Nossa Cidade

Palestras conscientizam sobre guarda responsável de animais domésticos

 

Agora, além de propagar na cidade o descarte correto de materiais recicláveis, a equipe de Educação Ambiental da Prefeitura de Hortolândia enfoca também a importância da proteção e do bem-estar animal, em ações gratuitas, realizadas em escolas públicas do município. A iniciativa visa despertar a consciência dos munícipes para importantes áreas de atuação da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável: preservação ambiental e proteção animal.

Anuncio


Escolas municipais e estaduais interessadas em receber a visita do Núcleo de Educação Ambiental podem ligar para 3887-2193, telefone de contato do grupo responsável pela realização de palestras, apresentações lúdicas, oficinas sustentáveis nas unidades escolares ou visitações monitoradas no Parque Sociambiental Irmã Dorothy Stang, área municipal de lazer e convivência, localizada no Jd. Nossa Senhora de Fátima.

Na rede municipal de Educação, as primeiras unidades a receber a visita da equipe, em março último, foram a Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Jd. Santa Esmeralda e a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Nicolas Thiago dos Santos Lofrani, no Jd. Sumarezinho. Na primeira, caracterizados como defensores do Planeta e com o auxílio de um cachorrinho de pelúcia, os palhaços Natureza, Emília e Farofinha abordaram de maneira lúdica o delicado tema da guarda responsável, dramatizando o abandono de animais domésticos e o risco de propagação de doenças. Na segunda, de “cara limpa”, os agentes ambientais falaram do mesmo assunto, com outra abordagem, a inscritos na EJA (Educação de Jovens e Adultos EJA).

Nas palestras, além de abordarem o tema, o grupo distribui o guia “Guarda Responsável – Projeto Encontre um amigo”, lançado em janeiro deste ano pela Prefeitura. O informativo orienta as pessoas sobre os direitos e deveres do tutor ao adotar um animal. O guia traz, ainda, precauções a serem tomadas com a saúde do animal doméstico, tais como não deixar o bicho de estimação solto na rua; oferecer muito afeto, atenção, disponibilidade; manter sempre o animal na coleira e com identificação referente ao nome do dono e telefone; possuir espaço físico no imóvel proporcional ao porte do animal; e realizar visitas regulares a um veterinário para vacinas anuais.

Para o diretor do DPBEA (Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal), Vanderlei Fernando de Azevedo, a iniciativa é muito importante por ser mais uma ferramenta de informação e sensibilização das pessoas. Interessados em obter o guia, podem ainda ir pessoalmente ao DPBEA, localizado na rua Athanázio Gigo, 60, Chácaras Recreio 2000. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Os telefones para contato são: 3897-3312 ou 3897-5974.

Segundo o coordenador do Núcleo Ambiental, Ricardo Zanoni, a proposta das ações é sensibilizar os participantes sobre a importância dos temas ambientais, tanto o cuidado com animais de estimação, quanto com o descarte correto de recicláveis por meio da coleta seletiva, já implantada na cidade pela Administração Municipal. 

A iniciativa visa também contribuir para a formação dos alunos, fornecendo informações sobre o Programa Agenda Verde. Realizado pela Prefeitura de Hortolândia, o programa visa mobilizar a população a participar de ações para manter a cidade limpa e saudável, por meio de mudanças de hábitos e atitudes, principalmente em relação às questões ambientais.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo