Para sensibilizar as equipes de saúde quanto ao atendimento a pacientes com Câncer, a Prefeitura de Hortolândia promoveu a palestra “Empatia no trabalho em equipe e no acolhimento aos pacientes com câncer”. O evento aconteceu no Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher), órgão da Secretaria de Saúde, nesta terça-feira (20/10). A palestra encerrou a programação do Outubro Rosa, promovida pelo Administração Municipal. A atividade estava programada para o último dia 14, mas foi cancelada em razão de agenda.

Neste ano, em virtude da pandemia do Coronavírus, o Outubro Rosa teve uma programação menor para evitar aglomeração, com distanciamento, conforme estabelecido pelos protocolos sanitários. As atividades foram restritas a pacientes com atendimento já previamente agendado e funcionários da unidade. O uso de máscara foi obrigatório na palestra.

Destinada somente a funcionários da unidade, a palestra abordou temas como relacionamento em equipe e deu orientações sobre cuidados com pacientes. Também foram realizadas dinâmicas com os funcionários. O objetivo foi sensibilizar os funcionários da unidade sobre a importância de atender com um olhar mais atento e cuidadoso durante o período delicado de tratamento que os pacientes vivenciam. A atividade foi ministrada pela psicóloga da rede municipal de Saúde, Sandra Bulhões.

Além das palestras, durante este mês, o Caism realiza exames de mamografia. Serão atendidas por dia 30 pacientes, já previamente agendadas, sendo 15 durante a manhã e 15 no período da tarde. O agendamento de exame de mamografia é realizado a partir de avaliação das equipes das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município.

Artigo anteriorIBGE: obesidade mais do que dobra na população com mais de 20 anos
Próximo artigoRuas do Pq. Orestes Ôngaro ganham reforço na sinalização de solo