Connect with us

Nossa Cidade

PIC da Prefeitura faz crescer geração de empregos em Hortolândia, aponta CAGED

Publicado

em

Hortolândia continua a dar sinais da retomada do desenvolvimento econômico. Um exemplo disso é o crescimento na geração de emprego. De acordo com dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), órgão do Ministério da Economia, o município registrou, de janeiro a outubro deste ano, saldo positivo de 1.052 postos de trabalho, número seis vezes maior que no mesmo período do ano passado, quando a cidade contabilizou saldo positivo de 159 postos de emprego. Os três setores que mais têm contratado são serviços, indústria e comércio.

O aumento do índice de empregabilidade na cidade é reflexo das políticas públicas em realização pelo prefeito Angelo Perugini para Hortolândia retomar o desenvolvimento econômico, com geração de emprego e renda. Para isso, o prefeito trabalha para atrair novas empresas para a cidade, por meio do programa de incentivo fiscal Proemph, investe na qualificação profissional dos trabalhadores com a oferta de cursos gratuitos que preparam para o mercado de trabalho, oferece apoio aos micro e pequenos empreendedores e investe em obras de infraestrutura por meio do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento). 

“O PIC é uma importante alavanca para o crescimento econômico da cidade, com mais emprego e renda. Por meio desse programa, estamos realizando investimentos em infraestrutura em todas as regiões da cidade, que geram oportunidades de trabalho, atraem novos empreendedores e movimentam a economia da nossa cidade. Com as obras do PIC, estamos preparando Hortolândia para receber ainda mais investimentos, que refletirão na melhoria da qualidade de todos os moradores”, afirma o prefeito Angelo Perugini.

O PIC realiza investimentos para promover o desenvolvimento urbano, ambiental, social, humano e econômico para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As ações do PIC são realizadas por meio de parcerias da Prefeitura com a iniciativa privada, governos estadual e federal. O principal parceiro da Administração é o banco internacional CAF, instituição financeira que concedeu crédito de R$ 160 milhões para a Prefeitura investir em obras de infraestrutura (novas pontes, avenida, parque ambientais, etc).

ENTRE AS 100 MELHORES

O novo cenário econômico que se desenha em Hortolândia também é  confirmado pelos dados de 2018 divulgados pela  RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), órgão do Ministério da Economia. De acordo com a RAIS, o número de indústrias existentes na cidade cresceu 4,93% em 2018. Em 2017, existiam 365 indústrias na cidade. No ano passado, esse número cresceu para 383 estabelecimentos industriais. Entre as empresas que se instalaram na cidade neste período estão a Mopar, a fabricante de embalagens Embalixo e Odata, da área de tecnologia.  A cidade também apresentou crescimento no setor de serviços. Na RAIS 2018, o município registrou 1.031 empresas de serviços, crescimento de 3,41% em relação a 2017, quando a cidade tinha 997 empresas do setor.

As ações da Prefeitura para retomar o crescimento econômico já apresentam resultados com repercussão em importantes órgãos de imprensa do país. A cidade está no ranking anual “Melhores cidades para fazer negócios – Edição 2019”, elaborado pela empresa Urban Systems para a Revista Exame, publicado em outubro deste ano. No ranking que lista as 100 melhores cidades do país para se investir, Hortolândia ficou na 59ª posição. No ranking de 2018, a cidade ficou na 90ª posição.

Sabores de Hortolândia fortalece setor gastronômico

No setor de serviços, a Prefeitura atua para fortalecer o segmento gastronômico da cidade por meio do roteiro “Sabores de Hortolândia”, que neste ano teve a 2ª edição, com participação de 110 estabelecimentos inscritos.

Neste ano, o roteiro escolheu os melhores estabelecimentos da cidade em seis categorias (restaurantes; culinária oriental; bares e choperias; pizzarias; lanchonetes e hamburguerias; padarias, cafés e confeitarias) por meio da votação dos consumidores. Nesta 2ª edição foram computados 33.117 votos.

De acordo com a estimativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, neste ano o roteiro movimentou R$ 4.400.000,00 nos 110 estabelecimentos inscritos no roteiro durante o período de votação, que foi entre os dias 15/10 a 15/11, 70% a mais que na primeira edição. Ainda pela estimativa, foram servidas 124 mil refeições.

APL PÃO DE QUEIJO

Para também fortalecer o setor de alimentação da cidade, a Prefeitura em parceria com empresários criou neste ano o APL (Arranjo Produtivo Local) do pão de queijo. Participam do APL as empresas Alimentos Bertin, Cynborn, Dona Anália, Freski Massas, Pão de Queijo Fiel, Massa Boa, Massas Chef, NatuMinas, Pancremo, Pozelli e Sabor Paulista.

A Prefeitura apresentou o APL no evento Inova Campinas Trade Show, em outubro deste ano. Uma das ações definidas nas reuniões do APL é a criação de um selo de qualidade para as empresas participantes. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, as empresas participantes do APL empregam, juntas, cerca de 250 pessoas e produzem, por mês, 1.000 toneladas de pão de queijo.

PAT trabalha firme na captação de vagas de emprego

Para garantir mais emprego aos moradores, a Prefeitura também realiza um trabalho forte na captação de vagas de trabalho por meio do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador). De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, o órgão captou entre setembro a novembro deste ano 1.100 vagas de empregos.

Além de intermediar as vagas de emprego, o PAT prepara os trabalhadores da cidade para concorrer aos postos de trabalho por meio de várias atividades, como a oficina que ensina como elaborar currículo.

O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) é fruto de uma parceria da Prefeitura com a SERT (Secretaria Estadual do Emprego e Relações de Trabalho), o órgão cadastra desempregados, faz captação de vagas junto a empresas, encaminha candidatos para o processo de seleção, realiza emissão de carteira de trabalho e requerimento de seguro-desemprego.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

A mais nova jogadora profissional de Valorant no país é de Hortolândia

Publicado

em

A hortolandense Natália Vilela do bairro Vila São Pedro, de apenas 17 anos, é conhecida no mundo dos games como DAIKI. E se transformou na mais nova jogadora profissional de Valorant do Brasil, além disso, tem potencial para se tornar atleta revelação e melhor atleta feminina de 2021. Tudo porque concorre em duas categorias no Prêmio eSports Brasil.

E no ano passado, já havia sido escalada no time Gamelanders, para competir, primeiramente, no Valorant Masters Brazil e, logo após, para outro torneio na Islândia. Ou seja, este é apenas o início de uma grande trajetória e, em breve, irá participar de competições maiores na Europa.

Antes de entrar no Valorant, DAIKI teve experiências em Point Blank, CrossFire e CS:GO.

Quer votar na atleta hortolandense, para que ela vença as duas categorias que concorre? Acesse https://peb.gg/

O Que é Valorant?

Valorant é um jogo em primeira pessoa, desenvolvida pela mesma empresa que trouxe League of Legends (LoL), chamada Riot Games. Já são mais de 14 milhões de jogadores pelo mundo e conta com a versão para PC e para mobile.

O game mescla CS:GO e Overwatch e é uma disputa 5 contra 5, dentro de um mapa com diversas possibilidades táticas.

O objetivo do time que estiver em ataque é ativar e explodir a bomba (ou eliminar os jogadores adversários). O time de defesa deverá defender o território. Após a rodada 12, os times invertem de lado. A equipe que fizer 13 pontos primeiro, vence.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Biblioteca Municipal de Hortolândia faz cadastro online de usuários

Publicado

em

Se você gosta de ler, veja só o incentivo que a Prefeitura de Hortolândia oferece a quem quer se associar à Biblioteca Municipal “Terezinha França de Mendonça Duarte”, da Secretaria de Cultura. A partir de agora, é possível se cadastrar sem sair de casa.

Para fazer o COB (Cadastro Online Biblioteca), basta ter uma conta no Gmail, entrar nela e acessar o formulário da Biblioteca e, neste ambiente remoto, postar os documentos necessários à inscrição.

O link do drive é o seguinte: https://docs.google.com/forms/d/1zBpE75KwKuDAwQ8dKSyOjquZEd8dg8ww8GMRF0EuMWE/viewform?edit_requested=true. Os documentos são: foto (selfie), carteira de identidade (RG) e comprovante de endereço. Os arquivos podem estar tanto no formato de foto (jpeg), quanto de documento (PDF).

“O cidadão enviará seus dados e documentos em formato digital, como indicado no formulário que será disponibilizado através de link e QR Code. Depois, é preciso entrar em contato com a biblioteca através dos canais de atendimento (telefone ou WhatsApp), para que a equipe valide as informações e a documentação do solicitante. O cadastro será finalizado e validado somente com a presença do solicitante na biblioteca”, explica a bibliotecária responsável pelo projeto COB, Andreia Santos.

