ajustes finais na construção, tais como detalhes no paisagismo, nas calçadas, nas quadras esportivas e na instalação do playground das crianças.

Quando concluído, o Parque Lago da Fé também terá bicicletário, alamedas para circulação de um lado a outro, rampa de acessibilidade, bebedouros, lixeiras para coleta seletiva de resíduos, sinalização horizontal e vertical, estacionamento e área multiuso no espaço iluminado com lâmpadas LED. De acordo com o Departamento de Obras, o estacionamento a ser construído onde havia o canteiro de obras ganhará um guarda-corpo por questão de segurança, em razão do desnível existente no terreno.

Além disso, já foram executados aproximadamente dois quilômetros de pista de caminhada e ciclovia, os serviços de drenagem e recape e as quadras esportivas com alambrado (para prática de basquete, tênis, vôlei de areia e futsal em grama sintética, além de espaços poliesportivos). 

O Parque Lago da Fé terá ao todo uma área de aproximadamente 234 mil metros quadrados. De acordo com o Departamento de Obras, a parte já implantada pela Administração Municipal, desde o Jd. Nova Alvorada até o Pq. Gabriel, atrás da Câmara Municipal, onde há duas lagoas de contenção de enchentes, pista de caminhada e travessia para pedestres, conta com 180 mil metros quadrados. Após a última medição, a área construída, que recebe as atuais benfeitorias, ampliou-se, passando de 54.513,28 metros quadrados para 58.600,08 metros quadrados. Houve a inclusão do estacionamento, que será implantado após a retirada do canteiro de obras.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo