Pelo menos 2.000 pessoas passaram pelo Parque Irmã Dorothy Stang, no Jd. Nossa Senhora de Fátima, durante o projeto Verão no Parque, promovido pela Prefeitura de Hortolândia. A estimativa da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, uma das realizadoras da iniciativa, é que, em média, 80 pessoas por dia participaram das atividades propostas. O Projeto contou também com a parceria da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.
A primeira edição do projeto aconteceu entre os dias 15 de janeiro e 16 de fevereiro deste ano, das 14h às 19h30, de segunda a sexta-feira, exceto feriado. Neste período, foram oferecidas à comunidade diversas atividades gratuitas, dentre elas ações esportivas, recreativas, oficinas de reaproveitamento de materiais recicláveis e visitas monitoradas no parque. A programação disponibilizou brincadeiras dos tempos passados, tais como bolinha de gude, corrida de ovo na colher, pula corda, festival de pipa, além de futebol de areia, ginástica funcional, ginástica localizada e tênis de mesa.
Dados levantados pelos organizadores mostram que cerca de 40 pessoas visitaram a Oficina com Recicláveis, 200 participaram da escolinha de futebol e 190 de jogos de futebol. O campeonato de futevôlei mobilizou 100 participantes; a aula de kung fu reuniu 30 alunos e a Zumba teve 150 integrantes. Aproximadamente 600 crianças passaram pelo parquinho, pela cama elástica e pelas disputas na mesa de pingue-pongue.
Com o êxito da iniciativa, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável já planeja as próximas edições, em sintonia com as férias escolares de julho e janeiro. De acordo com a secretária-adjunta de Meio Ambiente, Eliane Nascimento, a avaliação é bem positiva. “Teve um grande envolvimento da população nas atividades oferecidas no Parque, participando das opções de lazer para a família, durante o Horário de Verão. Vale a pena repetir nas próximas férias”, comenta.
Para o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Nazareno Zezé Gomes, o Projeto Verão no Parque apresenta várias vantagens à população: tirar as crianças da rua, oferecer entretenimento, programar atividades em família em um período em que a garotada fica ociosa, aproximar a comunidade do parque e estimular a população a praticar atividades esportivas para que elas criem hábitos saudáveis. “A ação vem ao encontro do projeto Viva Mais, conjunto de ações que priorizam qualidade de vida e bem-estar”, relatou Zezé.
Para o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Francisco Raimundo da Silva, a ação permite reunir cada vez mais a famílias nos espaços públicos.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98