Connect with us

Nossa Cidade

Parque socioambiental Irmã Dorothy Stang recebe sistema de iluminação de LED

Publicado

em

Uma das principais áreas de lazer de Hortolândia terá sistema moderno de iluminação

Você sabia que Hortolândia tem um espaço modelo em sustentabilidade? É o parque socioambiental Irmã Dorothy Stang, localizado na rua Manoel Antônio da Silva, Jardim Nossa Senhora de Fátima. A Prefeitura tem implementado melhorias para adequar ainda mais a estrutura do parque de acordo com parâmetros ambientais. Com essas melhorias, a Prefeitura cumpre mais uma diretriz do programa estadual “Município VerdeAzul”, do qual Hortolândia participa. A principal melhoria no parque é a implantação do sistema de iluminação de LED, iniciada no mês passado.

O parque é um dos locais que integram o projeto de modernização do sistema de iluminação pública que está em andamento na cidade. De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, serão instalados no total, 88 postes com luminárias ornamentais, que contribuem para o embelezamento e a iluminação de todo o espaço do parque. Dos 88 postes, 52 têm quatro metros de altura e 36 têm 12 metros. Ainda segundo a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, o trabalho deve ser finalizado no próximo mês.

O projeto de modernização do sistema de iluminação pública na cidade é realizado pela Prefeitura por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada), que resultou na contratação de um consórcio em 2020 para realizar a troca das antigas lâmpadas de vapor de sódio por modernas luminárias de LED. A troca proporciona maior economia ao município e segurança para a população. Com a modernização do sistema de iluminação pública, Hortolândia caminha para se consolidar como uma cidade inteligente e sustentável.

“O Dorothy é mais um parque socioambiental do município que está recebendo iluminação de LED. Isso demostra o compromisso da Prefeitura em proporcionar mais segurança, sustentabilidade e qualidade de vida para a população”, destaca a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento Oliveira.

OUTROS ITENS

Além disso, a Prefeitura inicia a implantação de outros itens no parque Dorothy Stang, conforme preconizado pelo programa estadual “Município VerdeAzul”. Um dos itens é a criação de uma biblioteca no parque. De acordo com a engenheira agrônoma da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alynne Danielle Sant’Anna, a biblioteca reunirá acervo de obras sobre temas relacionados a meio ambiente e sustentabilidade.

Outra ação em andamento no parque é a utilização de composteiras. De acordo com o Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, as composteiras são utilizadas para a produção de chorume com fertizante natural para adubar a horta orgânica existente no parque.

O parque já conta com outros itens preconizados pelo programa estadual. Um deles é ser arborizado. O parque conta com cerca de 1.000 árvores, de espécies variadas tais como pau-brasil, pau mulato, mogno, ipês amarelo e roxo, espécies exóticas (calabura e santa bárbara) e frutíferas (mangueira e tamarindeiro).

Outro item importante é a presença de uma nascente preservada. A nascente dá origem a um córrego, de cerca de 10 metros, que corre dentro do parque e desagua na lagoa artificial também existente no parque. Outros itens que o parque tem são bancos, mesas e floreiras feitas com materiais recicláveis e restos de madeira recolhidos nos trabalhos de poda e corte de árvores que a Prefeitura realiza na cidade.

A lista de itens do parque inclui ainda a Casa Sustentável, feita com barro, inaugurada em 2019; trilha ecológica de cerca de 240 metros de extensão e com piso intertravado para possibilitar a infiltração de água de chuva; bicicletário; lixeiras; calçada verde com gramíneas para infiltração de água no solo; rampa de acessibilidade e corrimão; e banheiros com bacia acoplada para economia de água. O parque socioambiental Irmã Dorothy Stang tem área de área de 44,380,66 m². Atualmente, em virtude da pandemia do coronavírus, o parque permanece fechado para visitação pública.

MUNICÍPIO VERDEAZUL

A instalação de um espaço público modelo em termos ambientais e de sustentabilidade é uma das ações que a Prefeitura de Hortolândia realiza para cumprir as diretrizes do programa “Município VerdeAzul”. No total, são 10 diretrizes: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

O programa é uma iniciativa do governo estadual com a finalidade de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e a valorização da agenda ambiental nos municípios. O principal objetivo do programa é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo. Ao final de cada ciclo anual, o governo estadual divulga o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”.

O ranking é feito com base nas informações fornecidas pelos municípios, com critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações ambientais executadas. A partir dessa avaliação, o Indicador de Avaliação Ambiental (IAA) é publicado para que o poder público e toda a população possam utilizá-lo como norteador na formulação e no aprimoramento de políticas públicas e demais ações sustentáveis.Em 2020, Hortolândia ganhou, pela segunda vez, a qualificação concedida pelo programa referente às ações ambientais desenvolvidas em 2019 e 2020. A entrega do certificado foi feita no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, para o então prefeito Angelo Perugini. Na ocasião, o município obteve 69,39 pontos, ficando na 123ª posição do ranking, integrando o grupo das 62 cidades qualificadas por alcançarem notas entre 60 e 79,9.

Emprega Hortolândia

Paulínia abre concurso público para 124 vagas com salário de até R$ 13 mil

Publicado

em

Nesta ultima quarta-feira (22), a Prefeitura de Paulínia, divulgou por meio da Secretaria de Recursos Humanos, dois editais para Concurso Público, buscando repor vagas em vacância na Administração Municipal.

Ao todo, estão sendo disponibilizadas 124 vagas para cargos de Nível Fundamental (7 vagas), Médio (11 vagas) e Superior (106 vagas). 5% das oportunidades são destinadas para pessoas com deficiência.

O concurso será realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e terá validade de dois anos. As inscrições foram abertas nesta quinta-feira (23) e terminam no dia 18 de outubro.

Para o prefeito, Du Cazellato, o concurso “é mais um passo importante que a Administração dá para melhorar cada vez mais os serviços prestados à população paulinense”.

As inscrições estarão abertas de quinta-feira, 23, até 18 de outubro e podem ser feitas pelo site:

https://conhecimento.fgv.br/concursos/pmp21

Para conferir mais vagas de emprego clique aqui

Observação: Dependendo do dia que estiver vendo está postagem a vaga poderá não estar mais disponível.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Hortolândia não aparece em ranking de cidades do país que melhor aplica os tributos arrecadados em melhorias para a população

Publicado

em

Site aponta Jundiaí em primeiro lugar, Piracicaba em segundo como cidades que do Brasil que melhor aplica os recursos arrecadados em melhorias para a população. É o que aponta o Índice de Retorno do Tributo Municipal (IRTM), um estudo da empresa Assertif.

Ainda de acordo com com o site Campinas aparece em décimo, Sumaré décimo segundo e Limeira em décimo quarto.

Hortolândia não aparece nem entre as 100 cidades que melhor aplica os tributos arrecadados em melhorias para a população.

Segundo a análise, as cidades reverte de maneira eficiente as taxas e tributos pagos pela população, gerando crescimento em todas as áreas e qualidade de vida dos moradores.

O estudo mediu a capacidade das 100 maiores cidades do país de reverter os tributos arrecadados em serviços para a população. A análise levou em conta o desempenho dos municípios em todas as áreas, como infraestrutura, educação, saúde, segurança, mostrando o quanto essas áreas custam em termos de impostos tomados do PIB (Produto Interno Bruto). As cidades que oferecem os melhores resultados em serviços públicos e com menor custo em tributos receberam as notas mais altas no ranking. Confira o ranking e detalhes do estudo em: www.retornometro.com.br.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Mais de 400 atendimentos passaram pela Carreta da mamografia em Hortolândia

Publicado

em

Mulheres que já tinham pedido de exame foram atendidas pelo serviço viabilizado pelo programa “Cuidando Delas” 

A ação foi possível viabilizada pela deputada estadual Edna Macedo, por meio do Projeto Social de Saúde “Cuidando Delas”, lançado no início deste mês, com apoio da Igreja Universal. O veículo esteve em Hortolândia entre domingo (19/09) e esta quinta-feira (23/09), oferecendo cerca de 80 exames por dia. A Prefeitura de Hortolândia agilizou a oferta de mamografia para 400 mulheres que aguardavam pelo exame na cidade.

