Quase mil mudas de árvores e plantas ornamentais foram doadas à população entre janeiro e agosto deste ano, conforme balanço divulgado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Hortolândia. As doações, realizadas pelo Viveiro Municipal “Antônio da Costa Santos”, fazem parte de um esforço contínuo para incentivar o plantio e a preservação ambiental na cidade.
Das 974 mudas distribuídas, 455 foram de árvores nativas, 402 de espécies frutíferas e 48 de plantas ornamentais. Os meses de maior procura foram janeiro, com 176 mudas doadas, seguido por agosto, abril e junho. A interrupção entre 26 de fevereiro e 27 de março, período em que o viveiro esteve fechado para reforma, impactou o volume total de doações.
As espécies nativas brasileiras, como ipês amarelos e brancos, quaresmeiras e oitis, lideram a lista das mais requisitadas pelos moradores, seguidas pelas frutíferas, como pitangueiras, ameixeiras, amoreiras e limoeiros. Essas espécies contribuem para a biodiversidade local e incentivam o cultivo de frutas em casa, promovendo benefícios ambientais e alimentares.
Como receber suas mudas de árvores ou plantas ornamentais
A cada dois meses, os moradores podem retirar uma muda gratuita e até 40 quilos de adubo orgânico. Para isso, é necessário apresentar comprovante de endereço, documento com foto e um recipiente para transporte do adubo. O Viveiro Municipal, localizado na Rua Stefano Dilo, 350, está aberto para visitas e doações às quartas, quintas e sextas-feiras, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98