Nossa Cidade

Hortolândia já supera mais de 110 casos confirmados de Dengue em 2022

Prefeitura prossegue nesta semana com ações de busca ativa e nebulização para eliminar mosquito Aedes aegypti 

Você trabalha em escritório ou prédio com salas comerciais? A Prefeitura de Hortolândia orienta as pessoas que atuam nesses tipos de locais para que também redobrem os cuidados e façam sua parte no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika. 

Anuncio


A UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, salienta que nesses ambientes de trabalho as pessoas também devem estar atentas para evitar deixar em áreas externas de uso comum objetos ou recipientes que possam acumular água parada, que é a condição propícia para a fêmea do mosquito depositar ovos que irão gerar mais mosquitos. 

“Dentro dos escritórios, orientamos para que as pessoas fiquem atentas com ralos de pias de banheiros e geladeiras de uso comum. As geladeiras tem a bandeja, que é o recipiente que fica embaixo do eletrodoméstico para armazenar a água proveniente do sistema de degelo. Já em áreas externas de uso comum, em especial estacionamentos, é importante que as pessoas também verifiquem se há algum local onde possa acumular água parada”, ressalta o veterinário do órgão, Evandro Alves Cardoso.

BUSCA ATIVA E NEBULIZAÇÃO

A Prefeitura de Hortolândia continua com as ações de busca ativa e de nebulização em diferentes regiões da cidade. Nesta semana, a UVZ, realiza busca ativa nas regiões do Parque Gabriel e São Miguel. Já outra equipe realiza a nebulização no Jardim Adelaide. De acordo com o órgão, as ações são feitas em regiões onde foram notificados casos positivos de Dengue. 

Na ação de busca ativa, os agentes visitam as casas para fazer a busca e a eliminação de possíveis criadouros do mosquito. O objetivo é eliminar o inseto ainda na fase de larva. Caso sejam encontradas larvas, algumas delas são recolhidas para identificação em laboratório. De acordo com o órgão, 80% dos focos de criadouros do mosquito estão nas casas das pessoas.

Na nebulização, os agentes entram nas casas para espalhar no ar um tipo de inseticida para eliminar os mosquitos adultos. Eles utilizam nebulizadores costais motorizados para espalhar o inseticida em forma de vapor.

O veterinário Evandro Alves Cardoso ressalta que muitos moradores tem se recusado a deixar os agentes entrarem em suas casas para realizar as ações. “Se os agentes não entrarem, fica difícil para a Prefeitura fazer o combate adequado ao Aedes aegypti. O município tem registrado grande quantidade de notificações de Dengue. Estamos ainda em período de transmissão da doença. Historicamente, esse período vai até maio. Por isso, precisamos contar com a ajuda e a compreensão da população para evitar a proliferação do mosquito. Por isso, é importante que as pessoas deixem os agentes entrarem para realizarem a busca ativa e a nebulização”, reforça Cardoso.

Os agentes estão identificados com crachá e uniforme. A Prefeitura ainda orienta a população a ficar atenta contra golpes. Nas visitas, os agentes não solicitam nenhum dado bancário ou informação pessoal dos moradores. Em caso de dúvidas, para saber em quais regiões da cidade será realizada as ações, a população pode ligar na UVZ nos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, o município registra neste ano 543 casos notificados de Dengue, dos quais 115 positivos. Já de Chikungunya, são três casos notificados, sendo dois negativos e um aguarda resultado do exame. Neste ano, o município ainda não registra nenhuma notificação de Zika.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo