Para ampliar o atendimento a famílias em vulnerabilidade social que moram em Hortolândia, a Prefeitura deslocará a sede do CRAS (Centro de Referência de Atendimento Social) Central para a região do Jardim Santa Clara do Lago. Com isso, além dos 37 bairros já beneficiados, a unidade passará a ser referência para quem mora no Jd. Santa Esmeralda. A ação integra o calendário de aniversário dos 30 anos de emancipação política do município, celebrada nesta quarta-feira (19/05). O futuro CRAS Santa Clara fica na Rua Estados Unidos, 217.

Segundo a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, a mudança será feita para facilitar o acesso da população usuária, visto que o CRAS deve estar, prioritariamente, localizado em áreas de maior vulnerabilidade social. Com a medida, a unidade que agora atende 3.882 famílias inscritas no CadUn (Cadastro Único) do Governo federal passará a atender 4.147 famílias, de acordo com dados de dezembro de 2020. 

A inauguração da nova sede está prevista para ocorrer no dia 26 deste mês. Então, o prédio do CRAS Central, que fica na Rua Zacarias Costa Camargo, 50, no Remanso Campineiro, será desativado. 

O CRAS Santa Clara funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, oferecendo acesso a diversos serviços públicos, benefícios e projetos de assistência social, por meio de atendimento técnico, Cadastro Único, acompanhamento familiar pelo Paif (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) e SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), ofertado pelas OSCs (organizações da sociedade civil) parceiras. 

“Prioritariamente, o CRAS deve estar localizado em áreas de maior vulnerabilidade social. Para além dos 37 bairros já atendidos pelo antigo CRAS Central, o CRAS Santa Clara passará a ser referência para o Jardim Santa Esmeralda, totalizando cerca de 4.147 famílias atendidas pelos nossos serviços socioassistenciais”, informou o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Francisco Raimundo da Silva.

Confira os bairros da área de cobertura do CRAS Santa Clara:

Jardim Campos Verdes

Jardim das Paineiras

Jardim do Bosque

Jardim Everest

Jardim Flamboyant

Jardim Green Park Residence

Jardim Interlagos

Jardim Mirante de Sumaré

Jardim Nova Alvorada

Jardim Novo Cambuí

Jardim Residencial Firenze

Jardim Santa Amélia

Jardim Santa Clara do Lago

Jardim Santa Fé

Jardim Santa Rita de Cássia

Jardim Santana

Jardim São Sebastião

Jardim Vila Verde

Jardim Villagio Ghiraldelli

Jardim das Figueiras I

Jardim das Figueiras II

Jardim Golden Park Residence

Loteamento Adventista Campineiro

Parque dos Pinheiros

Parque Gabriel

Parque Odimar

Parque Olívio Franceschini

Parque Ortolândia

Parque Residencial Maria de Lourdes

Parque Santo André

Parque São Miguel

Remanso Campineiro

Residencial de Mônaco

Residencial do Jatobá

Residencial João Luiz

Residencial Vila Flora

Vila São Francisco

Jardim Santa Esmeralda

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia