Pouco mais de 200 pessoas incluindo crianças, jovens e terceira idade se concentraram, na manhã do último sábado (01/06), na Escola Estadual Jonatas Davi Visel dos Santos no Residencial São Sebastião, em Hortolândia, para participar do passeio ciclístico e das ações sociais promovidas promovidas pelo MOVIMENTO VIDAS NAS ESCOLAS.

O evento contou também com a presença de cerca de 30 voluntários, além de professores, empresários e alunos que se empenharam na organização.

O passeio ciclistico durou cerca de 1 hora e percorreu as principais ruas do bairro. Durante o percurso um carro de som animou a galera, ciclistas profissionais auxiliaram na organização, além da presença da guarda municipal e da equipe de agentes da secretaria da mobilidade da Prefeitura Municipal de Hortolândia.

Após o término do passeio e evento prosseguiu até as 13h com distribuição de pipoca, guloseimas, atividades esportivas (Futebol) , recreativas (Brincadeiras antigas), pintura facial, balão pula-pula, serviços de saúde, adoção de cachorros, dentre outros.

De acordo com um dos coordenadores do evento, o voluntário Silas Souza, a ideia do evento é fazer com que as famílias participam da viad da escola, o passeio foi também uma forma de incentivar a prática esportiva.”Nosso objetivo é incentivar a prática do voluntariado e da responsabilidade social dentro das escolas, queremos sobretudo mostrar aos estudantes que a escola deve ser um espaço de fraternidade e respeito; neste evento trouxemos a proposta do passeio ciclístico, foi um grande sucesso, a comunidade participou, queremos fazer com que os estudantes possam olhar o mundo com uma nova perspectiva e em alcançar acima de tudo os seus objetivos”. Explica.

O evento mobilizou todo o corpo docente. A Professora There Sabino que também é ciclísta descreveu a alegria em participar e ajudar a promover o evento. “Quando a sua ajuda aos semelhantes é fruto de motivação e preocupação sinceras, isso lhe traz sorte, amigos, alegrias e sucesso. Ao sermos bons para os outros, somos, ainda melhores para nós. Entretanto o motivo pelo qual se está disposto a ajudar o próximo nas devidas ocasiões é a alta apreciação que se tem de si mesmo. Quero agradecer o MOVIMENTO VIDAS NAS ESCOLAS, me falta palavras quando estou com vocês. Eu sei que o meu trabalho é um grão de areia, mas sem ele a terra seria menor. GRATIDÃO”. Relata emocionada a educadora.

Outra que registrou o sucesso do evento foi a Diretora da Escola Renata Almeida. “A ação Social e o Passeio Ciclístico que ocorreram no dia 1 de junho, foi muito importante para a nossa comunidade escolar. Só temos a agradecer a parceria com a equipe do Movimento Vida nas escolas e a professora There Sabino que foi a idealizadora do passeio. Essa parceria , juntamente comas ações diferenciadas, o apoio dos docentes e demais gestores, está tornando a escola um espaço agradável onde os adolescentes se sentem pertencentes desse ambiente escolar, zelando pelo mesmo e sendo protagonistas das ações. Como está, outras ações já ocorreram e já estamos planejando outros eventos, sempre motivando o protagonismo juvenil.” Explica a diretora da escola Renata Almeida.

Em nome dos apoiadores o empresário do ramo de som e eventos Rafael Vieira, destacou a importância dos comerciantes apoiarem as ações de voluntariado. “Foi um prazer enorme em participar do movimento Vida nas escolas, com pequenas atitudes estamos mudando a vida de muitos adolescentes e levando até eles a esperança, nos podemos ir além do que imaginamos e sonhamos, quando tiramos um tempo de nossas vidas para ajudar o próximo, de qualquer forma estamos fazendo o bem a nos mesmo”. Explica.

A comunidade do ciclismo na cidade esteve representada pelo cicloativista Walther Barros, do grupo de ciclismo Amigos da Bike de Hortolândia que também participou como voluntário e elogiou a organização do evento. “Foi um privilégio muito grande representar o nosso grupo de pedal durante o evento, nossa intenção é fazer com que a nossa cidade venha se destacar na prática do ciclismo; chegar aqui no bairro e se deparar com toda essa galera animada é a prova maior de que temos que nos preparar para o futuro, incentivá-los e exigir do poder público forneça a infraestrutura necessária para que todos eles possam pedalar em segurança pelas vias da cidade”. Finaliza.

O Movimento Vida nas Escolas desenvolve o seu plano piloto na E.E do Jardim São Sebastião, a proposta segundo os coordenadores é aumentar as parcerias e atuar em outras escolas. O Movimento promove através de seus voluntarios atividades como: reformas, pinturas, atividades recreativas, esportivas e lúdicas, além de dezenas de outras ações sociais dentro da escola.

Para conhecer melhor o MOVIMENTO VIDAS NAS ESCOLA acesse a fanpage https://m.facebook.com/movimentovidanaescola/, caso tenha interesse em ser voluntário envie um email [email protected] ou entre em contato via whatssap (19) 9 8886-0211.