Uma das principais áreas de lazer de Hortolândia terá sistema moderno de iluminação
Você sabia que Hortolândia tem um espaço modelo em sustentabilidade? É o parque socioambiental Irmã Dorothy Stang, localizado na rua Manoel Antônio da Silva, Jardim Nossa Senhora de Fátima. A Prefeitura tem implementado melhorias para adequar ainda mais a estrutura do parque de acordo com parâmetros ambientais. Com essas melhorias, a Prefeitura cumpre mais uma diretriz do programa estadual “Município VerdeAzul”, do qual Hortolândia participa. A principal melhoria no parque é a implantação do sistema de iluminação de LED, iniciada no mês passado.
O parque é um dos locais que integram o projeto de modernização do sistema de iluminação pública que está em andamento na cidade. De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, serão instalados no total, 88 postes com luminárias ornamentais, que contribuem para o embelezamento e a iluminação de todo o espaço do parque. Dos 88 postes, 52 têm quatro metros de altura e 36 têm 12 metros. Ainda segundo a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, o trabalho deve ser finalizado no próximo mês.
O projeto de modernização do sistema de iluminação pública na cidade é realizado pela Prefeitura por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada), que resultou na contratação de um consórcio em 2020 para realizar a troca das antigas lâmpadas de vapor de sódio por modernas luminárias de LED. A troca proporciona maior economia ao município e segurança para a população. Com a modernização do sistema de iluminação pública, Hortolândia caminha para se consolidar como uma cidade inteligente e sustentável.
“O Dorothy é mais um parque socioambiental do município que está recebendo iluminação de LED. Isso demostra o compromisso da Prefeitura em proporcionar mais segurança, sustentabilidade e qualidade de vida para a população”, destaca a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento Oliveira.
OUTROS ITENS
Além disso, a Prefeitura inicia a implantação de outros itens no parque Dorothy Stang, conforme preconizado pelo programa estadual “Município VerdeAzul”. Um dos itens é a criação de uma biblioteca no parque. De acordo com a engenheira agrônoma da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alynne Danielle Sant’Anna, a biblioteca reunirá acervo de obras sobre temas relacionados a meio ambiente e sustentabilidade.
Outra ação em andamento no parque é a utilização de composteiras. De acordo com o Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, as composteiras são utilizadas para a produção de chorume com fertizante natural para adubar a horta orgânica existente no parque.
O parque já conta com outros itens preconizados pelo programa estadual. Um deles é ser arborizado. O parque conta com cerca de 1.000 árvores, de espécies variadas tais como pau-brasil, pau mulato, mogno, ipês amarelo e roxo, espécies exóticas (calabura e santa bárbara) e frutíferas (mangueira e tamarindeiro).
Outro item importante é a presença de uma nascente preservada. A nascente dá origem a um córrego, de cerca de 10 metros, que corre dentro do parque e desagua na lagoa artificial também existente no parque. Outros itens que o parque tem são bancos, mesas e floreiras feitas com materiais recicláveis e restos de madeira recolhidos nos trabalhos de poda e corte de árvores que a Prefeitura realiza na cidade.
A lista de itens do parque inclui ainda a Casa Sustentável, feita com barro, inaugurada em 2019; trilha ecológica de cerca de 240 metros de extensão e com piso intertravado para possibilitar a infiltração de água de chuva; bicicletário; lixeiras; calçada verde com gramíneas para infiltração de água no solo; rampa de acessibilidade e corrimão; e banheiros com bacia acoplada para economia de água. O parque socioambiental Irmã Dorothy Stang tem área de área de 44,380,66 m². Atualmente, em virtude da pandemia do coronavírus, o parque permanece fechado para visitação pública.
MUNICÍPIO VERDEAZUL
A instalação de um espaço público modelo em termos ambientais e de sustentabilidade é uma das ações que a Prefeitura de Hortolândia realiza para cumprir as diretrizes do programa “Município VerdeAzul”. No total, são 10 diretrizes: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.
O programa é uma iniciativa do governo estadual com a finalidade de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e a valorização da agenda ambiental nos municípios. O principal objetivo do programa é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo. Ao final de cada ciclo anual, o governo estadual divulga o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”.
O ranking é feito com base nas informações fornecidas pelos municípios, com critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações ambientais executadas. A partir dessa avaliação, o Indicador de Avaliação Ambiental (IAA) é publicado para que o poder público e toda a população possam utilizá-lo como norteador na formulação e no aprimoramento de políticas públicas e demais ações sustentáveis.Em 2020, Hortolândia ganhou, pela segunda vez, a qualificação concedida pelo programa referente às ações ambientais desenvolvidas em 2019 e 2020. A entrega do certificado foi feita no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, para o então prefeito Angelo Perugini. Na ocasião, o município obteve 69,39 pontos, ficando na 123ª posição do ranking, integrando o grupo das 62 cidades qualificadas por alcançarem notas entre 60 e 79,9.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98