Depois da validação, será agendado horário para que o cadastro seja finalizado presencialmente. O horário sugerido pelo solicitante pode ser aceito, de acordo com a disponibilidade da equipe. O BiblioZap, o whatsapp da Biblioteca, é (19) 98970-7332.
A Biblioteca Municipal fica na Rua Luiz de Camilo Camargo, 581, no piso inferior do Open Shopping, no Centro de Hortolândia. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h. Para serviços como empréstimos, renovações presenciais, cadastro de usuários, o horário vai até 16h50. Outras informações podem obtidas pelos seguintes canais, telefone: (19) 3887 1684 e e-mail: [email protected].

Segundo a equipe da Biblioteca Municipal, entre as vantagens do COB estão: agendar horário agiliza o atendimento e evita a formação de filas, elimina o custo de cópias impressas e flexibiliza o atendimento da biblioteca, além disso, contribui para a sustentabilidade social, com a redução do uso de papéis.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura de Hortolândia realiza vacinação exclusivamente de 2ª dose contra a COVID-19, neste sábado (23/10)

Publicado

em

A imunização será feita nas UBS Amanda II e Rosolém e no Centro de Lutas Eliel Gomes

Você ainda não recebeu a 2ª dose contra a COVID-19? Então, se liga! Neste sábado (23/10), a Prefeitura de Hortolândia realiza vacinação exclusivamente de 2ª dose para pessoas cuja data está agendada para este sábado e para pessoas que estão atrasadas com a 2ª dose.

A vacinação acontecerá nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) Amanda II e Rosolém e no Centro de Lutas Eliel Gomes (para pacientes cuja unidade de referência é a Dom Bruno), localizado na rua Brigadeiro Faria Lima, 400, Vila Real. O horário da vacinação será das 8h às 15h30.

A Secretaria de Saúde reforça a solicitação às pessoas para que completem a imunização com a 2ª dose. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, cerca de 18.000 pessoas estão faltantes com a 2ª dose na cidade. A Secretaria de Saúde salienta ainda que é importante completar a imunização para que o município atinja mais rapidamente 100% da população protegida contra a COVID-19 e, assim, agilizar o processo de retomada das atividades presenciais no município.     

Para receber a 2ª dose é necessário levar documento com foto, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o comprovante da 1ª dose. Já os adolescentes com comorbidades ou não devem ir acompanhados de pai, mãe ou responsável. O adolescente também pode receber a 2ª dose desacompanhado. Para isso, ele deve levar o termo de autorização assinado por pai, mãe ou responsável. O termo está disponível nas UBS ou pode ser baixado no site da Prefeitura, no link para o agendamento.

Hortolândia inicia vacinação da 1ª dose contra a COVID-19 por livre demanda, nesta segunda-feira (25/10)

A imunização é realizada de segunda à sexta-feira, das 8h às 15h30

A fim de agilizar ainda mais a imunização contra a COVID-19 na cidade, a Prefeitura de Hortolândia inicia a vacinação da 1ª dose por livre demanda, sem a necessidade de fazer agendamento, nesta segunda-feira (25/10). A vacinação é realizada em diferentes UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município, em cada dia da semana (confira o cronograma abaixo), sempre das 8h às 15h30.

De acordo com a Secretaria de Saúde, para ser imunizado é necessário apresentar Carteira de Identidade ou algum documento com foto, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e comprovante de endereço deste ano. Adolescentes de 12 a 17 anos também podem receber a 1ª dose, desde que acompanhados de pai, mãe ou responsável. Os menores também podem receber a vacina desacompanhados. Para isso, eles devem levar o termo de autorização assinado por pai, mãe ou responsável. O termo está disponível nas UBSs ou pode ser baixado no site da Prefeitura, no link para o agendamento (CLIQUE AQUI).

Confira abaixo o cronograma para a vacinação contra a COVID-19 por livre demanda:

Segunda-feira: UBS Figueiras, UBS Novo Ângulo, UBS Orestes Ôngaro, e Centro de Lutas Eliel Gomes (para pacientes cuja unidade de referência é a Dom Bruno)

Terça-feira: UBS Amanda I, UBS Nova Europa, UBS Parque do Horto e UBS Rosolém

Quarta-feira: UBS Campos Verdes, UBS São Jorge e UBS Santiago

Quinta-feira: UBS Santa Esmeralda e UBS Taquara Branca Sexta- feira: UBS Adelaide, UBS Amanda II, UBS Santa Clara e UBS São Bento

Continue Lendo

Populares