O exame de mamografia faz rastreamento do câncer de mama e colabora para o diagnóstico precoce da doença, aumentando as chances de cura. Os laudos dos exames serão encaminhados para à Secretaria de Saúde. As pacientes devem procurar o serviço do Caism (Centro de Atenção Integral de Saúde da Mulher) para ter acesso à estes laudos. O endereço é Rua José Pereira de Lira, 255, no Residencial Jardim Green Park e os telefones para informações são (19) 3897-2782 e 3865-2296.

Caso sejam detectadas alterações no exame ou suspeita de câncer, a paciente será encaminhada a um serviço de referência do SUS (Sistema Único de Saúde) para fazer exames complementares, acompanhamento ou tratamento, conforme as particularidades de cada caso.

Em Hortolândia, o Caism é a unidade de referência para acompanhamento e encaminhamentos destas pacientes. Uma das atribuições do serviço é a realização da mamografia, com oferta de 600 exames/mês, cuja espera para realização é de cerca de 15 dias. A carreta da mamografia ajudo a zerar a fila de espera pelo exame.

Uma das pessoas atendidas nesta semana foi a confeiteira Elizangela de Oliveira Amaral, de 36 anos, moradora do Jd. Amanda. “Eu já tinha o pedido para o exame. O atendimento na carreta foi bastante tranquilo, muito bem organizado. O exame é bem rápido. A gente senti um pequeno desconforto, mas acaba logo”, disse Elisangela.

A dona de casa Olívia Anorina dos Santos Teixeira, de 57 anos, também teve a oportunidade de realizar a mamografia na carreta. “Deus abençoe a todos por nos trazer esta oportunidade”, agradeceu.

Testes rápidos

Além da mamografia, as mulheres atendidas na carreta puderam realizar testes rápidos de Hepatites, Sífilis e HIV, vírus causador da Aids. Os testes foram oferecidos pela equipe do CEI (Centro Especializado em Infectologia), serviço da Prefeitura de Hortolândia. “A realização de mais de 400 testes colabora para o diagnóstico precoce de infecções sexualmente transmissíveis, o que acelera o tratamento e as chances de recuperação”, destacou o coordenadora do CEI, Sandra Duarte.

Continue Lendo

Noticias

Emprega Hortolândia10 horas atras

Paulínia abre concurso público para 124 vagas com salário de até R$ 13 mil

Nesta ultima quarta-feira (22), a Prefeitura de Paulínia, divulgou por meio da Secretaria de Recursos Humanos, dois editais para Concurso...

Nossa Cidade11 horas atras

Hortolândia não aparece em ranking de cidades do país que melhor aplica os tributos arrecadados em melhorias para a população

Site aponta Jundiaí em primeiro lugar, Piracicaba em segundo como cidades que do Brasil que melhor aplica os recursos arrecadados...

Nossa Cidade11 horas atras

Mais de 400 atendimentos passaram pela Carreta da mamografia em Hortolândia

Mulheres que já tinham pedido de exame foram atendidas pelo serviço viabilizado pelo programa “Cuidando Delas”  A ação foi possível...

Nossa Cidade12 horas atras

220 motociclistas são orientados na “Operação Cavalo de Aço”

Ação da Prefeitura, em parceria com Rodovias do Tietê e Polícia Militar Rodoviária, aconteceu na Avenida da Emancipação, na tarde...

Nossa Cidade12 horas atras

Hortolândia cria Projeto para oferecer prática esportiva para pessoas debilitadas após a COVID-19

Apresentação do projeto será na segunda-feira (27/09), às 9h, no Centro Poliesportivo Nelson Cancian A Prefeitura de Hortolândia continua o...

Nossa Cidade12 horas atras

Prefeitura leva aula aberta de karatê para espaços públicos de Hortolândia

Objetivo é incentivar a prática do esporte para a população Para levar esporte gratuito à toda população de Hortolândia, a...

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares