Connect with us

Nossa Cidade

População adere à coleta seletiva e já utiliza PEVs recém-implantados pela Prefeitura

Publicado

em

Três novos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Entulho e outros materiais recicláveis), recém-inaugurados pela Prefeitura de Hortolândia, já recebem o descarte correto de resíduos reaproveitáveis, realizado gratuitamente pela população. Abertos ao público na semana passada, eles ficam nos jardins Santa Emília, Nossa Senhora de Fátima e Santa Esmeralda. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, nos primeiros dias de funcionamento, foi grande a presença de usuários para realizar o descarte correto de resíduos.

Os equipamentos funcionam de segunda a segunda, das 8h às 12h e das 13h às 16h30. Eles foram construídos pela Administração Municipal, em parceria com a Caixa Econômica Federal. Com a implantação dos novos equipamentos, a cidade agora conta com 11 PEVs.

“Neste final de semana, tivemos um grande número de usuários realizando o descarte correto dos resíduos. É muito importante que a população continue utilizando os equipamentos, contribuindo com o meio ambiente. Ao realizar o descarte correto destes materiais, a população evita surgimento de focos de queimadas e o abrigo de animais peçonhentos que possam transmitir doenças”, explica a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento Oliveira.

Nestes espaços públicos, os moradores podem descartar com segurança, gratuitamente, resíduos recicláveis e reaproveitáveis, como entulhos de construção, isopor, plástico PET, sofás, colchões velhos, o chamado “resíduo eletrônico”, dentre outros. Neles, não é permitido o descarte de lixo orgânico, resíduos industriais e provenientes dos serviços de saúde. No caso dos resíduos de construção, a quantidade de descarte é limitada a 1m³ por pessoa mensalmente (1.300kg, ou seja, cerca de 26 sacos de ráfia de 50kg ou o volume de uma caixa d’água de 1.000 litros).

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, só poderá utilizar os novos equipamentos para descarte regular quem estiver utilizando máscaras de proteção individual. A medida, que visa evitar a disseminação do Coronavírus, segue o Código Sanitário do Estado de São Paulo.

“Também estão em construção dois outros PEVs. Eles ficarão localizados no Jd. São Sebastião e no Jd. Nova Alvorada. O objetivo é aumentar o cuidado com o meio ambiente, oferecendo à população destas regiões novas opções para o descarte correto dos resíduos”, afirma Eliane.

LEVs também são parceiros do meio ambiente

A rede de equipamentos públicos da Prefeitura de Hortolândia para o descarte correto de materiais recicláveis conta, ainda, com os LEVs (Local de Entrega Voluntária de Recicláveis). Nestes locais, é possível descartar materiais como embalagens de vidro, garrafas pet, plásticos, papéis e papelões, isopor, copo descartável, entre outros materiais. Os LEVs recebem materiais 24h, todos os dias.

Cada contêiner tem capacidade de armazenar 2,5 m³ de recicláveis. Ao serem recolhidos pelo caminhão coletor, estes produtos são destinados à Cooperativa de Reciclagem parceira da Administração Municipal. Há 21 equipamentos em uso, distribuídos pela cidadeConfira o endereço dos PEVs:

EM FUNCIONAMENTO:

•PEV 1 – Auxiliadora, Rua Antônio João de Amorim, esquina com a Rua Sebastiana Oliveira da Silva

•PEV 2 – Adelaide, Rua Paulo Roberto Soares (Antiga 9), esquina com a Rua Benedito Macedo

•PEV 3 – Parque Gabriel, Avenida Joaquim Martarolli, 2005

•PEV 4 – Interlagos, Rua Rio Tapajós (Antiga Rua 5)

•PEV 5 – Vila Real, Rua Orlando Cavalcante, esquina com a Rua Joaquim Gregório de Moraes

•PEV 6 – Jardim Amanda, Rua Augusto dos Anjos, s/n

•PEV 7 – Orestes Ôngaro, Rua Rio Pardo (antiga Rua 13), 50, dentro do Aterro de Inertes

•PEV 8 – Jd. Santiago, Rua João Joaquim Calixto, 230

•PEV 9 – Jd. Nossa Senhora de Fátima, Rua Manoel Antônio da Silva, nº 610

•PEV 10 – Jd. Santa Emília, Rua Luísa Febrônio Marini

•PEV 11 – Jd. Santa Esmeralda, Rua Ágata

EM CONSTRUÇÃO:

•PEV 12 – Jd. Nova Alvorada, Rua Alcebíades Marques (antiga Rua 5), próxima ao Parque Socioambiental Lago da Fé (em construção)

•PEV 13 – São Sebastião, Rua Prof. Lúcio Alves da Costa (praça 2), no Loteamento Adventista Campineiro, próximo à AMCRESS (em implantação)

Confira onde há LEVs implantados:

1. LEV Parque Ortolândia – Praça Vereador José Costa Camargo, Rua Pastor Germano Riter – Próximo a Sabesp;

2. LEV Jardim Firenze – Rua Veneza, em frente ao Fórum;

3. LEV Jardim Amanda – Rua Tiradentes, em frente à lagoa;

4. LEV Parque Chico Mendes – Rua João Mendes, s/n, Parque Ortolândia;

5. LEV Jardim Everest – Rua Pico do Atalaia, 88;

6. LEV Lago Da Fé – Av. Wesley Dias Rodrigues, Jardim Alvorada;

7. LEV Vila Real – Av. São Francisco de Assis, Praça da Paróquia do Rosário;

8. LEV Jardim Santa Esmeralda – Rua Turmalina;

9. LEV Jardim Nossa Sra. de Fátima – Rua Cicero Ramos Meira- Escola Estadual Pastor;

10. LEV Jardim Nossa Sra. de Fátima – Rua Albina Rodrigues Pereira – Praça do Pastel;

11. LEV Jardim Nossa Sra. de Fátima – Rua Armelinda Espúrio da Silva,785, em frente à Emeb Josias da Silva Macedo;

12. LEV São Sebastião (Contêiner Metálico) – Rua Pastor Ernesto Roth, 705;

13. LEV Jardim Novo Horizonte – Rua Moacir de Souza Campos, em frente à Emef Taquara Branca;

14. LEV Palácio das Águas – Rua José Claudio Alves Dos Santos, 585, Remanso Campineiro;

15. LEV Câmara Municipal – Rua Joseph Paul Julien Burlandy, 250, Parque Gabriel;

16. LEV Centro – Rua Luiz Camilo de Camargo, 630, Remanso Campineiro, Centro;

17. LEV Remanso – Rua Alda Lourenço, Remanso Campineiro, na Praça Bambino;

18. LEV E.E. Profa. Conceição Aparecida Terez Gomes Cardinales – Rua Visconde do Rio Branco, Jardim Amanda;

19. LEV do Remanso das Águas – Estrada Municipal Sabina Batista de Camargo;

20. LEV Creape – Rua Bolívia, 290 – Jardim Santa Clara do Lago II;

21. LEV Orestes Ôngaro – Rua Domingos Batista de Souza, Praça ao lado do quiosque – Parque Orestes Ôngaro.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Emprega Hortolândia

Paulínia abre concurso público para 124 vagas com salário de até R$ 13 mil

Publicado

em

Nesta ultima quarta-feira (22), a Prefeitura de Paulínia, divulgou por meio da Secretaria de Recursos Humanos, dois editais para Concurso Público, buscando repor vagas em vacância na Administração Municipal.

Ao todo, estão sendo disponibilizadas 124 vagas para cargos de Nível Fundamental (7 vagas), Médio (11 vagas) e Superior (106 vagas). 5% das oportunidades são destinadas para pessoas com deficiência.

O concurso será realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e terá validade de dois anos. As inscrições foram abertas nesta quinta-feira (23) e terminam no dia 18 de outubro.

Para o prefeito, Du Cazellato, o concurso “é mais um passo importante que a Administração dá para melhorar cada vez mais os serviços prestados à população paulinense”.

As inscrições estarão abertas de quinta-feira, 23, até 18 de outubro e podem ser feitas pelo site:

https://conhecimento.fgv.br/concursos/pmp21

Para conferir mais vagas de emprego clique aqui

Observação: Dependendo do dia que estiver vendo está postagem a vaga poderá não estar mais disponível.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Hortolândia não aparece em ranking de cidades do país que melhor aplica os tributos arrecadados em melhorias para a população

Publicado

em

Site aponta Jundiaí em primeiro lugar, Piracicaba em segundo como cidades que do Brasil que melhor aplica os recursos arrecadados em melhorias para a população. É o que aponta o Índice de Retorno do Tributo Municipal (IRTM), um estudo da empresa Assertif.

Ainda de acordo com com o site Campinas aparece em décimo, Sumaré décimo segundo e Limeira em décimo quarto.

Hortolândia não aparece nem entre as 100 cidades que melhor aplica os tributos arrecadados em melhorias para a população.

Segundo a análise, as cidades reverte de maneira eficiente as taxas e tributos pagos pela população, gerando crescimento em todas as áreas e qualidade de vida dos moradores.

O estudo mediu a capacidade das 100 maiores cidades do país de reverter os tributos arrecadados em serviços para a população. A análise levou em conta o desempenho dos municípios em todas as áreas, como infraestrutura, educação, saúde, segurança, mostrando o quanto essas áreas custam em termos de impostos tomados do PIB (Produto Interno Bruto). As cidades que oferecem os melhores resultados em serviços públicos e com menor custo em tributos receberam as notas mais altas no ranking. Confira o ranking e detalhes do estudo em: www.retornometro.com.br.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Mais de 400 atendimentos passaram pela Carreta da mamografia em Hortolândia

Publicado

em

Mulheres que já tinham pedido de exame foram atendidas pelo serviço viabilizado pelo programa “Cuidando Delas” 

A ação foi possível viabilizada pela deputada estadual Edna Macedo, por meio do Projeto Social de Saúde “Cuidando Delas”, lançado no início deste mês, com apoio da Igreja Universal. O veículo esteve em Hortolândia entre domingo (19/09) e esta quinta-feira (23/09), oferecendo cerca de 80 exames por dia. A Prefeitura de Hortolândia agilizou a oferta de mamografia para 400 mulheres que aguardavam pelo exame na cidade.

O exame de mamografia faz rastreamento do câncer de mama e colabora para o diagnóstico precoce da doença, aumentando as chances de cura. Os laudos dos exames serão encaminhados para à Secretaria de Saúde. As pacientes devem procurar o serviço do Caism (Centro de Atenção Integral de Saúde da Mulher) para ter acesso à estes laudos. O endereço é Rua José Pereira de Lira, 255, no Residencial Jardim Green Park e os telefones para informações são (19) 3897-2782 e 3865-2296.

Caso sejam detectadas alterações no exame ou suspeita de câncer, a paciente será encaminhada a um serviço de referência do SUS (Sistema Único de Saúde) para fazer exames complementares, acompanhamento ou tratamento, conforme as particularidades de cada caso.

Em Hortolândia, o Caism é a unidade de referência para acompanhamento e encaminhamentos destas pacientes. Uma das atribuições do serviço é a realização da mamografia, com oferta de 600 exames/mês, cuja espera para realização é de cerca de 15 dias. A carreta da mamografia ajudo a zerar a fila de espera pelo exame.

Uma das pessoas atendidas nesta semana foi a confeiteira Elizangela de Oliveira Amaral, de 36 anos, moradora do Jd. Amanda. “Eu já tinha o pedido para o exame. O atendimento na carreta foi bastante tranquilo, muito bem organizado. O exame é bem rápido. A gente senti um pequeno desconforto, mas acaba logo”, disse Elisangela.

A dona de casa Olívia Anorina dos Santos Teixeira, de 57 anos, também teve a oportunidade de realizar a mamografia na carreta. “Deus abençoe a todos por nos trazer esta oportunidade”, agradeceu.

Testes rápidos

Além da mamografia, as mulheres atendidas na carreta puderam realizar testes rápidos de Hepatites, Sífilis e HIV, vírus causador da Aids. Os testes foram oferecidos pela equipe do CEI (Centro Especializado em Infectologia), serviço da Prefeitura de Hortolândia. “A realização de mais de 400 testes colabora para o diagnóstico precoce de infecções sexualmente transmissíveis, o que acelera o tratamento e as chances de recuperação”, destacou o coordenadora do CEI, Sandra Duarte.

Continue Lendo

Noticias

Emprega Hortolândia11 horas atras

Paulínia abre concurso público para 124 vagas com salário de até R$ 13 mil

Nesta ultima quarta-feira (22), a Prefeitura de Paulínia, divulgou por meio da Secretaria de Recursos Humanos, dois editais para Concurso...

Nossa Cidade11 horas atras

Hortolândia não aparece em ranking de cidades do país que melhor aplica os tributos arrecadados em melhorias para a população

Site aponta Jundiaí em primeiro lugar, Piracicaba em segundo como cidades que do Brasil que melhor aplica os recursos arrecadados...

Nossa Cidade12 horas atras

Mais de 400 atendimentos passaram pela Carreta da mamografia em Hortolândia

Mulheres que já tinham pedido de exame foram atendidas pelo serviço viabilizado pelo programa “Cuidando Delas”  A ação foi possível...

Nossa Cidade12 horas atras

220 motociclistas são orientados na “Operação Cavalo de Aço”

Ação da Prefeitura, em parceria com Rodovias do Tietê e Polícia Militar Rodoviária, aconteceu na Avenida da Emancipação, na tarde...

Nossa Cidade12 horas atras

Hortolândia cria Projeto para oferecer prática esportiva para pessoas debilitadas após a COVID-19

Apresentação do projeto será na segunda-feira (27/09), às 9h, no Centro Poliesportivo Nelson Cancian A Prefeitura de Hortolândia continua o...

Nossa Cidade12 horas atras

Prefeitura leva aula aberta de karatê para espaços públicos de Hortolândia

Objetivo é incentivar a prática do esporte para a população Para levar esporte gratuito à toda população de Hortolândia, a...

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares