A manhã de ontem (18) marcou o início do plantio de mudas de árvores na Área de Preservação Permanente (APP) do Parque Terras de Santa Maria, onde será implantado o “Pomar da Mata Atlântica”.
A ação integra um amplo projeto de recuperação florestal liderado pela Fundação SOS Mata Atlântica em parceria com a Prefeitura de Hortolândia e prevê o plantio de 15.500 mudas de árvores frutíferas e nativas da flora brasileira.
Plantio e Educação Ambiental
No primeiro dia, cerca de 4 mil mudas foram plantadas, com espécies como Jatobá, Pitanga, Cedro Rosa, Ipê Roxo e muitas outras. Simultaneamente, equipes da ONG realizaram ações de educação ambiental no bairro, abordando moradores, distribuindo 500 panfletos informativos e explicando os benefícios da iniciativa.
Para Rosa Maria Oliveira, moradora da região, a ação é positiva: “Tudo o que é verde é para o bem. Vamos apoiar se for para melhorar.”
Histórico e Impacto Ambiental
A área de 9,1 hectares enfrentou sucessivos episódios de degradação, incluindo incêndios, descarte irregular de entulho e presença de espécies invasoras, como o capim braquiária e as leucenas. Antes do início do projeto, ações como instalação de aceiros, controle de espécies invasoras e preparo do solo foram realizadas para viabilizar o reflorestamento.
O objetivo do projeto é transformar a APP em um espaço sustentável, adaptado às mudanças climáticas e promotor de equilíbrio ambiental para a região.
Parceria e Financiamento do Pomar da Mata Atlântica
O projeto é viabilizado por um Acordo de Cooperação assinado em novembro entre a Prefeitura de Hortolândia e a SOS Mata Atlântica, com duração de 36 meses. O financiamento é garantido por doações da Microsoft e da Society for Ecological Restoration (SER), sendo repassado exclusivamente à execução do projeto.
Rafael Bitante, gerente de restauração florestal da SOS Mata Atlântica, destaca: “Este projeto visa estimular uma cidade mais sustentável e transformar a relação das comunidades com suas áreas verdes por meio da educação ambiental.”
A secretária de Meio Ambiente de Hortolândia, Eliane Oliveira do Nascimento, reforça: “A parceria demonstra o comprometimento do município com o equilíbrio ambiental por meio do reflorestamento e preservação das áreas verdes.”
O projeto segue em andamento, consolidando Hortolândia como referência em ações de preservação ambiental e sustentabilidade.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98