Nossa Cidade

Perugini solicita aumento do efetivo da PM em Hortolândia

O Deputado Estadual Angelo Perugini (PDT) solicitou nesta segunda-feira, 11 de julho, o aumento do efetivo da Polícia Militar para a cidade de Hortolândia. O pedido foi oficiado em reunião com o Secretário de Estado da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, na sede da Secretaria, em São Paulo. O Estado se comprometeu a atender o pedido até o final do ano, quando sairão resultados de novos concursos que estão em andamento ou sendo finalizados.

Anuncio


A solicitação foi feita com base na crescente sensação de insegurança que a cidade vive, especialmente após o aumento de alguns itens relativos à Segurança Pública, como aumento no número de casos de furtos e roubos, segundo dados divulgados pelo próprio governo estadual.

Em 2015, a cidade bateu seu recorde no número de furtos registrados. Foram 1.616 no total. Esse número chegou a ser pouco a mais de 1 mil, em 2008. Nos últimos três anos, os dados de roubos também foram elevados (1.520, 1.647 e 1.409, de 2013 a 2015), só ficando atrás do ano de 2003 (1.650 casos registrados).

“Tenho sido procurado pelos munícipes que estão bastante tensos em relação à Segurança em Hortolândia. Há relatos de pessoas que não saem mais de casa quando anoitece. Levei essa preocupação ao secretário que se mostrou sensível ao problema e se comprometeu a aumentar o efetivo”, explica Perugini.

Hortolândia já esteve entre as cidades mais violentas do Brasil entre 2004 e 2005. Com diversas ações – que vão desde a melhoria da Educação à maior presença da PM e Guarda Municipal nos bairros – o município deixou de figurar essa lista. Recentemente, Hortolândia viu alguns dos itens que medem a Segurança Pública aumentarem novamente e é essa a preocupação do deputado.

“Não podemos retroceder. Há a necessidade de um trabalho mais completo, tirando os jovens das ruas, com o estado os acolhendo, mas avalio que necessitamos de presença mais ostensiva das forças policiais. A sensação tem que diminuir junto com os dados”, avalia o Deputado.

O governo federal, através do Ministério da Justiça, também tem um levantamento onde aponta que o índice de homicídios em Hortolândia supera a média estadual e está mais suscetível a acontecer entre os mais jovens.

“É por isso a minha defesa intransigente de que todas as crianças e jovens em idade estudantil têm que ter escola em tempo e formação integral. Estamos perdendo a batalha para as ruas e para a criminalidade e Hortolândia é um exemplo disso. Não aceito esse retrocesso”, enfatiza Perugini.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo