A pandemia do Covid-19 alterou a rotina de milhares de pessoas em todo o país. Após a divulgação do decreto da Prefeitura de Hortolândia, sobre a situação de emergência em saúde pública, com medidas para controlar a doença na cidade, algumas atividades no município foram suspensas ou tiveram mudanças temporárias. Os ônibus do transporte urbano municipal também tiveram os horários alterados nas primeiras horas desta terça-feira (17/03). As linhas estão funcionando com os horários utilizados nos sábados, por período indeterminado.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, a cidade possui 32 veículos operando, diariamente, em 19 linhas. Com a alteração, agora, são 23 ônibus disponíveis para as linhas municipais, todos os dias, representando 73% do total de veículos. As linhas 310 e a 310EX, que fazem o transporte de passageiros até o Hospital Municipal Mário Covas e o Centro de Especialidades Médicas, não sofreram alterações no horário. A Secretaria de Mobilidade Urbana explica que a redução na operação acontece pelo menor número de usuários, já que aulas serão suspensas a partir da segunda-feira (23/03) e muitos trabalhadores já estão realizando suas atividades de casa.

MEDIDAS DE SEGURANÇA CONTRA O COVID-19 NO TRANSPORTE PÚBLICO

Para fortalecer a segurança contra a transmissão do Covid-19 no transporte público municipal, a Prefeitura de Hortolândia fixará, em breve, cartazes informativos nos veículos em circulação no município. Os tópicos dos cartazes ensinam como lavar as mãos corretamente e dão dicas para evitar aglomerações, manter ambientes ventilados, como cumprimentar as pessoas, além de cuidados de higiene pessoal.

Além disso, ônibus que possuem ar-condicionado circularão com janelas abertas assim como os demais veículos. Nos últimos dias, o processo de higienização também foi intensificado. Os ônibus recebem reforço na limpeza antes da saída das garagens para o cumprimento do itinerário e na volta à garagem, após a circulação durante todo o dia.

CANAL DE COMUNICAÇÃO COM A POPULAÇÃO

A Prefeitura de Hortolândia lançou um canal de comunicação para que a população tire dúvidas em caso de suspeita de infecção pelo Coronavírus. Há seis números de telefone celular disponíveis para ligação e mensagens de Whatsapp (confira abaixo). Profissionais realizarão atendimento, das 7 às 19 horas, todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos. A medida previne a concentração de pessoas nas unidades de saúde da cidade. Além das orientações por telefone, o canal é importante também para que os profissionais da saúde avaliem as informações e, caso necessário, enviem equipes ao encontro do paciente para avaliação presencial.

Confira abaixo os telefones para informações e dúvidas sobre o Coronavírus: 

(19) 99976-2434

(19) 99929-8987

(19) 97171-5369

(19) 99976-2498

(19) 99976-2276

(19) 99920-3204

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia